Com 16 semanas de gestação, a mulher está no 4º mês. 

Esse é um período em que o crescimento do bebê ocorre de forma acelerada, em que ele começa a desenvolver funções importantes como a sensibilidade ao toque e a percepção auditiva.

Nessa fase, a criança já tem as articulações definidas e possui muito espaço para movimentar-se. É a partir dessa fase que a mãe pode sentir o bebê se movendo.

Neste texto, vamos falar sobre o tamanho do bebê na 16ª semana de gestação, bem como os sintomas que a gestante pode encontrar nesse período. Continue na leitura!

Qual o tamanho do bebê? 

Na 16ª semana de gestação, o bebê tem o tamanho aproximadamente de uma pera. Ele pesa aproximadamente 80g e tem cerca de 12cm de comprimento.

Nessa semana, a criança já está fazendo vários movimentos dentro da barriga. Algumas mães já podem sentir o bebê mexendo-se, mas outras podem demorar um pouco mais para identificar isso.

É nesse momento que as características faciais do bebê estão sendo mais definidas, como as sobrancelhas e os lábios. Além disso, ele já tem seus órgãos formados, e é normalmente a partir da 16ª semana de gestação que passa a ser possível identificar o sexo da criança.

Quais os sintomas com 16 semanas de gestação?

Com 16 semanas de gestação, um dos principais sintomas para a mulher é uma alta sensibilidade nos seios acompanhada por um aumento no volume deles.


Nesse período, também aumentam os inchaços — edemas — nas mãos, pés e tornozelos. A causa é o aumento da circulação de sangue e a pressão exercida pelo útero nas veias pélvicas.

Como o ritmo de crescimento do bebê está acelerado e o tamanho da barriga já está maior, a gestante também pode sentir mais dificuldades para encontrar uma posição confortável para dormir. Para favorecer a circulação do sangue é bom deitar-se de lado, virada para a esquerda.

A sensibilidade da mãe pode estar alta, devido aos hormônios da gravidez. Porém, é uma fase da gestação em que ela costuma sentir-se muito disposta, com menos sonolência e menos incômodos, em comparação ao primeiro trimestre de gravidez.

Além disso, como essa é uma fase de crescimento acelerado do feto, a mulher também pode sentir mais fome.

Dicas e cuidados

A 16ª semana de gestação marca o 4º mês, um ótimo momento para a gestante. Os incômodos do início da gravidez já estão diminuindo, o bebê está crescendo e o corpo da mulher adaptando-se ao metabolismo e aos hormônios.

Porém, para que o bebê continue crescendo de forma saudável, é importante ter alguns cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para você, gestante que está na 16ª semana, caminhando para o 5º mês de gravidez. Vamos lá?

Alimentação equilibrada

Em todos os períodos da gestação é importante para a mulher atentar-se à alimentação. Na 16ª semana de gestação, como é muito comum que haja um aumento no apetite, é essencial buscar uma alimentação adequada para que a gravidez e o bebê continuem saudáveis.

Para isso, a dieta da gestante deve ser variada e equilibrada, com boas fontes de cálcio e ferro (como derivados do leite e carnes magras), além de vitaminas e fibras, que podem ser encontradas nas frutas. 

É importante lembrar que alimentos muito gordurosos, como frituras e bebidas alcoólicas não devem ser consumidos durante a gestação. 

Exercícios leves

Como o peso está aumentando e a circulação de sangue está mais intensa, é possível que a gestante comece a sentir mais dores corporais e inchaços.

De acordo com orientação de um(a) obstetra, fazer alguns exercícios físicos leves, como caminhadas ou natação, pode ajudar a estimular a circulação e evitar inchaços, além de ajudar na preparação para o parto.

Meditação

A gestação é um momento em que a sensibilidade está elevada e pode ser difícil lidar com as emoções e com a ansiedade

Neste momento em que o bebê está crescendo rapidamente, as gestantes também podem sentir dificuldade em respirar.

Praticar meditação pode ser uma ótima opção para desenvolver o controle da respiração, controlar a ansiedade e até mesmo estimular a conexão com o bebê.


Nesse texto, falamos um pouco sobre a 16ª semana de gestação, o tamanho do bebê e os sintomas que a mãe pode ter.

Para saber mais sobre gravidez e as fases da gestação, continue acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *