O tutano de boi é uma parte do osso do animal localizado na região da perna. Ele preenche as cavidades ósseas do boi e é um ingrediente macio, meio gelatinoso, bastante gorduroso e que possui um sabor intenso e suave ao mesmo tempo.
Sendo assim, o tutano de boi pode ser preparado de diversas formas e também é bastante consumido com outros alimentos. Da mesma forma que é utilizado em caldos e sopas, pode acompanhar torradas e farofas e fazer parte de guisados de carnes, em molhos ou no ossobuco.
Ainda assim causa estranheza em algumas pessoas. Mas o consumo do tutano de boi é bastante antigo: muitos consumiam o alimento em caldos de ossos para sobreviver em viagens longas, já que é bastante nutritivo.
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
No Brasil, o consumo de tutano de boi ainda é limitado, mas o famoso “mocotó” se aproxima bastante da iguaria, já que usa a pata do animal. Mas vale a pena experimentar e incluir o tutano de boi na dieta para aproveitar seus nutrientes. Especialmente:
Por isso, a seguir, veja detalhes dos benefícios do tutano de boi para a saúde:
Assim como outros alimentos ricos em colágeno, que dá firmeza à pele, o tutano de boi pode suavizar as rugas e aumentar a elasticidade da região do rosto. Além disso, o colágeno contribui com a atividade antioxidante, o que faz bem para os cabelos, que ficam mais hidratados, com as cutículas seladas e os fios mais fortalecidos.
Leia também: Tratamento de pele: dicas para a saúde e beleza da derme | MS (minutosaudavel.com.br)
Do mesmo modo que citado acima, mais uma vez o colágeno presente no tutano de boi traz benefícios para o corpo! Dessa forma, ele reduz as dores nas articulações. Além disso, o alimento contém glucosamina, que contribui com a diminuição da inflamação articular.
Assim como nas articulações, alguns itens encontrados no tutano de boi diminuem as inflamações no corpo, como a glicina e o ácido linoleico. Do mesmo modo, vale destacar que a inflamação crônica está associada ao surgimento de doenças graves, como é o caso do câncer e das doenças cardíacas.
Em síntese, o aminoácido glicina, encontrado no tutano de boi, pode ajudar a pessoa a relaxar e a dormir melhor.
Do mesmo modo, o tutano de boi contém muitos nutrientes que são importantes para a saúde óssea, incluindo cálcio, magnésio e fósforo. Por isso, o consumo regular pode prevenir osteoporose, uma condição que torna os ossos mais suscetíveis a fraturas.
Raramente o consumo do tutano pode trazer algum risco. No entanto, o ideal é consumir com moderação, já que o tutano de boi é bastante calórico e contém muitas gorduras. Por isso, em excesso, pode contribuir com o ganho de peso como qualquer outro alimento.
Além disso, o tutano de boi é bastante barato, mas pode ser difícil de encontrar. Sendo assim, vale a pena solicitar para algum açougueiro de confiança que separe as canelas traseiras cortadas em canoa. Contudo, escolha sempre um tutano de boa procedência para evitar problemas de saúde como intoxicações.
Enquanto ainda tem quem tenha dúvidas, o tutano de boi pode ser preparado de diferentes formas e ser ingrediente de várias receitas saborosas. Isso porque esse osso pode ser deixado de lado algumas vezes, no entanto, traz muito sabor para as preparações culinárias.
Portanto, a seguir, veja algumas sugestões de receitas com tutano de boi disponibilizadas no blog Receiteria.com:
Receita original do Guia da Cozinha, replicada aqui integralmente:
Por fim, se você gostou deste conteúdo, siga acompanhando o Minuto Saudável. Dessa forma, você fica bem informado (a) sobre saúde, beleza e bem-estar para ter uma melhor qualidade de vida!
Esp. Angela Federau
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.