Todas as peles precisam de cuidados, desde as mais jovens até as mais maduras. Porém, as necessidades mudam, por isso, é preciso escolher uma rotina de skincare com base nelas.

O primeiro passo é procurar um(a) dermatologista, considerando que cada pele é única e nada melhor do que a ajuda profissional para chegar aos resultados desejados.

Porém, para te ajudar, separamos algumas dicas sobre como cuidar da pele madura. Confira e saiba quais os cuidados necessários e opções de produtos para limpeza e hidratação:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Qual a rotina de cuidados com a pele madura?
  2. Qual o melhor creme hidratante para pele madura?
  3. Qual o melhor produto de limpeza para pele madura?

Qual a rotina de cuidados com a pele madura?

Toda rotina básica de cuidados faciais envolve 3 etapas: limpeza, hidratação e proteção. Para quem tem pele madura isso não é diferente, mas requer outros tipos de cuidados.

O que inclui o uso de produtos preventivos às rugas e linhas de expressão, além daqueles que contam com ativos rejuvenescedores e que possam ajudar a prevenir e combater a flacidez.

Claro que, a partir de uma certa idade (em torno dos 40 anos) a produção de fibras de colágeno diminui severamente, o que deixa a pele mais flácida. Além disso, a perda de água pode deixá-la desidratada e favorecer o aparecimento das rugas.

A perda da vivacidade da derme também pode ocorrer, ficando mais opaca e “sem vida”.


Pensando nisso, um exemplo de rotina de cuidados com a pele madura pode envolver os seguintes passos:

  • Limpeza — nessa etapa, pode-se usar uma combinação de sabonete líquido + água micelar. Primeiro, lave o rosto com o sabonete de sua preferência, uma dica é optar por algum que tenha a glicerina na composição, pois ajuda na hidratação e maciez da pele. Depois, aplique a solução micelar para uma limpeza mais profunda;
  • Uso de antioxidantes e/ou anti-idade — aqui, entram os séruns de vitamina C e com ação anti-idade (normalmente, com o ácido hialurônico como principal agente). Essas substâncias ajudam a minimizar a ação dos radicais livres e outros agentes na derme, deixando-a livre de manchas e sinais indesejados;
  • Hidratação — a etapa de hidratação é extremamente importante para as peles maduras, pois tendem a perder mais água, ficando ressecadas e opacas. Então, um bom creme hidratante vai ajudar a deixar a pele viçosa e macia;
  • Proteção solar — nenhuma pele dispensa um bom protetor solar, ele ajuda diretamente a prevenir a ação dos radicais livres na pele e o envelhecimento celular precoce. Assim, deixando a pele com aspecto jovem por mais tempo.
Escolher um bom hidratante é parte essencial de uma rotina de skincare para pele madura.

Qual o melhor creme hidratante para pele madura?

Há inúmeras opções de hidratantes faciais disponíveis no mercado, o que pode complicar a hora da compra. No caso das peles maduras, as melhores alternativas são aqueles cremes que indicam ação anti-idade (ou antissinais).

Além disso, vale prestar atenção à composição do produto, uma vez que aqueles com ativos como o ácido hialurônico, a glicerina e o ácido glicólico têm um maior poder hidratante.

Embora o foco seja a hidratação potente à pele, a fim de nutrir e estimular fatores como a produção de colágeno e a elasticidade, ainda é possível escolher produtos com acabamentos diferentes — ou seja, com aspecto matte ou mais luminoso.

Assim, você pode escolher conforme sua preferência e a indicação do(a) dermatologista.

Dentre os melhores cremes hidratantes para pele madura, tem-se opções como as seguintes:

É possível notar que alguns indicam uso noturno ou diurno, isso está relacionado à composição do produto. Por exemplo, os que são indicados para o dia podem conter protetor solar e os da noite podem contar com ácidos ou outras substâncias que não toleram luz solar.

Por isso, é importante sempre buscar a orientação de um(a) profissional previamente!

Qual o melhor produto de limpeza para pele madura?

A etapa de higienização da pele é muito importante, pois é nesse momento que retiramos as impurezas que podem prejudicar a saúde e boa aparência da derme. Quando se trata das peles maduras, isso não é diferente.

Considerando que, no geral, o objetivo é manter a pele com um aspecto mais jovem e viçoso, limpar bem o rosto contribui diretamente com isso. Pois os resquícios de sujeira, maquiagem e poluição são colaboradores do processo de envelhecimento cutâneo precoce.

Nesse sentido, o ideal é escolher produtos de limpeza que não fragilizem e nem retirem excessivamente a oleosidade da pele, a fim de não deixá-la sem vida e até mesmo ressecada.

Por isso, o combo de água micelar + sabonete líquido pode ser uma boa alternativa. Você pode, primeiro, lavar o rosto com opções como as seguintes:

Depois, pode usar uma água micelar ou tônico para uma limpeza mais profunda, removendo total os resquícios de impurezas. Algumas opções que se destacam são:

Lembrando que essas são opções genéricas e que podem (ou não) ser indicadas para fazer parte da sua rotina de skincare. O acompanhamento com um(a) dermatologista deve ocorrer com regularidade, especialmente conforme a idade avança.

Isso porque a pele passa a ter necessidades diferentes e os cuidados mudam e se intensificam.


Fatores como a genética, hormônios, idade e rotinas individuais afetam a saúde e aparência da derme, mas com a ajuda do(a) dermatologista fica mais fácil chegar ao resultado desejado.

Por isso, antes de estabelecer sua rotina de skincare, busque primeiro a orientação médica.

Se você gostou dessas dicas, continue acompanhando o Bleeza e tenha acesso a mais conteúdos informativos como esse. Além de resenhas dos mais diversos produtos!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.