Sempre que falamos sobre uma vida mais saudável, sem doenças e sem problemas de saúde, logo lembramos das recomendações sobre a prática de exercícios físicos.

Eles são de extrema importância para que o corpo tenha um bom funcionamento e, quando não são realizados, podem gerar sintomas relacionados a uma vida não ativa.

Por exemplo, as dores nas articulações, comuns de doenças como artrite e osteoartrite que afetam essa região do corpo.

Faça exercícios físicos

Segundo um novo estudo, publicado na revista médica American Journal of Preventive Medicine, apenas uma hora de exercícios por semana já pode ajudar a prevenir doenças, como artrite e osteoartrite.

De maneira mais exata, segundo os pesquisadores, pelo menos 56 minutos de atividade física moderada à intensa, semanalmente, diminuiu em 86% as chances dos participantes desenvolverem alguma doença que limita a mobilidade.

Entre os participantes, em geral, quem fez atividades frequentemente ficou livre de complicações articulares por 4 anos a mais em relação a quem não praticou exercícios.

Por isso, a recomendação é que as pessoas incluam na rotina diária atividades de ao menos 1 hora.

Leia mais: Atividades leves ajudam a diminuir o risco de problemas do coração


Como os exercícios físicos podem diminuir as dores?

Uma maneira de diminuir os sintomas das doenças que afetam as articulações é a prática de exercícios físicos. Isso faz com que o paciente, durante a atividade, alongue e fortaleça os músculos, o que consequentemente reduz a pressão nas articulações.

O importante é sempre ter uma frequência por semana ou por dia. Sempre com acompanhamento de profissionais de educação física, para reduzir os impactos e escolher bem as atividades.


A prática de atividades físicas, sempre esteve relacionada com o bom funcionamento do corpo humano, por isso é importante sempre estar ativo fisicamente.

Além disso, se exercitar também pode contribuir para a sua saúde mental, então se lembre de manter o corpo em movimento.

Fonte: CNN


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *