O Transtorno Depressivo Maior (TDM) tem como características sentimento de tristeza sem motivação aparente, sensação de vazio constante, perda do interesse em fazer as coisas que gosta e de se relacionar com outras pessoas e problemas com insônia, por exemplo.
Acredita-se que a depressão surge a partir de alterações psicossociais e fisiológicas, como aumento de citocinas inflamatórias ou interferência na produção de dopamina, serotonina e nas substâncias GABA (neurotransmissores inibidores do sistema nervoso responsáveis pela calma e relaxamento), por exemplo.
Considerada um transtorno psiquiátrico complexo, a depressão, no geral, possui características e sintomas muito específicos que acometem não apenas a mente, mas o corpo também.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 19 anos. Além disso, a entidade ainda estima que a condição seja a mais comum em todo o mundo até 2030, ultrapassando, inclusive, o número de casos de câncer.
Para saber mais sobre o transtorno depressivo maior, sintomas, diagnóstico e tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você vai encontrar:
Os sintomas da condição são considerados persistentes. Além da manifestação psicológica, ela também pode ser percebida em gestos e feições do(a) paciente. Entre elas estão:
Se você se identificou com alguns dos sintomas descritos acima, procure quanto antes ajuda psicológica ou psiquiátrica!
Leia mais: Depressão psicótica: quais são os sintomas e tratamento?
Diferente do Transtorno Depressivo Maior, a Distimia (CID-10 F34.1) apresenta sintomas menos intensos, recorrentes e que se estendem por anos. Contudo, o(a) paciente consegue manter sua rotina normalmente.
O diagnóstico pode levar um tempo para ser finalizado, visto que é preciso avaliar cuidadosamente os sintomas e a frequência com que se manifestam. Contudo, também é preciso lembrar que o(a) paciente pode receber mais de um diagnóstico.
Até lá, o(a) médico(a) psiquiatra, profissional mais capacitado para essa questão, irá analisar os sintomas manifestados, há quanto tempo eles começaram a ser percebidos pelo(a) paciente, qual é a frequência e qual é o gatilho dos sintomas. É com base nesse processo que a prescrição de medicamentos será feita.
Também é normal que o(a) psiquiatra entre em contato com o(a) psicólogo(a) para obter algumas informações que serão decisivas para um tratamento adequado para as necessidades do(a) paciente.
O tratamento varia de acordo com o quadro atual do(a) paciente e sintomas manifestados. Além disso, ele conta com o apoio e acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Além das sessões de terapia semanais com o(a) psicólogo(a) e consultas mensais ou quinzenais com o(a) psiquiatra, medicamentos, como antidepressivos e estabilizadores de humor, podem ser prescritos a fim de amenizar os sintomas. Fisioterapia também pode ser recomendado para pacientes que apresentam alterações motoras.
A prática de atividade física é fortemente recomendada, pois, além de complementar a fisioterapia, esse hábito estimula a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e satisfação.
Por fim, a terapia é um dos tratamentos recomendados e é extremamente eficiente quando combinada com acompanhamento psiquiátrico.
Quando seguido à risca, seguindo todas as recomendações dos profissionais, o sucesso do tratamento é inevitável.
A melhor forma de prevenir a condição é tendo hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática de atividade física regular, boas noites de sono e psicoterapia. Se engana quem pensa que apenas quem possui algum transtorno precisa de acompanhamento com psicólogo(a).
Além disso, evitar hábitos como consumo de álcool e de drogas, são algumas das melhores formas de prevenir a condição.
O Transtorno Depressivo Maior é uma das diversas classificações da depressão, possui características e sintomas muito específicos que acometem não apenas a mente, mas o corpo também.
Se você ou alguém que você conhece tem algum dos sintomas citados acima, não deixe de procurar ajuda psiquiátrica!
Para mais informações sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.