Quando o assunto é exercício físico, é comum ouvirmos sobre os diversos benefícios que a prática proporciona ao organismo. Se feitas com regularidade, as atividades físicas podem auxiliar no fortalecimento dos ossos e articulações, no controle do peso e também reduzir os níveis de estresse e de ansiedade

Correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta e fazer yoga são exemplos de atividades que, além de melhorar a sua saúde física, também mantêm a saúde mental em dia.

Então, é justamente desses benefícios que vamos falar. Assim, além do bem-estar, você confere mais algumas vantagens de mexer o corpo.

Fortalece ossos e articulações

As atividades físicas são fundamentais para fortalecer os músculos e isso não é novidade. Mas a prática regular favorece a saúde óssea também. Isso porque os exercícios trabalham e fortalecem os tendões, que ligam os músculos aos ossos. 

Além disso, as atividades são importantes para o processo de manutenção da mineralização óssea, o que evita perda de nutrientes necessário para a densidade do osso.

Ou seja, retarda e previne doenças como a osteoporose.

As articulações também são movimentadas, evitando o desgaste acelerado devido à falta de lubrificação articular.

Leia mais: Exercícios aeróbicos: dicas para fazer em casa ou na academia


Controla o peso

Praticar atividades físicas também é fundamental para quem quer manter ou perder peso de forma saudável.

Antes de recorrer a medidas drásticas e dietas rígidas, que tal olhar para os exercícios físicos com mais carinho? Eles podem ser uma ótima opção para evitar o acúmulo de gordura. 

E nesse caso não há regras.

Bastam alguns minutinhos por semana, cerca de 120, para ter benefícios. Ou seja, uma caminhada de 30 minutos, 3 vezes por semana, já traz inúmeros benefícios para a balança.

Leia mais: Manter o peso: exercício físico pode ser mais eficiente do que dieta

Melhora a saúde do coração

A prática de exercícios físicos também é importante para prevenir as doenças cardiovasculares (doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos) como AVC, diabetes e arritmia cardíaca.

Se for feito com certa regularidade, eles podem diminuir significativamente as chances dessas dessas doenças.

Ao praticar as atividades físicas, o seu organismo está reduzindo os níveis de pressão arterial e glicose, sem contar que ajudam a controlar o peso e diminuir riscos ao coração pelo excesso de gordura corporal.

Leia mais: Exercitar corpo e mente pode evitar doenças no envelhecimento

Reduz o estresse

Durante uma prática de atividade física, o nosso organismo produz uma substância chamada de endorfina, que de uma forma geral é o hormônio do bem-estar.

Nesse caso, o mais importante é buscar algum exercício que traga bem-estar acima de tudo. Pode ser um esporte, dança, caminhada ou ir à academia.

A regra é aliar algo prazeroso ao movimento ritmado do corpo.

Leia mais: Contato com a natureza reduz o estresse em 20 minutos


Exercícios físicos sempre são bons aliados para quem quer viver saudavelmente. E não necessariamente você precisa gastar tempo e dinheiro com isso.

20 a 30 minutos por dia de qualquer atividade física é o suficiente para começar a experimentar novos hábitos e também para evitar alguns problemas de saúde.

Acompanhe mais matérias no Minuto Saudável!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *