A tontura é um sintoma de saúde comum e desconcertante que pode afetar pessoas de todas as idades e origens. Caracterizada pela sensação de instabilidade ou perda temporária de equilíbrio, a tontura pode ser transitória ou crônica, variando em intensidade e duração.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 30% das pessoas já tiveram tontura em algum momento de suas vidas. Apesar de muitos episódios de tontura serem benignos e resolvidos espontaneamente, é fundamental entender que essa manifestação pode acarretar riscos significativos para a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Continue a leitura para saber mais sobre esse fenômeno que atinge tantas pessoas.
Índice:
A tontura é uma sensação de desequilíbrio ou instabilidade que pode levar a uma falsa sensação de movimento ou rotação do ambiente ao redor. É uma queixa comum e pode variar em intensidade e duração.
A tontura não é uma doença por si só, mas sim um sintoma que pode estar relacionado a diferentes condições médicas ou desencadeada por diversos fatores.
Por exemplo, a labirintite pode causar tonturas enquanto a pessoa estiver deitada .Já pessoas que tenham problemas cardíacos, anemias, pressão baixa ou hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) podem sentir tonturas depois de fazerem esforço físico. O equilíbrio do corpo está relacionado a um aparelho dentro da orelha chamado de labirinto.
Por isso, infecções e inflamações nessa estrutura também podem resultar em tonturas. Em casos mais severos, a desidratação e a temperatura corporal elevada podem ser a causa.
Para descobrir qual o tipo e a causa da tontura, deve-se consultar um médico, que vai analisar o quadro como um todo. Em geral, situações passageiras ou pontuais, que não estão acompanhadas de enjoos, surdez e sensibilidade à luz, alteração da visão e dores de cabeça, não representam riscos.
Leia mais: Remédios para Enjoo com Menor Preço | CR
A tontura pode ser decorrente de situações como doenças visuais, variações hormonais, deformações anatômicas, gravidez, uso de drogas, infecções e desidratação.
As tonturas caracterizadas como persistentes podem ser aquelas que foram tratadas mas continuam por mais de 1 mês. Também podem ser as que acontecem com frequência, por mais de 3 meses. Algumas das condições mais comuns que podem estar relacionadas com as tonturas são:
A tontura é um dos sintomas da anemia . Quando há falta de nutrientes, como o ferro, a pessoa pode ficar tonta e até desmaiar em situações mais graves. Os episódios também podem ser acompanhados de palidez, fraqueza e cansaço.
Nesses casos, é recomendado que a pessoa informe ao seu médico sobre os sintomas.
As gestantes estão passando por variações no corpo. As tonturas sentidas nessa fase podem acontecer por vários motivos:
Para diminuir as tonturas durante a gestação, a mulher deve evitar fazer movimentos bruscos e ter uma dieta saudável, além de comer a cada 3 horas. Algumas gestantes podem ter sensações de calor ou frio.
Essas sensações também podem causar tonturas. Nesses casos, é recomendado que a gestante tente diminuir a sensação e procure repousar por alguns minutos, se possível deitada. De forma geral, as tonturas na gestação são normais e não precisam gerar preocupação.
Mas é recomendado sempre comunicar ao médico ou médica sobre qualquer sintoma. Assim, é possível avaliar melhor cada caso.A realização dos exames pré-natais e o acompanhamento médico são importantes e podem ajudar a gestante a ter mais qualidade de vida durante a gravidez.
Leia mais: O que não é normal durante a gravidez?
A Sinusite é uma inflamação dos seios da face que pode ocorrer como uma complicação de resfriados e gripes. Os seios paranasais estão localizados perto do ouvido interno e compartilham algumas estruturas anatômicas.
A inflamação dos seios pode levar a uma obstrução da tuba auditiva, um pequeno canal que conecta o ouvido médio à garganta. Isso pode causar uma sensação de ouvidos entupidos, tontura e desconforto na região.
A desidratação pode estar relacionada à tontura, pois quando o corpo não recebe água suficiente para suprir suas necessidades, ocorre uma perda de líquidos e eletrólitos importantes que desempenham papéis essenciais no funcionamento do organismo.
Capaz de diminuir o volume de sangue circulante no corpo. Como resultado, o coração pode não bombear sangue suficiente para o cérebro e outras partes do corpo, o que pode levar a uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo cerebral. Essa diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro pode resultar em tontura e vertigem.
Levando também uma possível queda na pressão arterial, principalmente quando o indivíduo se levanta ou se move rapidamente.
Leia mais: Ingestão de água: importância e dicas para aumentar o consumo
A pressão arterial baixa tem como um dos sintomas a tontura, que pode levar a desmaios. A queda na pressão acontece porque as batidas cardíacas são desaceleradas, podendo ocasionar escurecimento da visão, dor de cabeça e sono.
Fatores como desidratação, estresse, condições da tireoide e hipoglicemia (nível de açúcar baixo) podem contribuir para a pressão baixa.
Leia mais: Hipotensão (pressão baixa): sintomas, na gravidez, causas
Também conhecida como neurite vestibular aguda ou neurite vestibular viral, é uma inflamação do nervo vestibular, que é parte do sistema vestibular localizado no ouvido interno. Essa condição pode causar tontura intensa e vertigem súbita, geralmente com início agudo e duração variável.
A neurite vestibular é frequentemente causada por uma infecção viral, e os vírus mais comumente associados a essa condição são os da herpes e o do resfriado comum.
O processo inflamatório resulta na interrupção ou distorção das mensagens enviadas pelo nervo vestibular ao cérebro, levando a uma sensação errônea de movimento, mesmo quando você está parado.
Como já foi descrito, a tontura é uma sensação de desequilíbrio ou instabilidade que pode ser leve ou intensa. Geralmente, é descrita como uma sensação de cabeça leve ou flutuante.
Pode estar associada a uma série de fatores, como uma queda brusca da pressão arterial, desidratação, efeitos colaterais de medicamentos, problemas de visão, ansiedade e estresse.
Já vertigem é um tipo específico de tontura em que a pessoa tem a falsa sensação de movimento do ambiente ao seu redor, como se o ambiente estivesse girando, rodando ou balançando. Pode ser desencadeada por problemas no sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio e orientação espacial.
Alguns distúrbios associados à vertigem incluem:
Leia mais: Vertigem: o que causa e como é feito o tratamento?
A labirintite é uma infecção no labirinto, localizado no ouvido interno. Ele é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Quando essa estrutura é comprometida, pode causar tonturas do tipo vertigem e afetar o equilíbrio corporal.
Embora existam várias causas possíveis para a labirintite, uma delas é a infecção viral. Durante uma infecção respiratória viral, os vírus podem se espalhar para o ouvido interno, causando inflamação e afetando o funcionamento do sistema vestibular.
Os sintomas podem incluir vertigem intensa, zumbidos, surdez momentânea, náuseas, vômitos, perda de equilíbrio e dificuldade em caminhar.
É normal algumas pessoas descreverem a sensação de tontura como uma vertigem, uma sensação de rodopio ou que o ambiente está girando ao seu redor, enquanto outras podem sentir uma instabilidade ou sensação de flutuar. Os principais sinais e sintomas de tontura podem incluir:
Como a tontura é um sintoma, não uma doença em si. Pode ser causada por uma variedade de condições subjacentes, desde problemas leves e temporários. Caso se queixe tonturas frequentes, intensas ou persistentes, é recomendado procurar um profissional de saúde para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados.
Leia mais: Remédios para Enxaqueca, Dores de Cabeça Leve a Forte | CR
Portanto, pessoas que possuem problemas cardíacos ou de pressão podem ter tonturas ao acordar ou deitar. Infecções, má alimentação e alguns medicamentos podem ser a causa também.
Mas, em geral, o principal causador de tonturas ao levantar-se é a hipotensão ortostática, ou seja, a queda da pressão arterial depois de se levantar rapidamente.
Esse mal-estar geralmente não dura mais do que alguns segundos, sem causar nenhum outro tipo de complicação para a saúde, e pode acometer qualquer pessoa.
Entretanto, se a tontura acontece com frequência, é recomendado buscar auxílio médico. Para ter mais qualidade de vida e diminuir as tonturas, algumas dicas podem ser aplicadas no dia a dia:
Ao se sentir tonto, procure sentar ou se possível deitar para evitar quedas. Levantar as pernas acima da linha do joelho também pode ajudar.
O tratamento para tontura depende da causa subjacente da condição. Uma vez que existem várias causas possíveis para a tontura, o tratamento pode variar significativamente de acordo com o diagnóstico específico.
Existem remédios onde o médico pode prescrever para controlar os sintomas, especialmente se a causa não puder ser tratada diretamente. Exemplos incluem anti-histamínicos, antieméticos (para náuseas e vômitos), benzodiazepínicos ou medicamentos vestibulares específicos.
Se a tontura for resultado de uma infecção, inflamação, desequilíbrio de fluidos ou outros problemas de saúde, o tratamento direcionado para a causa subjacente é essencial. Isso pode incluir o uso de medicamentos, antibióticos ou outras intervenções específicas.
A prevenção contra a tontura está muito relacionada a ajustes no estilo de vida. Como evitar gatilhos conhecidos, como mudanças bruscas de posição, consumo excessivo de álcool ou cafeína e estresse excessivo.
Evitar a desidratação e seus efeitos associados, é fundamental manter-se hidratado, bebendo água suficiente ao longo do dia, especialmente em climas quentes ou durante atividades físicas. Além de se alimentar corretamente, uma dieta saudável pode ajudar a manter o equilíbrio e a saúde geral do corpo.
Leia mais: Anti-inflamatórios: Compare e compre com menor preço | CR
As tonturas podem ser de vários tipos e causadas por muitos fatores. Por isso, a melhor forma de diagnosticar qual é o tipo de tontura e porque ela acontece é buscando auxílio médico.
O Minuto Saudável traz informações sobre exames de saúde e bem-estar. Confira!
Tontura ou sensação de desmaio iminente ao se levantar - Distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos — Manual MSD
Tontura e vertigem: a importância de identificar e diferenciar os sintomas — Saude.ms
Tontura não é doença, é sintoma e acomete 30% da população mundial — Jornal USP
Você sente tontura com frequência? Este artigo contém informações importantes sobre esse incômodo! — Regina Ortega Clínica e Diagnósticos
Kayo Vinicius Ferreira Forte
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.