Apesar de ser pouco consumida no Brasil, a romã e seus benefícios são conhecidos há milênios pelos povos antigos. Considerada completa, a frutinha é rica em vitaminas e nutrientes que, além de ajudarem a prevenir algumas doenças, são úteis no tratamento de algumas condições inflamatórias, por exemplo.
Por isso, no artigo a seguir você encontrará informações sobre para que serve a fruta, seus benefícios e propriedades e como aproveitá-la em receitas. Confira!
Índice - Neste artigo você vai encontrar:
A romã é um fruta de origem persa que pode ser completamente aproveitada, desde a casca até as sementes. Para os gregos, romanos e persas, é símbolo de fertilidade, amor e imortalidade.
Quando alcança a maturidade, a romã se abre sozinha. Além da simbologia, a romãzeira, árvore que dá origem à fruta, tem seus frutos maturados no final do ano, especialmente no mês de dezembro, por isso é mais comum vê-la em ceias de natal e ano novo.
De gosto levemente adocicado, pode ser consumida pura ou incorporada tanto em receitas salgadas quanto doces. Assim como a polpa, as folhas e a casca da romã também podem ser utilizadas, visto que possuem diversos benefícios para a saúde.
Os benefícios da romã são observados, como visto anteriormente, há milênios. Atualmente, diversos estudos continuam sendo realizados a fim de explorar ainda mais suas propriedades e como ela pode ser útil como complemento no tratamento de diversas condições. Confira abaixo os principais nutrientes e benefícios que o consumo da fruta trazem à saúde:
Os antioxidantes são essenciais no combate aos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce (rugas, linhas finas e flacidez) e pelo surgimento de algumas doenças, como alzheimer, câncer e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A substância ajuda a retardar a ação dessas moléculas nocivas, preservando a pele e sua firmeza e combatendo o aparecimento de condições como as citadas acima.
Além disso, os antioxidantes reduzem a pressão arterial e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, dificultando assim a ação de microrganismos, como vírus e bactérias, e suas consequências no organismo.
Substância encontrada nos vegetais, os taninos localizados na flor e na casca da romã auxiliam na prevenção e no alívio de sintomas relacionados à condições bucais, como gengivite e periodontite. Além disso, o caule e as folhas da romã são muito eficazes no tratamento da diarreia, pois aumentam a absorção de água e diminuem as contrações intestinais.
O composto também é um grande aliado da saúde da pele, pois previne a ação dos radicais livres.
Por se tratar de uma fruta com baixo teor de caloria e rica em fibras, a romã pode ser um ótimo complemento em dietas que têm como principal objetivo a perda de peso, de maneira saudável, pois ajuda na sensação de saciedade. Para saber como inseri-la no seu dia a dia, consulte seu (a) nutricionista.
Além disso, é uma poderosa aliada no combate à retenção de líquido, condição que causa inchaço no corpo.
Leia mais: Chá de romã: como preparar? Ajuda a aliviar a dor de garganta?
A fruta como um todo, incluindo a casca, flores e folhas, pode ser muito bem aproveitada. A seguir, você confere algumas dicas de como complementar seus pratos no dia a dia:
Modo de preparo:
Utilize a geleia de romã como cobertura e recheio de bolos, tortas, pudins e sobre torradinhas. E, caso goste de alimentos agridoces, experimente-a com dadinhos de tapioca, como molho de sanduíches ou em saladas de folhas.
Modo de preparo:
Caso queira adaptar a receita e utilizar bebidas com álcool, é possível combinar a mistura com gin ou cachaça, por exemplo, basta seguir as mesmas instruções.
Modo de preparo:
Modo de preparo:
O uso em grandes quantidades da casca e do caule pode ser tóxico para o ser humano e desencadear sintomas como náuseas, vômitos, distúrbios visuais e, até mesmo, parada cardíaca.
Portanto, gestantes, lactantes e crianças não devem fazer uso do chá. Outros grupos, como portadores de algumas doenças, devem consultar seu (a) médico (a) para saber se podem fazer o uso da casca, caule e flor da romã.
Leia também: Chás que grávidas não podem tomar: veja quais são
A romã pode ser encontrada em feiras, supermercados e em hortifrutis. Já a casca, caule e flor desidratada podem ser adquiridas em casas de produtos naturais.
Além disso, a fruta está presente em diversos produtos de beleza e cuidados com a pele, como sabonetes, hidratantes, protetores labiais, etc. tanto pelas suas propriedades, quanto pelo seu aroma agradável.
Apesar de ser mais consumida em datas comemorativas, como natal e ano novo, é possível introduzir a romã no dia a dia e complementar diversos pratos. Acrescente-a em vitaminas, sucos e saladas. Além de proporcionar um gostinho diversificado, a frutinha irá contribuir e muito com a sua saúde.
Para mais informações sobre alimentação e saúde, acesse as categorias Saúde e Fitness do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.