Fitness

Quebra-pedra: benefícios, contraindicações e quando tomar

Publicado em: 04/12/2021Última atualização: 04/12/2021
Publicado em: 04/12/2021Última atualização: 04/12/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quebra-pedra, também conhecida como arranca-pedras e pimpinela branca, é uma planta nativa das Américas, também comumente encontrada na Europa, que possui mais de 700 espécies e benefícios reconhecidos popularmente há centenas de anos.

A plantinha é uma das 71 espécies listadas na Renisus (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS), que tem como principal objetivo orientar a população sobre o uso racional de plantas medicinais que possuem eficácia comprovada.

No artigo a seguir você confere algumas informações importantes sobre a planta, para que é indicada, contraindicações e como fazer e tomar o chá. Confira!

O que é e para o que é indicado o quebra-pedra?

O quebra-pedra, cientificamente chamado de Phyllanthus niruri, é uma planta com folhas de coloração esverdeada com extremidades arredondadas. O chá da planta foi e ainda é muito utilizado para prevenir condições e tratar sintomas, especialmente, no fígado, rins e trato digestivo.

Contudo, seu maior destaque é na prevenção e alívio dos sintomas de cálculo renal (pedra no rim), é a partir dessa característica que o nome “quebra-pedra” se popularizou.

Publicidade
Publicidade

Propriedades e benefícios do quebra-pedra

As propriedades e benefícios da planta são vários e, como vimos anteriormente, são conhecidas e aproveitadas há centenas de anos. Rica em vitamina C, taninos e flavonoides, o quebra-pebra pode ser um ótimo aliado no tratamento e alívio de diversas condições. Confira na lista a seguir os principais:

Antioxidante e Anti-inflamatório

Ativos antiinflamatórios e antioxidantes, como a vitamina C, ajudam a combater os radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo surgimento de doenças como o câncer, e aliviam sintomas como dores e inchaços.

Analgésico

Por se tratar de uma planta com ação analgésica, o quebra-pedra alivia sintomas causados pelos cálculos renais, má digestão (azia, inchaço e eructação, ou arroto), infecção urinária, entre outros.

Diurético e regulador da pressão arterial

A ação diurética da planta, ou seja, que elimina o excesso de líquidos que causam inchaço, ajuda os rins a eliminarem o excesso de sódio e, consequentemente, promove o controle da hipertensão.

Antiespasmódico

Sua ação antiespasmódica alivia contrações (cólicas) intestinais, biliares e uterinas (desencadeada pelo ciclo menstrual).

Relaxante muscular

Auxilia na recuperação muscular e alivia sintomas como espasmos e tensão.

Ajuda no tratamento de doenças virais

Recentemente, pesquisadores observaram em estudos in vitro e in vivo que o quebra-pedra atua como um inibidor de DNA do vírus causador da Hepatite B e como um protetor do fígado. Dessa forma, a planta agiria controlando a carga viral e a replicação do microrganismo, amenizando, consequentemente, sintomas característicos.

Previne o aparecimento de cálculos renais

Estudos também comprovaram a eficácia da planta na prevenção da formação de cálculos renais no trato urinário (pedras nos rins). Isso é possível porque o quebra-pedra age diretamente na diminuição dos cristais de cálcio que se formam na urina.

Além disso, as ações antimalárica (contra a malária) e retroviral (contra vírus) da planta segue sendo estudada e avaliada, especialmente sobre o vírus causador do HIV.

Leia também: Renisus: o que é e quais são as plantas medicinais do SUS?

Publicidade
Publicidade

Perguntas frequentes sobre o quebra-pedra

Por se tratar de uma planta muito popular, algumas crenças e teorias sobre seus efeitos foram criadas ao longo dos anos. Contudo, com o avanço da ciência, muitos foram confirmados ou descartados. A seguir, você confere a resposta para algumas das perguntas mais frequentes sobre suas indicações e eficácia:

Quebra-pedra emagrece?

Não. A ação da planta é diurética, ou seja, seu chá ajuda a eliminar líquidos e sódio em excesso no organismo. A retenção de líquido pouco interfere no peso real da pessoa, portanto, não possui efeito algum sobre o emagrecimento. A melhor forma de perder peso é se alimentando de forma saudável, com acompanhamento nutricional, de preferência, e praticando atividade física, pelo menos, 3 vezes por semana.

Quebra-pedra aborta?

Dependendo da quantidade ingerida, sim. Isso é possível porque o chá e infusões da planta, por exemplo, podem causar contrações uterinas que podem levar à perda do bebê. Portanto, é essencial consultar seu (sua) médico (a) antes de utilizar essa ou qualquer outra planta. Vale lembrar que além de provocar o aborto, o uso excessivo do chá pode causar diversas complicações de saúde, como intoxicação.

Quebra-pedra faz a menstruação descer?

Não há comprovação científica alguma sobre o estímulo da planta no ciclo menstrual. Caso esteja com a menstruação atrasada, procure um (a) médico (a) ginecologista.

O chá é a forma mais prática de aproveitar todos os benefícios do quebra-pedra.

Como preparar o chá de quebra-pedra?

A infusão ou o chá da planta são preparados apenas com água e as folhas. Confira abaixo o passo a passo:

Chá

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 20g de quebra-pedra.

Modo de preparo:

  • Ferva a quantidade de água indicada e acrescente as folhas;
  • Coe o líquido para remover resquícios de galhos ou das próprias folhas;
  • Deixe o líquido repousando por, no mínimo, 10 minutos.

Apesar de possuir gosto levemente amargo, não é recomendado acrescentar quaisquer tipos de açúcar ou adoçantes no chá, pois isso pode comprometer os benefícios da plantinha no organismo.

A recomendação diária é de, no máximo, 3 xícaras por dia. Além disso, o consumo por mais de duas semanas é contraindicado e pode desencadear intoxicação.

Publicidade
Publicidade

Contraindicações e efeitos colaterais

Alguns grupos não devem fazer uso da planta, independentemente do modo de preparo. São eles:

  • Gestantes, pois pode desencadear contrações uterinas;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando), pois modifica o sabor do leite;
  • Crianças.

Entre os efeitos colaterais possíveis estão a eliminação de substâncias importantes para o organismo e intoxicação.

E ah, antes de fazer uso de qualquer chá, consulte seu (sua) médico (a). Apesar de naturais, as plantas também podem causar uma série de complicações e interação medicamentosa (anular ou potencializar o efeito de medicamentos) quando usadas incorretamente e sem acompanhamento.

Leia também: Chás que grávidas não podem tomar: veja quais são

Onde encontrar

O quebra-pedra pode ser encontrado em hortifrutis, mercados, farmácias e em floriculturas.

Também é possível encontrar algumas opções de chás da plantinha na plataforma Consulta Remédios, comparador de preços que, além de te mostrar os melhores preços, informa qual farmácia próxima a você tem disponível em estoque o produto que você procura. Entre as opções disponíveis no site estão:


Como vimos no artigo, os benefícios e possibilidades de uso do quebra-pedra são diversos. Contudo, para o tratamento de algumas outras condições é preciso avançar mais nos estudos, como é o caso de sua ação antiretroviral.

Para mais informações sobre plantas e seus benefícios, acesse a categoria Remédios do Minuto Saudável.

Fontes consultadas:

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade