O 5º mês de gestação compreende a metade da gravidez e mais mudanças acontecem tanto no corpo da mulher como no do bebê.
É aqui que acontecem alguns marcos importantes, como a identificação precisa do sexo da criança e o grande crescimento da barriga!
Este mês apresenta sintomas parecidos com os dos meses anteriores. Constipação, varizes, inchaço das mãos e pés, aumento do apetite, queimação, flatulência, por exemplo, são comuns.
Com o crescimento da barriga, as coceiras na região podem se intensificar. O aumento do útero também pode agravar a prisão de ventre, além de o espaço que ele ocupa, cada vez maior, poder levar à falta de ar.
Outra situação que é causada pela barriga em crescimento é a dor lombar.
O peso dela se torna cada vez maior, pois não é só o bebê que está lá dentro, mas também todo o líquido amniótico, a placenta e o próprio útero.
Isso tudo pode adicionar vários quilos ao corpo da mulher, que tem que carregá-los para todo lugar.
Existem dores que podem aparecer também por conta da tensão de tendões que seguram o órgão no lugar, já que o peso pode forçá-los.
A partir do 5º mês é uma boa ideia descansar bastante e evitar problemas que possam aparecer pelo esforço!
Este mês de gravidez é composto por 4 semanas, começando na 19ª semana e acabando na 22ª.
A semana de número 20 é a que marca a metade da gestação, já que o esperado é que o bebê nasça com 40 semanas.
Nessa fase, mesmo as mulheres com pouca barriga podem percebê-la. É um momento em que ela fica bem arredondada e, a partir desse mês, só cresce.
O quinto mês de gravidez apresenta diversas mudanças no bebê, várias delas perceptíveis para a mamãe. Algumas delas são:
No 5º mês, o horário de sono do bebê passa a ser melhor definido. A mãe pode saber quando a criança está dormindo, especialmente porque quando ela está acordada, costuma se mexer bastante.
É uma fase muito enérgica, quando os chutes começam a ficar mais comuns e visíveis, mesmo através da barriga.
É no início do 5º mês de gestação que a mielina começa a se formar nos neurônios do bebê. A mielina ajuda a transmissão de sinais elétricos pelos nervos.
É graças a ela que a criança passa a ouvir, sentir cheiros e sabores, além de sentir toques na barriga.
No 4º mês esses sentidos começam a aparecer, mas é só no 5º que a mudança no sistema nervoso permite um maior detalhamento deles.
Não se esqueça de conversar com o seu bebê, mesmo na barriga!
Leia mais: Crianças com autismo interpretam expressões faciais de suas mães
Na 20ª semana de gravidez é possível identificar o sexo do bebê através do ultrassom com maior facilidade, já que os genitais concluem seu desenvolvimento.
A criança tem em torno de 260 gramas na metade da gestação e cresce cada vez mais rápido. Duas semanas depois, na 22ª, ela já deve ter dobrado de peso!
Leia mais: Exame de sexagem fetal pode revelar o sexo do bebê ainda na 8ª semana de gestação
O crescimento rápido do bebê também significa que a barriga vai crescer rápido. Consequentemente, ela fica mais pesada e é importante que a mamãe aprenda a lidar com isso.
Nessa fase, o bebê tem o tamanho aproximado de um cacho de banana.
Dormir de lado se torna cada vez mais necessário para evitar pressões muito fortes tanto em você quanto em seu bebê.
O peso também pode causar dores nos tendões que mantêm o útero no lugar, sem falar das costas.
No fim do 5º mês ou no início do 6º mês de gravidez o exame da curva glicêmica pode ser requisitado pelo médico.
Ele busca identificar uma possível diabetes gestacional, que se não tratada pode causar problemas tanto para o bebê quanto para a mamãe.
É importante fazer esse e todos os exames pré-natais para garantir o desenvolvimento adequado da gestação.
Leia mais: Diabetes Gestacional: o que é, sintomas, tratamento, dieta e riscos
Sim! O 5º mês é quando os movimentos que começaram no 4º mês passam a ficar mais intensos.
A criança está cheia de energia dentro da barriga e quer se esticar!
Conforme o tempo passa, o bebê cresce e começa a ocupar uma parte maior do útero. Isso faz com que seus movimentos fiquem mais perceptíveis para a mãe, que os sente melhor e pode até mesmo percebê-los sob a barriga.
O bebê também está ficando mais forte, então é possível que seus movimentos causem um pouquinho de dor quando os chutes são intensos ou em lugares sensíveis, mas isso é normal.
No 5º mês a barriga da mamãe cresce bastante. O bebê tem muita energia e chuta com frequência, também já é possível identificar com clareza se a criança é um menino ou uma menina.
Compartilhe esse texto para que outras pessoas saibam um pouco mais sobre o 5º mês da gestação!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.