Com 22 semanas de gestação, a mulher está completando 5 meses de gravidez. Ainda é o segundo trimestre, mas já passou da metade da gestação.

Até aqui, o corpo da gestante já passou por diversas mudanças, mas até o final da gravidez, quando finalmente chegar o parto, ainda podem surgir novos sintomas e experiências.

O útero já está mais alto, com aproximadamente 2cm a 3cm acima do umbigo, e até a 26ª semana de gestação ele vai continuar subindo.

Com isso, há também uma pressão maior sobre os órgãos e o diafragma, o que pode tornar a respiração da mulher mais difícil. Por isso, é comum que ela se sinta mais cansada e sem fôlego, conforme a barriga vai ficando maior e mais pesada.

Nessa fase, o sistema límbico (região responsável pela formação das emoções) do bebê está se formando. Isso pode interferir muito na gestante, pois ela pode sofrer com alterações maiores de humor.

Saiba abaixo mais sobre o que acontece no corpo da gestante e com o bebê na 22ª semana de gestação!

Qual o peso e tamanho do bebê com 22 semanas de gestação?

O bebê com 22 semanas de gestação tem um tamanho aproximado de 27cm, medindo da cabeça até o calcanhar. Seu tamanho é comparado ao de um mamão ou uma penca de bananas. O seu peso pode variar bastante, mas, em média, espera-se que esteja entre 360g a 400g.

Mudanças e sintomas na gestante com 22 semanas: como está a barriga?

A mulher pode apresentar alguns sintomas desconfortáveis, como azia e indigestão. Isso ocorre devido às alterações hormonais. O que pode ser feito para amenizar é o consumo de alimentos saudáveis e leves, sempre de 3 em 3 horas.


Com tantas preocupações e com a ansiedade presente durante a gestação, a mulher pode sentir-se um pouco mais confusa. As falhas na memória, uma reclamação comum durante essa fase, também podem estar mais frequentes.  Além disso, é comum a mulher sentir-se mais emotiva e com oscilações no humor.

A barriga nessa semana já está grande e redondinha. O seu apetite também pode aumentar, mas é importante comer em quantias adequadas. Aquela história de comer por 2 é um mito na gestação. O ideal é comer em porções equilibradas e sempre escolhendo alimentos saudáveis.

O peso da gestante com 22 semanas varia muito, pois cada mulher pode seguir uma alimentação diferente. Em média, no 5º mês gestacional, a mulher que está seguindo uma dieta equilibrada e saudável tende a engordar entre 4kg a 6kg. 

A mulher também pode ter um risco maior de desenvolver hemorroidas e ter infecções urinárias, portanto, deve sempre estar atenta aos sintomas e procurar um médico.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 22 semanas de gestação já possui cabelo e sobrancelhas, mas ainda parecem ser brancos devido à falta de pigmentação. O nariz e boca também estão formados e podem ser vistos pelo ultrassom.

O ouvido interno do bebê também está mais desenvolvido, possibilitando que ele ouça barulhos externos com maior nitidez.

Em alguns ultrassons, é possível perceber algumas caretas e expressões, pois já é possível notar quando o bebê franze a testa, mexe as sobrancelhas e outros músculos faciais.

As pernas e braços também já estão proporcionais e o bebê consegue mexê-los bem dentro do útero, pois ainda tem espaço para movimentar-se.

Dá pra notar que ele já consegue chutar, se agarrar, flexionar os membros e fechar a mãozinha.


Contamos um pouco sobre como é essa 22ª semana de gestação e o que a mamãe pode esperar em relação aos sintomas e mudanças no seu corpo e também no do bebê.

Para saber mais sobre outras semanas gestacionais, continue acessando o Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *