Quando o assunto é pele saudável, não podemos deixar de falar do  protetor solar. O uso diário do produtinho é indispensável para manter a saúde e beleza da cútis e evitar diversas complicações, como oleosidade e queimaduras.

No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em acrescentá-lo na rotina, seja pela correria do dia a dia ou pelo  desconforto em relação ao cheiro e textura do produto.

Diversas marcas aperfeiçoam constantemente a fórmula de seus protetores solares a fim de torná-los cada vez mais personalizados  para cada tipo de pele (normal, seca, oleosa, mista) e de atender às principais demandas dos(as) consumidores (as). 

Um exemplo disso é a criação do protetor solar com cor, desenvolvido especialmente para quem deseja ter, em apenas um produto, proteção e cobertura. Confira no artigo a seguir algumas das vantagens do uso e características desta versão. 

Índice – Neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é um protetor solar com cor?
  2. Vantagens do protetor solar com cor 
  3. Como escolher um protetor solar com cor?
  4. O protetor solar com cor protege mais?
  5. Opções

O que é um protetor solar com cor?

O protetor solar com cor é um produto 2 em 1 que, além de oferecer proteção contra os raios solares que danificam a derme, também é capaz de cobrir manchinhas e uniformizar o tom da  pele. Ou seja, o dermocosmético proporciona efeito de base, deixando a cútis pronta para a aplicação de outros produtos de maquiagem, como pó e blush.  

É possível encontrar diversas opções de cores que atendem desde uma pele branca até uma pele retinta.

Além disso, existem produtos disponíveis no mercado enriquecidos com substâncias ativas que promovem hidratação e previnem a ação dos radicais livres (moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce) nas células da derme.


Dessa forma, o protetor solar com cor é capaz de atender as necessidades de uma pessoa tanto quanto o protetor solar comum.

Além de possuírem quase o mesmo preço, a versão com pigmento proporciona benefícios adicionais.

Vantagens do protetor solar com cor

Ao decidir optar pelo produto, é possível ter vantagens como:

  • Praticidade: o protetor solar com cor é um produto que “une o útil ao agradável”, já que promove a proteção contra os raios ultravioletas juntamente com o benefício de disfarçar detalhes incômodos da derme;
  • Substitui a base da maquiagem: por ter pigmentos na composição, o protetor solar com cor pode ser utilizado no lugar da base e assim deixar a pele preparada para outros itens de make que serão aplicados depois;
  • Uniformização da pele: o protetor solar com cor auxilia quem deseja disfarçar pequenas imperfeições, como cicatrizes e marcas de espinhas. Alguns produtos também contam com ativos que atuam no clareamento da derme, colaborando para uma pele mais regular;
  • Prevenir danos a longo prazo: os pigmentos de cor constroem um obstáculo físico na derme, ajudando na defesa contra prejuízos como manchas e indícios de envelhecimento precoce causados pela luz visível (que somos capazes de enxergar), emitida por computadores e smartphones, por exemplo.

Leia também: Passar muito tempo no computador faz mal? Veja os cuidados

Como escolher um protetor solar com cor?

Como qualquer outro produto com pigmento para a pele, é importante acertar na cor para que a finalização fique o mais natural possível. Por isso, na hora de comprar o protetor solar com cor, é recomendado:

  • Testar: aplicar uma pequena quantidade do produto nos rosto é a melhor forma de constatar se a cor condiz com o tom natural da sua pele. Para garantir maior precisão na escolha, deve-se aplicar  uma pequena quantidade do produto diretamente no rosto (como nas bochechas, por exemplo). A aplicação no dorso da mão ou no pulso, como é comumente feito, não é garantia de uma tonalidade próxima ao do tom da sua pele, visto que essas regiões podem ser mais claras ou mais escuras do que a face; 
  • Atenção com o local de teste: a iluminação é um fator que pode interferir na percepção correta da cor durante o teste. Por isso, é indicado escolher um lugar bem iluminado, de preferência com a luz natural do dia; 
  • Saiba identificar a tonalidade da pele: o tom de uma pele pode ser clara, média ou escura, de acordo com a nomenclatura utilizada pelas marcas. No entanto, é preciso se atentar aos subtons que nada mais são do que as cores de fundo da cútis (amarelada, azulada, neutra, esverdeada ou outras). Em geral, peles brancas, variam entre um subtom rosado ou amarelado, enquanto que peles negras podem variar entre azulado, oliva ou avermelhado.

Vale destacar que, mesmo que a cor do protetor solar seja apropriada para o seu tom de pele e apresenta características (formato, textura, cheiro, componentes) que lhe agradem, o mais importante é  o fator de proteção (FPS), que deve ser superior a 30.

O protetor solar com cor protege mais?

Não, o protetor solar com cor não promove proteção a mais contra os raios solares (UVA/UVB) do que um protetor solar convencional. No entanto, a versão do produto com cor possui alguns benefícios adicionais. 

Os pigmentos presentes na fórmula são capazes de formar uma barreira física sobre a superfície da pele, dificultando que a luz visível (emitida por lâmpadas e equipamentos eletrônicos) atinja a cútis e provoque danos, como manchas e envelhecimento.  

A luz visível é tão prejudicial quanto os raios ultravioletas. Porém, a longo prazo, pode influenciar principalmente no agravamento de melasmas e nos sinais de envelhecimento precoce (rugas e linhas de expressão, por exemplo).  

Portanto, os protetores brancos (sem pigmento) são muito eficientes para proteger a derme durante a exposição ao sol quando o FPS é superior a 30.

Contudo, se as opções com cor são ainda melhores pois, além da proteção contra os raios solares, elas também contribuem para que a luz visível não seja tão prejudicial à pele.   

7 opções de protetor solar com cor

Há diversas opções de protetor solar com cor!

Caso tenha se interessado pelo produto, é possível encontrá-lo em farmácias, lojas de cosméticos ou em plataformas online, como o Consulta Remédios, que permite comparar os preços e escolher a melhor oferta. 

Confira a seguir 10 opções disponíveis no site:

Protetor Solar Facial Anasol CC Cream Clareador com cor FPS 50

Indicado para pessoas com pele sensível, que queimam com facilidade quando expostas ao sol, o Protetor Solar Facial Anasol CC Cream Clareador ajuda na prevenção do surgimento de sinais de envelhecimento.

Sua fórmula é oil free (sem adição de óleo na composição) e tem ação clareadora, colaborando para uniformizar o tom da pele e cobrir pequenas imperfeições, como manchas de acne ou solares. O produto também promete melhorar aspectos como a hidratação, elasticidade e firmeza. 

Protetor Solar Nivea Sun Beauty com cor FPS 50

Recomendado para todos os tipos de pele, esse produto não contém parabenos e possui toque seco (evita que a pele fique muito oleosa e brilhante), o que o torna ideal para peles mistas, oleosas e acneicas.

A textura suave e a fórmula oil free também são pontos positivos do produto, pois a absorção é rápida,   há maior controle  da oleosidade e a  cútis fica  mais iluminada. O Protetor Solar Nivea Sun Beauty possui  cor universal que se adapta a diferentes tons e subtons de pele.

Protetor Solar Facial La Roche-Posay Anthelios Airlicium

Fabricado com a tecnologia airlicium, o produto promove o controle da oleosidade e proporciona o efeito matte, sendo é indicado, especialmente, para peles mistas, oleosas e acneicas.

A fórmula é enriquecida  com água termal da marca, o que proporciona sensação de refrescância à derme e hidratação reforçada.

O Protetor Solar Facial La Roche-Posay Anthelios Airlicium é oil free, livre de parabenos e promete manter a pele  limpa por 9 horas. Além disso, está disponível em 4 cores (clara, morena, morena+ e universal).

Protetor Solar Episol Sec com cor

Indicado para  pele oleosa e acneica, o Protetor Solar Episol Sec leva na composição  uma combinação de antioxidantes que contribuem para a melhora da aparência da cútis.

A tecnologia très sec, utilizada na formulação, possibilita a diminuição da produção de sebo na cútis, deixando a pele com efeito matte. Vale destacar que o produto é não comedogênico (possui menor chance de causar alergia). O produto está disponível até o FPS (fator de proteção solar) 99.

Protetor Solar Filtrum Color com cor FPS 50

O Protetor Solar Filtrum Color possui textura fluida e é universal, ou seja, se adapta a todos os tons de pele.. 

Por ser não comedogênico, o produto não obstrui os poros, e consequentemente, ajuda na prevenção do surgimento de cravos e espinhas. Filtrum Color é livre de fragrância e também auxilia na camuflagem de imperfeições. 

Protetor Solar Avène Toque Seco com cor FPS 70 

Resistente à água e enriquecido com  vitamina E (poderoso antioxidante), o Protetor Solar Avène Toque Seco é confortável para aplicar e é absorvido facilmente por conta da textura.  

O pigmento ajuda a cobrir manchinhas indesejadas e proporciona uniformidade do tom da pele. Também possui água termal na composição, promovendo sensação de refrescância e de relaxamento da cútis. 

Protetor Solar Isdin Fusion Water Color

Indicado para peles oleosas ou com tendência à acne, o Protetor Solar Isdin Fusion Water Color proporciona frescor e acabamento natural para a derme de todas as tonalidades. 

É enriquecido com ácido hialurônico, ativo que permite a hidratação intensa da pele e melhora a aparência de rugas e olheiras. Bem como com vitamina E, que ajuda no combate dos radicais livres. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o protetor solar não é somente para situações específicas, como um passeio na praia durante o verão. O uso do protetor solar, seja ele com cor ou não, é um dever diário. Mesmo no inverno os raios ultravioletas continuam presentes e danificam a pele. 

Se você gosta de artigos como esse, acesse a categoria “Beleza” e confira mais textos sobre o assunto. Siga acompanhando o Minuto Saudável nas redes sociais!

Fontes consultadas 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.