Redação Minuto Saudável
04/01/2019 20:00

O que significa o FPS do protetor solar? Como escolher?

O que é FPS?

A famosa sigla que sempre aparece em protetor solar significa “fator de proteção solar”. Portanto, o número que sempre aparece na sequência dessa sigla diz respeito ao quanto o produto está te protegendo contra os raios solares.

Qual o significado dos números ao lado do FPS?

Você com certeza já foi comprar um protetor solar e ficou se questionando o que significa aqueles números: FPS15, FPS30, FPS50, FPS60 e por aí vai.

Esses números indicam por quanto tempo sua pele vai se manter protegida contra os raios solares.

O cálculo para entender esse tempo, é simples: basta multiplicar o número do FPS por 10. O resultado apontará por quantos minutos sua pele estará protegida.

Por exemplo: multiplicando FPS15 por 10, a proteção seria de 2 horas e meia (150 minutos).

Porém, vale ressaltar que a proteção oferecida por pelo FPS tende a diminuir conforme o tempo vai passando e, também, ao entrar em contato com água e areia. Então, a reaplicação do protetor deve acontecer com frequência.

FPS30 ou FPS60?

Com cálculo ensinado acima, é possível ter noção de que o FPS30 protege muito mais que o FPS15. Por isso, dermatologistas afirmam que, independente do seu tipo de pele, o FPS30 deve ser utilizado por todos, inclusive por aquelas pessoas que possuem pele negra.

No entanto, ao que parece, os fatores de proteção acima do FPS30 já não são assim tão eficientes. Como assim? Calma, vamos explicar.

Com o FPS30, pelo cálculo utilizado, a sua pele ficará protegida por, aproximadamente, 5 horas. Porém, também é recomendação de especialistas que a aplicação de protetores solares ocorra a cada 2 horas.

Então, utilizar FPS60 não faria tanta diferença, pois com muito menos da metade do tempo de proteção, seria necessária a sua reaplicação.

Contudo, estudos apontam que as pessoas usam o protetor solar, independente do FPS, de maneira equivocada. Isso porque a quantidade que deve ser aplicada no rosto, por exemplo, é  o equivalente a 1 colher de café. Porém, as pessoas tendem a utilizar apenas ⅓ dessa quantidade.

Apesar disso, é claro que, para as pessoas que são muito esquecidas, têm preguiça, ou não terão acesso para reaplicar ao longo do dia, o mais indicado são os fatores de proteção mais elevados, realmente.

No entanto, ainda há diferenças significativas entre eles. Protetores com filtro de proteção solar maior tendem a possuir uma concentração maior de compostos, responsáveis por garantirem uma melhor fixação na pele. Assim, mesmo após o banho de mar ou suar, a sua pele ainda se mantém protegida.

Além disso, pesquisas apontam que quanto maior o FPS mais ele irá absorver os raios emitidos pelo sol e, consequentemente, protegerão ainda mais a sua pele. Confira:

Fator de Proteção Solar (FPS)Porcentagem de absorção dos raios solares
250%
1593%
3097%
6099%

Apesar da diferença ser pouca, a porcentagem de absorção que cada um deles proporciona pode ser crucial para pessoas de pele clara que precisam de algo ainda mais eficiente.

04/01/2019 11:11

Redação Minuto Saudável

Somos um time de jornalistas e especialistas em comunicação digital dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*