Quando se fala em hidratante, logo surgem as alegações de que esse produto não é indicado para quem tem pele oleosa. Mas esse tipo de afirmação está totalmente equivocada.

A pele oleosa precisa sim de hidratação. Aliás, hidratantes devem sempre fazer parte da rotina de cuidados.

Até porque o excesso de oleosidade no rosto pode acontecer justamente pela falta de hidratação. 

Veja bem, se a pele está ressecada ou desidratada, o próprio organismo começará a estimular a produção de sebo, com o objetivo de auxiliar na barreira de proteção da pele. Isso se chama efeito rebote.

Portanto, dá pra ver que os hidratantes realmente não são os vilões dessa história.

As dúvidas surgem também em relação ao produto correto. Qual hidratante eu devo usar?

No mercado existem várias opções de hidratantes faciais. Aqueles destinados especificamente para a pele oleosa são capazes de hidratar a pele e também de controlar a oleosidade. 

Pensando nisso, juntamos as principais perguntas sobre hidratante facial para pele oleosa e combinamos com algumas dicas. Assim, na hora da comprar, a escolha ficará mais fácil.


Acompanhe a seguir!

Pele oleosa pode usar hidratante? 

Sim. Não é porque ela é oleosa que significa que está bem hidratada. A oleosidade no rosto é somente o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que pode formar acne e cravos, enquanto a hidratação se refere a quantidade de água na pele. Portanto, são duas coisas bem diferentes. 

Porém, é importante prestar atenção nos rótulos dos produtos, para que você possa verificar a fórmula do hidratante, preferindo sempre aqueles destinados a este tipo de pele.  

A pele, oleosa ou não, deve ser hidratada justamente para garantir que esteja exercendo a função de ser uma barreira de proteção, ao mesmo tempo mantendo a aparência saudável.

Leia mais: Melhores hidratantes para o corpo: 5 opções para você escolher!

Pode passar hidratante de corpo no rosto? 

Não. Independentemente do tipo de pele, a recomendação é não usar o mesmo hidratante. Isso porque a pele do rosto e do corpo são diferentes e com características específicas, podendo causar uma oleosidade ainda maior e também o surgimento de cravos e espinhas.

Então, não caia nessa de que hidratante para corpo e pele são a mesma coisa. Esses produtos são formulados para atender as necessidades específicas de cada região. 

Os hidratantes corporais são capazes de suprir a falta de água que há no rosto, mas o que vai fazer ele se tornar impróprio é a diferença na quantidade de glândulas sebáceas presentes em cada região.

Isto é, elas estão em menor número nas regiões corpóreas e quanto maior o número de glândulas sebáceas maior a oleosidade na pele.

Soma-se isso a composição do produto e teremos um descontrole na produção de sebo ainda maior. 

É o que acontece nos hidratantes corporais, que têm por característica uma consistência mais densa.

Além disso, ao passar um creme mais denso no rosto, ele irá demorar mais para ser absorvido na pele, fazendo com que o produto fique mais tempo na região e causando mais oleosidade.

Leia mais: Acne (cravos, espinhas): o que é, tipos, cicatriz, remédios, tratamento

Dicas de como escolher o hidratante facial para pele oleosa

Depois de esclarecer algumas dúvidas sobre o uso dos hidratantes na pele oleosa, chegou a hora daquelas dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o hidratante facial que melhor hidrata a sua pele.

Leia o rótulo e lista de ingredientes

Em primeiro lugar, é essencial que você observe a lista de ingredientes desses produtos. Ela vai fornecer algumas informações importantes para a escolha. Por isso, leia atentamente os rótulos.

Busque sempre observar se os hidratantes faciais são oil free. Essa informação na embalagem significa que o produto está livre de óleos em sua fórmula e por isso você pode usar tranquilamente que ele não irá aumentar a produção de sebo na sua pele. 

Prefira as versões em gel

Outra dica importante é escolher aqueles hidratantes com textura em gel. Esses produtos possuem uma absorção mais leve e mais rápida em relação aos hidratantes em creme. 

Quanto mais rápida for a absorção do produto na pele, melhor será para o controle da oleosidade.

Além disso, os hidratantes em gel possuem um alto poder de hidratação, fornecendo os níveis ideias de água que a sua pele precisa.

Veja a indicação do produto

Por último, busque hidratantes faciais com ação antiacne. Além de hidratar, esses produtos também vão ser capazes de controlar a oleosidade que é produzida pelas glândulas sebáceas.


A hidratação pode ser algo temido por quem tem pele oleosa. Porém, com o produto e uso adequados, a hidratação é uma grande aliada no controle da oleosidade e prevenção da acne.

Na dúvida, busque sempre orientação médica. Para entender quais os produtos certos para a sua pele, um dermatologista é o profissional mais adequado.

Acompanhe mais matérias do Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *