Sobretudo em países quentes e tropicais como o Brasil, o uso do protetor solar deveria ser um ato presente no cotidiano de todos. Mas muitas pessoas acabam trocando o filtro solar por outros produtos, como creme hidratante e maquiagem.

Uma pesquisa descobriu que o uso de filtro solar é mais benéfico do que a aplicação de hidratante, mesmo que o creme venha com FPS (fator de proteção solar).

E isso está ligado à forma de aplicação de cada um também.

Durante o estudo, quando usaram o hidratante, os participantes cobriram aproximadamente 80% do rosto. Ao aplicar o protetor solar, a área coberta era cerca de 86% do rosto. Isso mostra que as pessoas aplicam melhor o protetor solar do que o hidratante.

O teste foi dividido em duas etapas:

  • Na primeira parte, os voluntários foram fotografados por uma câmera especial de medição de radiação violeta (UV) antes e depois de passarem protetor solar FPS 30;
  • Na segunda parte, o procedimento foi o mesmo, mas os pesquisados passaram creme hidratante com fator de proteção em vez de protetor solar.

Depois de verem os resultados do estudo, os participantes responderam um questionário no qual informaram que não sabiam que a cobertura estava incompleta.

Essa má aplicação, principalmente em áreas onde a pele é mais fina (como as pálpebras ou a parte de cima do nariz, entre os olhos e as sobrancelhas), deixa a pele mais exposta e sujeita ao câncer.

Além disso, os pesquisadores acreditam que o filtro solar possa ter melhor absorção e proteção em relação aos cremes, mesmo aqueles com FPS.


Por isso, quando for ter longas exposições ao sol, é recomendado que se utilize tanto o filtro solar como o hidratante, garantindo proteção e hidratação para a pele.

A pesquisa, feita na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, foi publicada na revista Plos One e contou com a participação de 84 pessoas (62 mulheres e 22 homens).

Leia mais: Como usar o protetor solar todos os dias e em qualquer situação

Cuidados com a pele

O filtro solar deve ser aplicado cerca de 15 minutos antes de sair de casa. Esse tempo é necessário para que a pele absorva completamente o produto. Além disso, é importante reaplicar o protetor a cada duas horas se a pele estiver exposta ao sol.

Evitar a exposição solar entre 10h e 16h também ajuda a prevenir as doenças de pele, inclusive o câncer.

A quantidade correta de filtro solar que deve ser aplicada é de 1 colher de chá para o rosto e 3 colheres de sopa para o corpo. Se possível, use outras formas de proteção contra os raios solares (óculos de sol, chapéus e bonés, por exemplo).

De acordo com recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fator de proteção solar mínimo é 30. Quanto mais clara for a pele, maior proteção é necessária.

Em caso de dúvidas sobre qual o tipo certo de protetor solar para sua pele, consulte um dermatologista.

Leia mais: Comparativo de marcas: qual o melhor protetor solar para o rosto?


O protetor solar, comprovadamente, pode evitar o câncer de pele e não deve ser substituído por outros produtos. Usar corretamente o filtro solar ajuda à pele a ficar mais saudável e bonita.

!!

Fonte: Science Daily


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *