A gravidez é uma fase de preparo, tanto físico como mental, para a chegada do bebê.
Durante todo o período gestacional, as mamães ficam ansiosas e na expectativa de conhecer o filho ou filha que vai chegar.
Porém, leva normalmente 9 meses até que seu bebê se sinta pronto para vir ao mundo e te conhecer!
No último mês de gestação, que vai da 37ª até 40ª semana, seu bebê estará pesando cerca de 2,8kG e com aproximadamente 50 cm.
Nessa fase, a criança já puxa o cordão umbilical e chupa os dedinhos.
A partir do 7º mês, ou início do 3º, trimestre, já possível que a gestante apresente contrações.
Ao senti-las, é preciso marcar o tempo entre uma e outra a fim de saber diferenciar as contrações falsas, chamadas de Braxton, das contrações de parto.
Iremos te explicar melhor a diferença entre elas, para auxiliá-la na identificação correta.
Durante a gravidez, o corpo da gestante sofre alterações hormonais e físicas. Na reta final, há algumas mudanças que podem ser um sinal que está na hora do parto.
Geralmente, é a partir do 7º mês de gravidez que a mãe deve dar atenção aos sinais, às vezes sutis, que servem de alerta para a chegada da criança.
Entre eles podemos citar as contrações, a ruptura da bolsa amniótica e, em alguns casos, a liberação do tampão mucoso (secreção parecida com sangue).
Leia mais: O que é tampão mucoso?
Este tipo de contração não possui um ritmo ou sincronia, porém, ele existe com o intuito de acostumar o corpo para o momento do parto.
O nome é em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, a primeira autoridade a descrever o fenômeno, em 1872.
Nem todas as gestantes sentem esse tipo de contração. Porém, quando acontece, elas duram em torno de 30 a 60 segundos e são caracterizadas por deixar a barriga dura.
Já as contrações de parto, no início, são similares a cólicas menstruais ou dor nas costas.
Possuem uma frequência de 20 a 30 minutos, até que fiquem mais fortes e longas, atingindo a média de uma contração a cada 3 minutos.
Quando você perceber essa frequência e uma sincronia entre as contrações, é sinal de que está na hora de preparar-se para chegada de seu bebê!
Leia mais: Como é um Parto normal? Dói muito?
O 9º mês de gravidez pode ser comparado aos ajustes finais de uma festa. É quando o seu bebê está recebendo os últimos detalhes para poder sair te encontrar.
Nessa fase, o bebê já tem o tamanho médio de uma alface romano.
É durante o último mês de gestação que o bebê começa a se preparar para a primeira respiração. Quando a criança tiver o primeiro contato com o meio externo, acontecerá a primeira respiração independente dela.
Ao entrar no nono mês, o bebê já deve estar pesando em torno de 3kG. Porém, ele permanece ali no útero ganhando peso, a fim de acumular gordura para suportar a diferença de temperatura fora da barriga.
O 9º mês pode ser acompanhado por um cansaço ainda maior e uma ansiedade grande para conhecer a criança.
Para deixar este momento mais especial e menos estressante, prefira deixar as coisas prontas. Por isso, trouxemos algumas dicas que visam te ajudar a encarar os últimos momentos. Confira!
O momento do parto é sempre uma dúvida. Isso porque, caso você vá fazer parto normal, o dia do nascimento fica a critério do bebê. Por isso, o ideal é deixar uma bolsinha pronta com os itens essenciais cerca de 2 semanas antes da data esperada.
Isso facilitará a não esquecer itens essenciais para este momento.
Esse é um ponto importante e pouco abordado entre as mães. Porém, é de vital importância pensar em como irá ocorrer interação entre o seu bichinho e o seu bebê.
Organizar o ambiente e até conversar com o pet pode ser eficaz para reduzir riscos ou problemas nesta hora.
Pode ser que neste momento muitas pessoas ofereçam ajuda ou queiram ir visitá-la. Por isso, uma dica é já deixar isso pré estabelecido consigo mesma, para evitar irritações ou incômodos.
A partir da 38ª semana de gestação, o médico obstetra ou ginecologista, pode solicitar o exame cardiotocográfico. Este visa analisar a frequência cardíaca da criança, além de possíveis contrações uterinas do bebê.
O procedimento é realizado por meio de um aparelho de monitoramento, que gera um gráfico com os picos de batimento cardíaco e também das contrações.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data provável do parto, também conhecido com DPP, ocorre na 40ª semana. Caso o bebê nasça antes da 37ª semana, será considerado prematuro, enquanto os que nascem após a 42ª são chamados de pós-termo.
Leia mais: Período pós-parto: o que é puerpério, fases (tardio, imediato) e mais
O mais importante em todo esse processo é aproveitar o momento único que é a gravidez.
É importante reforçar que cada criança tem um tempo de desenvolvimento e evolução, por isso não se desespere e caso sinta necessidade, recorra ao seu médico.
A maternidade é um momento desejado por muitas mulheres.
Se você conhece alguém que está passando por esse período, compartilhe o texto para que ela possa aproveitar ainda mais esse momento!
Leia mais: 36° semana de gestação: cólicas e sintomas comuns
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.