Fitness

Guaco: saiba mais sobre as indicações e como usar a planta

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Não é de hoje que plantas são utilizadas para tratar doenças. Os remédios naturais, apesar de existirem há muito tempo, não foram esquecidos e têm se popularizado cada vez mais.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de plantas medicinais pela população mundial vem obtendo cada vez mais espaço. A entidade acredita ser essa prática a principal opção terapêutica de aproximadamente 80% da população mundial.

É o caso do Mikania glomerata spreng, uma planta conhecida popularmente como Guaco, responsável por aliviar sintomas de gripe e infecções, e que já foi aprovada como fitoterápica pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Conheça mais sobre ela e quais os seus efeitos:

O que é Guaco e para que serve?

O Guaco, também chamado de Erva de Cobra ou Erva de Bruxa, é uma planta nativa brasileira que possui usos medicinais. Utilizado em enfermidades como gripes e resfriados, sua fama se dá por conta de suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias.

Além das mais conhecidas, o Guaco também possui propriedades vasodilatadoras, analgésicas, inseticidas (usadas para matar insetos) e antiofídicas (usado no tratamento de picadas de cobra).

A parte da planta utilizada para fins medicinais são as folhas. Além da gripe, elas servem para tratar infecção na garganta, tosse, rouquidão e até mesmo melhorar sintomas da bronquite e asma.

Isso ocorre, pois no Guaco há uma substância chamada Cumarina — que é um composto orgânico e um dos principais responsáveis pela ação farmacológica da planta.

Essa substância provoca o relaxamento da musculatura das vias respiratórias, o que facilita a passagem de ar.

De acordo com a legislação brasileira, a quantidade diária recomendada de Cumarina deve estar entre 0,5mg e 5mg. Ela é, em geral, consumida em forma de chá ou xarope.

Para que serve o chá de Guaco?

A forma em chá é uma das apresentações mais comuns do Guaco. A bebida proporciona diversos benefícios para a saúde, auxiliando a tratar infecções e melhorar a qualidade de vida de quem possui problemas respiratórios. A liberação de escarro (catarro) também é facilitada pelo chá. Alguns dos usos da bebida são: 

Para gripe

O uso para tratar os sintomas da gripe é um dos mais conhecidos do chá de Guaco. 

Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e broncodilatadoras, a bebida ajuda a combater os sintomas geralmente relacionados à gripe como dores de garganta, tosses, coriza e congestão nasal.

https://minutosaudavel.com.br/vitamina-c/

Para pulmão

Problemas respiratórios podem ser melhorados com o consumo do chá de guaco. Por ser um broncodilatador natural, sintomas de asma e bronquite — condição em que as vias aéreas se inflamam e, no caso da asma, há muco — são aliviadas ao fazer seu consumo constante.

Isso ocorre por conta de seu potencial expectorante e também da substância orgânica Cumarina — principal elemento do Guaco —, que facilita a dilatação dos brônquios pulmonares, logo, a passagem de ar.

https://minutosaudavel.com.br/cha-de-hortela/

Para reumatismo

Os efeitos do Guaco para o tratamento de sintomas de reumatismo — grupo de doenças nas articulações e músculos — não foram comprovados cientificamente. Apesar disso, seu uso é feito por algumas pessoas, já que se acredita, popularmente, que a bebida melhora as manifestações sintomáticas da doença.

Para a tosse

A tosse pode ser aliviada com o consumo do Guaco.

Além de ajudar a eliminar o muco, o Guaco provoca o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, facilitando a respiração e auxiliando a diminuir a irritação do aparelho respiratório, que, em geral, causa a tosse. 

Como preparar o Chá de Guaco?

O preparo do chá de Guaco, em geral, é simples. 

Para uma xícara de chá:

  1. Adicione 2 folhas picadas da planta à 1 xícara de água quente.
  2. Tampe a xícara e deixe a bebida descansar por um período de 5 a 10 minutos, até que fique morna.
  3. Coe o líquido e beba puro.

Existem também algumas opções de combinação:

Com mel

Por ser um adoçante natural, o mel pode ser adicionado ao chá de Guaco para deixar o gosto da bebida mais doce.

Além disso, ele possui propriedades calmantes, antibacterianas e antioxidantes. Assim, quando incorporado à bebida, pode aumentar ainda mais os benefícios para a saúde.

Para preparar, basta acrescentar 1 colher de chá de mel ao chá já pronto. 

Com leite

Conhecido como “chá inglês”, o chá com leite é uma receita típica britânica, que pode ser feita também com o Guaco. Além disso, a mistura é uma boa forma de amenizar a tosse.

Para fazer a combinação, basta:

  1. Adicionar um pouco mais de 1 colher de sopa de folhas de guaco picadas à 1 xícara de leite;
  2. Leve ao fogo médio e adicione 2 colheres de açúcar;
  3. Mexa em um período de 5 a 10 minutos;
  4. Retire do fogo e deixe amornar. Beba em seguida.

O leite pode ser escolhido de acordo com a preferência, tanto de origem animal quanto vegetal.

https://minutosaudavel.com.br/manga-com-leite-faz-mal/

Como preparar o Xarope de Guaco?

O xarope de Guaco é uma forma de consumo comum da planta. Por conta de seu sabor doce, é muitas vezes utilizado em crianças como um substituto ao chá. Assim como as outras versões do Guaco, o xarope traz benefícios para a saúde utilizado como tratamento de enfermidades. Uma forma de prepará-lo é:

  1. Adicione cerca de 10 folhas de Guaco a um recipiente, junto a 2 xícaras de água;
  2. Leve ao fogo e deixe ferver;
  3. Após fervido, retire do fogo e tampe o recipiente, o deixando abafar até amornar, entre 5 a 10 minutos;
  4. Coe o líquido e adicione 2 xícaras de mel e 10 gotas de extrato de própolis.

O xarope pode ser utilizado em geral, até 2 meses após seu preparo.

Cuidados e efeitos colaterais

Apesar de ser uma planta natural, o consumo em excesso do Guaco pode acarretar alguns problemas à saúde. 

Seu uso prolongado e sem moderação pode causar, em geral:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Hipertensão;
  • Hemorragias.

O indicado é consumir de 2 a 3 xícaras por dia, quando em forma de chá, não ultrapassando essa quantidade sem recomendação médica. 

Os efeitos colaterais, em geral, desaparecem com a descontinuação da terapia.

Contraindicações

Apesar dos benefícios, o Guaco possui algumas contraindicações.

Ele não é indicado para pessoas que possuam problemas hepáticos, pois podem apresentar toxicidade ao realizar o uso prolongado da planta.

Pessoas que façam o uso de anticoagulantes também não devem consumir a planta, tanto o chá quanto o óleo, pois a Cumarina presente pode potencializar o efeito desses fármacos e aumentar os riscos de hemorragias.

Além disso, ele não é recomendado para gestantes, crianças menores de 1 ano e mulheres com fluxo menstrual intenso.

Grávidas e Crianças

A planta não é indicada para gestantes e crianças menores de 1 ano, pois ela possui em sua composição uma substância chamada Varfarina — anticoagulante — que inibe a presença de vitamina K no organismo, necessária para a saúde.

Mulheres com menstruação intensa

O uso por mulheres que possuam um fluxo menstrual intenso não é indicado, já que as  propriedades anticoagulantes presentes no Guaco podem aumentar ainda mais a intensidade da menstruação. 


Muitas vezes, plantas que até então passavam despercebidas no dia a dia podem ser de grande ajuda em casos de enfermidades como gripes e resfriados.

É o caso do Guaco, planta com usos medicinais.

O Minuto saudável tem outras informações sobre remédios naturais e chás para você! Continue lendo!

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade