O chá de boldo é bem popular e costumeiramente consumido por várias pessoas. Essa planta possui duas variações: a brasileira (Plectranthus barbatus) e a chilena (Peumus boldus).
Mas, em alguns momentos da vida, como a 1ª infância e a gestação, requerem alguns cuidados especiais e o não consumo desse tipo de chá.
Essa bebida também não deve ser consumida por pessoas que tenham problemas na vesícula biliar (como pedras). Descubra mais sobre o chá de boldo!
O chá de boldo possui vários benefícios e é indicado para reduzir o inchaço corporal, melhorar problemas intestinais (como dores e gastrite), combater a prisão de ventre e os gases, além de possuir efeitos calmantes, propriedades anti-inflamatórias e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, essa planta ainda é indicada para remover as toxinas presentes no fígado.
Porém, se for consumida em excesso, essa bebida pode causar efeitos colaterais como diarreia, dores de cabeça e dores intestinais.
Mesmo com todos os benefícios, o chá de boldo (seja brasileiro ou chileno) não é indicado para gestantes, principalmente no 1º trimestre. Isso porque o consumo dessa planta durante a gravidez pode causar má formação ou impedir o bom desenvolvimento do bebê.
Por conter uma substância chamada Ascaridol, o boldo ainda pode contribuir para um aborto espontâneo, em casos mais graves.
Vale lembrar que, depois do nascimento, a mãe continua passando os nutrientes para o neném por meio do aleitamento materno.
Assim, a mulher deve evitar o consumo da bebida enquanto a criança estiver mamando para prevenir que o desenvolvimento e o crescimento dela sejam prejudicados.
Se durante o início da gestação o chá de boldo não deve ser consumido pelo risco de gerar má formação ou aborto, no final da gravidez esse mesmo chá também não deve ser bebido porque pode induzir um parto prematuro (sem que o neném e a mulher estejam prontos), ou alterar o crescimento correto dos órgãos e sistemas do bebê.
Sim, chá de boldo aborta. Essa planta possui um composto orgânico chamado Ascaridol (que dá o cheiro e o sabor característicos do boldo).
O problema é que ele pode provocar contrações no útero que podem levar ao aborto espontâneo.
Os casos mais comuns tendem a acontecer nos 3 primeiros meses, quando a gestante possui maiores chances de abortar.
Antes de mais nada, mantenha a calma. Não há pesquisas científicas suficientes que comprovem a quantidade de boldo que possa fazer mal ao neném.
Ou seja, se você tomou essa bebida sem saber que estava grávida, ela não necessariamente vai prejudicar a gestação.
A partir do resultado positivo para gravidez, o importante é evitá-la o máximo possível até que a criança não esteja mais consumindo o leite materno.
Outra que coisa também pode ser feita é mencionar esse episódio com o(a) obstetra que acompanha a gravidez.
Porém, se após a ingestão houver dúvidas ou sintomas como sangramentos intensos, dores e febre, procure auxílio médico com urgência.
O chá de boldo não deve ser consumido durante a gestação, já que poderá causar complicações como abortos, problemas de desenvolvimento ou crescimento do bebê e indução de uma parto prematuro.
Se houver outras dúvidas sobre esse tema, o ideal é conversar com o(a) obstetra que acompanha a gestação.
A redação do Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre cuidados durante a gestação. É só acompanhar a nossa página para ter acesso aos outros conteúdos.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.