Fitness

Dieta HCG: como ela funciona? Quais são os riscos à saúde?

Publicado em: 20/02/2021Última atualização: 20/02/2021
Publicado em: 20/02/2021Última atualização: 20/02/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas acabam seduzidas pelo "emagrecimento milagroso" e apostam em dietas e uso de substâncias sem comprovação científica. Por isso, nem sempre conseguem atingir esse propósito, o que consequentemente gera um sentimento de frustração, decepção e até mesmo complicações à saúde. 

Uma das propostas que vem sendo questionada em relação à eficácia na perda de peso é a dieta HCG e muitos especialistas e instituições médicas se posicionam contra esse método. Saiba o porquê no texto abaixo.  

O que é a dieta HCG? 

A dieta HCG é um método que alia uma rotina alimentar restritiva em relação à quantidade de calorias consumidas por dia, sendo apenas 500 Kcal (somando todos os alimentos ingeridos, que devem ser sem açúcar ou gordura) ao uso do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG). 

Essa combinação, embora possa surtir efeito na redução de peso, é considerada muito perigosa para a saúde de quem resolve aderir a ela.

Um dos motivos que justifica isso é a redução drástica na quantidade de alimentos consumidos nas refeições diárias, já que é necessário ingerir apenas 500Kcal por dia.

Para se ter ideia, é estimado que, em média, um adulto saudável precisa de mais ou menos 2000Kcal por dia para que o corpo consiga realizar todas as atividades metabólicas de forma adequada. 

Sendo assim, a restrição alimentar proposta pela dieta HCG em alguns casos pode comprometer o bom funcionamento do organismo.

Além disso, uma parte essencial para que essa dieta provoque a perda de peso, é o uso do hormônio que dá o nome a ela, o HCG permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente para tratamentos de fertilização.

Dessa forma, utilizá-lo com a finalidade de emagrecer não é indicado, até porque não há nenhuma comprovação científica que justifique a eficiência dele nesse caso.

Publicidade
Publicidade

O que é hormônio HCG?

Um frasco de vidro e uma seringa em cima de um texto contendo informações sobre o HCG.
O HCG é um hormônio essencial para as mulheres durante a gestação.

O HCG  (gonadotrofina coriônica humana) é um dos principais hormônios presentes durante a gravidez. Ele é produzido pelos trofoblastos, células que com o passar das semanas de gestação formam a placenta.

Quando a mulher está no início da gravidez, o HCG aumenta rapidamente provocando alguns sintomas característicos, como atraso da menstruação, mamas sensíveis, cansaço e sono excessivo, cólicas, entre outros. 

Por isso, o exame de beta HCG quantitativo, que determina o valor desse hormônio na corrente sanguínea, é considerado a melhor maneira para comprovar que a mulher está grávida. 

A crença de que o hormônio HCG poderia promover o emagrecimento surgiu após observarem que o organismo das grávidas que não estavam comendo adequadamente, ou seja, mal nutridas, metaboliza a gordura metabolizada e a utilizada como energia para o bebê. 

A partir daí, na década de 50, o pesquisador inglês o Dr. Albert Simeons começou a avaliar diariamente pessoas obesas que recebiam injeções de HCG .

Após esse período, ele constatou que elas não só conseguiram perder peso, como também tiveram o apetite reduzido e conservaram a massa muscular.

E foi então que a dieta do HCG começou a se popularizar como um método de emagrecimento eficaz.

No entanto, estudos mais recentes mostraram que não é a aplicação do HCG por si só que  provoca o emagrecimento, mas sim a restrição alimentar baseada no consumo de 500Kcal.

Sendo assim, se uma pessoa obesa ou alguém que quer perder alguns “quilos a mais”, utilizar o hormônio sem restringir a alimentação, provavelmente, não terá nenhum resultado.

Dessa forma, além de não trazer benefícios, pode desencadear uma série de complicações ao organismo como o tromboembolismo, que é quando coágulos se formam na corrente sanguínea, impedindo a circulação.

Devido a isso, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), posicionam-se totalmente contra o uso deste hormônio para a perda de peso.

Publicidade
Publicidade

Qual o objetivo da dieta HCG?

O objetivo da dieta HCG é reduzir a fome e promover a queima de gordura de forma acelerada (em pouco mais de um mês), sem que a pessoa precise praticar exercícios físicos diariamente.

Para isso, é necessário restringir a alimentação, cortando completamente carboidratos, frituras, doces, gorduras e qualquer tipo de alimento processado. 

E assim se alimentar somente de frutas, verduras, legumes e líquidos que apresentam poucas calorias, pois ao final do dia é necessário ter consumido somente 500Kcal.

Além disso, é preciso complementar a dieta com uso diário de 3 doses de HCG, pois assim é possível “enganar” o organismo fazendo com que ele pense que está passando por uma gestação. Com isso, leva-se ao deslocamento da gordura para ser utilizada como fonte de energia.

Durante esse período é proibido fazer atividades físicas, mesmo que sejam leves e de curta duração, visto que, como se está comendo pouco, o corpo não aguentaria exercitar-se.

Quantos quilos se perde com a dieta HCG?

A dieta HCG promete a perda de até 15 quilos em um mês, por meio de uma alimentação restrita e uso do hormônio gonadotrofina coriônica humana (por injeção ou via sublingual) todos os dias. 

Além disso, a dieta HCG garante que haverá o emagrecimento proporcional em todo o corpo, ou seja, até as famosas gordurinhas localizadas, consideradas mais difíceis de serem eliminadas.

No entanto, não há dados científicos que comprovem que a perda de peso se dá em função do uso de HCG. 

https://minutosaudavel.com.br/dieta-emagrecer-com-saude/
Publicidade
Publicidade

Como funciona?

Em geral,  a dieta HCG é divida em três fases:

  • Fase de carregamento: esse período marca o início da dieta, e seu propósito é estimular o aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras, que consequentemente contêm mais calorias, pelo prazo de 2 dias. Pois, a partir daí, a pessoa irá começar a  utilizar o hormônio HCG;
  • Fase de perda de peso: essa fase é a mais longa da dieta, pois dura em média de 3 a 6 semanas. Nessa etapa, a pessoa passa a restringir sua rotina alimentar e ingerir somente 500Kcal ao dia, e também continua utilizando o HCG, seja por injeção ou via sublingual (3 vezes ao dia);
  • Fase de manutenção: esse pode ser caracterizado como o estágio final da dieta, onde o uso do HCG será interrompido e a ingestão calórica poderá ser aumentada gradualmente para que o organismo se acostume. 

Quem não pode fazer a dieta HCG?

A dieta HCG é proibida para pessoas que têm alguma doença e estão realizando tratamentos médicos, visto que, como o método de emagrecimento combina uma alimentação limitada e o uso do hormônio HCG, ela pode afetar drasticamente a recuperação do(a) paciente.

Além disso, alguns casos mais específicos a dieta também não é indicada (principalmente em relação ao uso do HCG), são elas:

  • Menopausa;
  • Ovários policísticos;
  • Hemorragias ginecológicas;
  • Tumores na hipófise ou no hipotálamo;

Sendo assim, devido a diversas complicações, a dieta HCG pode ser feita somente em casos específicos, e após uma avaliação médica rigorosa.

Existe um cardápio definido?

Diversas frutas e legumes na geladeira contendo o valor energético (calorias) em cada um.
Para fazer a dieta do HCG, é necessário consumir alimentos com baixo valor energético.

O cardápio a ser seguido durante a dieta HCG irá variar de acordo com a fase que se encontra a pessoa, já que no início da dieta, também chamada de carregamento, é recomendado o consumo de alimentos ricos em gordura e calorias.

Pois, através desse processo o corpo acaba compreendendo que já tem estoque de gordura o suficiente para utilizar como fonte de energia, gerando a queima dela e provocando o emagrecimento.

Sendo assim, durante essa fase, está permitido o consumo de massas, salgados, frituras, carnes gordas, lanches, entre outros. 

Contudo, quando há a transição para o segundo estágio da dieta HCG, o cardápio a ser seguido muda completamente, tornando-se muito restritivo, visto que é permitido ingerir somente 500Kcal ao dia. 

Dessa forma, a pessoa que está realizando a dieta, e está nesse estágio, deve contar literalmente cada caloria presente no alimento para saber se pode consumi-lo ou não. 

Por isso, é indicado ter um cardápio rico em alimentos pouco energéticos, como frutas, verduras, legumes, peixes, carnes magras, algumas oleaginosas e ovos.

Sendo assim, um exemplo de cardápio para essa segunda fase (1 dia), seria:

  • Café da manhã: 1 xícara de chá (sem açúcar) e 1 fatia de pão integral com ricota;
  • Almoço: 100g de frango grelhado e 3 colheres de arroz de couve-flor;
  • Lanche da tarde: 1 maçã e 3 castanhas de caju;
  • Jantar: 100g de peixe mais 3 colheres de vegetais cozidos.

Ressaltamos, que a dieta HCG não deve ser feita sem indicação e acompanhamento médico especializado.


Buscar alternativas para perder peso rapidamente, correndo o risco de comprometer a saúde, nunca é a melhor escolha, por isso prefira sempre o emagrecimento saudável.

Quer dicas sobre alimentação equilibrada e como praticar exercícios físicos adequadamente? O Minuto Saudável tem vários artigos para te ajudar!

Fontes consultadas:

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade