Se você sente dor com frequência na região lombar, talvez seja hora de começar a priorizar exercícios que colaboram para fortalecer a musculatura e amenizar desconfortos na área.
Pensando nisso, o Minuto Saudável vai te mostrar quais são os melhores exercícios que podem ser feitos em casa para aumentar a massa muscular e a densidade mineral óssea da lombar, te ajudando a se livrar da dor incômoda no local. Confira!
A região lombar compreende a área localizada na parte inferior da coluna, sendo composta por vértebras que unem o tórax, a cintura e as pernas possibilitando movimentos como ficar de pé, levantar e andar. Dessa forma, é muito importante manter a lombar saudável e estabilizada.
Devido a algumas atividades da rotina, em que se necessita permanecer por um longo período sentado ou em pé, sentir uma dor de leve a moderada nessa área é muito comum para várias pessoas. Segundo estimativas de estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) 7 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão apresentar desconforto nas costas (podendo ser especificamente na lombar ou em outras partes da coluna).
Como forma de amenizar e prevenir crises de dor na lombar, a prática de exercícios que beneficiam o local pode ser feita diariamente.
Os melhores exercícios vão depender da intensidade da dor na região, assim como do condicionamento físico de cada pessoa. Dessa forma, é indicado passar por avaliação médica e posteriormente, ter orientação de um profissional de atividade física para executar os movimentos corretamente e evitar a ampliação da dor.
Geralmente, as causas mais comuns de dor na lombar são a má postura decorrente de atividades como trabalhar sentado por um longo tempo ou dormir de mau jeito, tal como movimentos de esforço repetitivo no ambiente laboral ou na academia e pequenos traumas ocasionados por quedas ou batidas na área lombar.
O excesso de peso também influencia no desconforto, já que a coluna vertebral não tem capacidade para suportar e sustentar a sobrecarga de gordura corporal.
Outros fatores que podem desencadear o problema são doenças que acometem a coluna vertebral, como por exemplo:
Sendo assim, é importante consultar um médico ortopedista para verificar se a dor na lombar não se refere a um sintoma de alguma patologia. Se for constatado que sim, é possível que seja indicado um tratamento mais complexo com exames e acompanhamento da evolução do quadro.
De qualquer forma, com a dor causada por alguma doença ou não, é necessário seguir o tratamento estipulado pelo (a) médico (a) que pode incluir medicações e fisioterapia.
Os exercícios que ajudam a fortalecer a lombar são aqueles que mobilizam a parte denominada core (complexo formado pela lombar, pelve, abdômen, períneo e quadril). Portanto, é possível alternar exercícios dos seguintes tipos:
Vale ressaltar que cada prática deve ser adaptada conforme as possibilidades físicas de cada pessoa para executar o movimento. Ademais, a preferência também deve ser levada em consideração, já que para que se tenha comprometimento com a atividade física é importante ter prazer ao fazê-la.
Para manter a coluna ativa e diminuir a frequência de dores na lombar, há 5 exercícios que podem ser úteis nesses objetivos, são eles:
Posicione-se com os joelhos dobrados no chão (glúteos devem ficar encostados nos calcanhares), na sequência, dobre o tronco para frente sob os joelhos, então, alinhe e erga os braços para cima trazendo-os também para frente, ultrapassando o máximo possível a cabeça.
Permaneça de 30 a 45 segundos nessa posição.
Com o corpo alinhado sob o chão, de barriga para cima, posicione os joelhos dobrados e unidos. Em seguida, estenda os braços para o lado (como uma cruz), então, basta virar os joelhos para a direção esquerda, permanecer cerca de 25 segundos, e virar para o lado oposto fazendo o mesmo
Inicie deitando de bruços sob o solo, direcione as mãos para a nuca (uma em cada ponta, como se fosse um exercício de abdominal) e mantenha as pernas estendidas. Na sequência, comece a levantar ao mesmo tempo o tronco e as pernas, retornando à posição e voltando a fazer os movimentos.
Tente sempre olhar para frente e executar o exercício de maneira suave para não deslocar alguma vértebra. Repita de 10 a 15 vezes.
Após deitar-se de bruços no chão, apoie os antebraços no solo (em um ângulo de 90º). Depois, alinhe as pernas e eleve o corpo, que deve se manter sustentado sob os dedos dos pés inclinados no chão.
Fique estável nessa posição, deixando o abdômen contraído por em média de 30 a 60 segundos. O corpo deve estar ereto o máximo possível para que o exercício seja eficiente.
Basta deitar no chão de barriga para cima com os braços alinhados paralelamente ao corpo e os joelhos flexionados (pés apoiados no solo).
Mantendo a cervical relaxada, comece a levantar o quadril para o alto, formando uma linha reta entre ombros e joelhos, retornando à posição inicial e voltando a elevar o quadril. Repita o exercício de 10 a 20 vezes.
Além dos exercícios, a alimentação também tem um papel fundamental para diminuir o desconforto na lombar.
Por isso, incluir mais peixes, sementes, frutas e hortaliças que sejam ricos em propriedades antioxidantes, combatendo o processo inflamatório, assim como minerais (cálcio, potássio, fósforo, magnésio) importantes para a mineração dos ossos é uma excelente maneira de manter a estrutura da coluna vertebral saudável e evitar dores na região.
Para mais informações sobre saúde, alimentação, bem-estar e muito mais, continue acompanhando o Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.