Gravidez

Hidroginástica para gestantes: quais os benefícios?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Ao descobrir a gravidez, muitas mulheres acabam fazendo uma pausa na rotina de exercícios físicos por acreditarem  que eles podem prejudicar a gestação e causar danos ao desenvolvimento do bebê. Porém,  na maioria das vezes, a prática de atividade física leve  pode ser feita sem problemas. 

Dessa forma, a hidroginástica pode ser uma boa opção para gestantes que desejam se exercitar e aliviar desconfortos comuns na gravidez, devido às diversas mudanças que ocorrem no corpo  nesse período. 

Por isso, conheça os benefícios que a hidroginástica  pode proporcionar às gestantes. Confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Benefícios da hidroginástica para gestantes
  2. Principais exercícios de hidroginástica para gestantes
  3. Todas as gestantes podem fazer?

Benefícios da hidroginástica para gestantes

Mulher grávida dentro da piscina.
Os exercícios realizados na hidroginástica aliviam dores e proporciona relaxamento a gestante.

A hidroginástica é uma modalidade de atividade física que ocorre por meio do desempenho de movimentos organizados dentro da água. 

A prática é muito vantajosa para quem deseja se exercitar sem chances de lesões nos músculos e articulações (pela falta de gravidade) e sem ter a sensação de suor excessivo, devido ao ambiente aquático. 

Devido a isso, a hidroginástica é muito recomendada para idosos, já que necessitam de exercícios não exaustivos e que sejam capazes de aumentar a saúde e a qualidade de vida. 

Tratando-se de mulheres grávidas, junto com a modalidade de atividade aeróbica, a hidroginástica é a mais indicada para essa fase, visto a baixa complexidade dos movimentos que permite à gestante exercitar-se sem altos riscos.

Dentre os benefícios que podem ser destacados da hidroginástica para gestantes, estão:

  • Fortalece a musculatura: os movimentos ajudam a tonificar o assoalho pélvico e o abdome, o que é muito positivo para o parto e a recuperação após o nascimento do bebê;  
  • Aumenta a flexibilidade: os exercícios contribuem para que a mulher consiga se deslocar e fazer atividades do dia a dia com maior facilidade e sem dores fortes;
  • Ajuda a controlar o peso: a repetição de movimento durante certo período estimula o gasto calórico, auxiliando a gestante a manter o peso corporal dentro do adequado para a gravidez;
  • Melhora a circulação sanguínea: devido à retenção de líquido no corpo, o inchaço é bem comum na gravidez, e pode ser amenizada pela hidroginástica, que estimula a redução dos edemas, ampliando a circulação sanguínea e prevenindo a formação de varizes;  
  • Reduz o estresse: durante a prática, o sistema endócrino libera diversas substâncias, como a endorfina, que proporciona a  sensação de prazer e bem-estar na mulher. Isso acaba diminuindo o estresse e a ansiedade, melhorando as noites de sono;
  • Amplia a capacidade respiratória: em virtude da respiração profunda exigida ao fazer os exercícios, a gestante consegue ter maior facilidade respiratória;
  • Relaxa o corpo: a dor na lombar e nas pernas ocasionadas em função do aumento de peso pode ser aliviada com esta atividade física, visto que ela ajuda a revigorar a estrutura óssea muscular e prevenir dores, deixando o corpo mais relaxado.
https://minutosaudavel.com.br/como-evitar-enjoo-na-gravidez/

Principais exercícios de hidroginástica para gestantes

Os principais exercícios para gestantes são aqueles que envolvem o mínimo de descolamento possível e não sejam de difícil execução. Dessa forma, alguns que podem ser feitos durante a hidroginástica são:

  • Deixar os membros inferiores rentes à coxa e, em seguida, fazer repetições em ritmo acelerado de abrir e fechar os braços;
  • Alternar movimentos com as pernas, dobrando um joelho após o outro e levando-o em direção ao peito;
  • Posicionar os braços fora da água, fazendo um ângulo de 90º com os  cotovelos e depois dar passos levemente rápidos. 

Habitualmente, o tempo estimado de hidroginástica para gestantes é em torno de 45 minutos, de 2 a 3 vezes por semana. Vale ressaltar que a prática deve ser acompanhada de um profissional de educação física, para evitar a execução de exercícios errados. 

Todas as gestantes podem fazer?

Normalmente a hidroginástica pode ser feita por todas as gestantes após os 3 meses de gravidez , que não se encontram em uma gestação  de risco. Porém, de qualquer forma, é contraindicado iniciar os exercícios sem consultar o médico especialista. 

De modo geral, algumas recomendações são:

  • Controlar a intensidade durante a atividade para manter os batimentos cardíacos (140 por minuto); 
  • Evitar fazer saltos que fazem com que o tronco saia para fora da água, pois assim diminui o impacto nas articulações;
  • Garantir que a temperatura da água esteja entre 25º e 30º, que é a mais adequada;

Dependendo do caso, podem haver orientações mais específicas, por isso é importante tirar dúvidas a respeito da prática, para assegurar que não ocorra nenhum dano à sua saúde  e a do bebê.

Além disso, qualquer sintoma (dor, náusea, sangramento, vômito, tontura, desmaio, dor no abdômen, etc)  ao realizar algum movimento, é preciso ir imediatamente a um obstetra. 

https://minutosaudavel.com.br/8-mitos-e-verdades-sobre-a-gestacao/

Aliar a prática adequada de atividade física a uma rotina alimentar equilibrada, permite que a mulher tenha uma gestação saudável e com maior disposição. Por isso, buscar dicas com especialistas que possam auxiliar nesse processo é fundamental.   

Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre cuidados na gravidez! 

Fontes consultadas

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade