Beleza

Máscara de hidratação para loiros: o que é e como usar

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Assim como em qualquer cabelo colorido, o loiro também exige cuidados especiais diante da descoloração. Para chegar ao tom esperado, é necessário abrir as cutículas dos fios, o que gera danos, principalmente, se não for feita da maneira correta ou com os produtos indicados. 

Além disso, após chegar na cor desejada, é necessário investir tempo e adquirir os produtos certos, para evitar o amarelado e o ressecamento que sempre vêm com o tempo, devido à química.

Então, para aqueles com cabelo descolorido, mesmo com apenas mechas, é necessário um  cuidado a mais, e a hidratação é fundamental nesse processo. 

Para te ajudar a escolher uma boa máscara de hidratação, preparamos este artigo completo para você entender tudo sobre o assunto e manter a saúde do seu cabelo em dia, vem conferir!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Para que serve a máscara de hidratação?
  2. Qual máscara de hidratação é melhor?
  3. Como usar
  4. Quando usar a máscara de hidratação?
  5. Matizador hidrata?
  6. 5 receitas caseiras de máscara de hidratação para loiros

Para que serve a máscara de hidratação

Quando é feita a descoloração, muitos nutrientes do cabelo são perdidos.  Segundo a cabeleireira Janisse Hair (como é conhecida), em entrevista exclusiva para o Minuto Saudável, “quando o cabelo precisa de hidratação, as máscaras próprias para isto vão repor água e nutrientes, causando efeito de brilho e emoliência”. 

O tipo de tratamento e máscara de hidratação para recuperar a saúde do cabelo, vai depender da gravidade de sensibilização do fio. “Tem cabelos que precisam de reconstrução, outros de nutrição, outros de alinhamento das fibras”, explica Janisse. 

O alinhamento das fibras é usado em casos mais graves e deve ser feito com a reposição de queratina (o principal elemento que forma o fio), que vai ajudar a preencher o fio, diminuindo os danos causados pela química. 

Qual máscara de hidratação é melhor?

Para os casos que necessitam de reposição de queratina, que são os casos mais graves, é indicado produtos ricos em queratina hidrolisada e nano-queratina (máscaras de reconstrução), Janisse indica o tratamento do CPR da Senscience, que geralmente é feito no salão ,e em seguida, o cabeleireiro indicará qual o melhor shampoo e condicionador para continuar os cuidados em casa.

Mas, nos casos menos graves, quando o cabelo está apenas ressecado, a profissional indica o shampoo e condicionador da Sebastian Dark Oil, e para completar o tratamento, basta usar a máscara de hidratação da mesma linha.

Para fazer o tratamento em casa, de maneira fácil e ágil, Janisse indicou as quatro melhores máscaras, na opinião dela, com uma tecnologia de ponta que pode ajudar a melhorar a condição do cabelo loiro. 

São produtos bem universais e podem ser usados no cabelo em qualquer gravidade que esteja, as máscaras são:

Como usar

“Normalmente essas máscaras de tecnologia de ponta são de ação rápida, ou seja, 3 minutos de ação. A aplicação é simples também”, afirma Janisse.

Para aplicar, geralmente é só lavar com shampoo (de preferência da mesma linha)  até retirar bem a oleosidade do fio, depois retira o excesso de água apertando o cabelo ou com uma toalha. Massageie com uma pequena quantidade da máscara (média 3 gramas) no comprimento do cabelo e pontas, evitando passar na raiz para que não haja oleosidade.

Deixe no cabelo por 3 minutos e retire todo o produto em seguida. Evite passar o produto na raiz.

mascara-de-hidratacao-loiros-minuto-saudavel

Quando devo usar a máscara de hidratação?

Caso o cabelo esteja muito sensibilizado, o ideal é usar a máscara de hidratação toda vez que lavar o cabelo. Caso o cabelo não esteja tão danificado é bom fazer, ao menos, uma vez na semana.

É importante ter cuidado também na hora de lavar o cabelo: sempre usar a máscara antes do condicionador (sempre uma quantidade proporcional ao comprimento do cabelo) e não lavar o cabelo todos os dias, de preferência um dia sim e um dia não. 

Segundo a cabeleireira Janisse, “independentemente da cor do cabelo, não é legal passar três dias sem lavar”, afirma.

Matizador hidrata?

Outro produto universal, que todos aqueles com cabelos loiros usam, é o famoso matizador

“Shampoos e máscaras matizadoras vão manter o loiro no tom desejado até o próximo retoque das mechas ou da coloração. Dentro dos matizadores tem uma infinidade de tons, que vão atender cada caso. Os mais comuns são os tons roxos, que vão levar ao tom Platinum. Funcionam bem se o fundo de clareamento estiver correto, ou seja, o matizador não clareia o cabelo, apenas mantém o tom que já foi alcançado” explica Janisse.

Contudo, o matizador não é o melhor produto para hidratar, ele ajuda dando uma leve emoliência ao cabelo, mas não chega a ser um tratamento. Portanto, o recomendado é alternar nas lavagens, usando matizador, máscara hidratante ou condicionador.

5 receitas caseiras de máscara de hidratação para loiros

Para manter a hidratação em dia não é necessário gastar muito, quando estiver sem dinheiro ou simplesmente quiser optar por uma opção mais natural, faça você mesma sua máscara de hidratação. Separamos aqui 6 receitinhas bem acessíveis e fáceis de fazer, olha só:

1 - Iogurte natural

Pegue uma colher de sopa de iogurte natural + 2 gemas de ovo coadas + uma colher de sopa de máscara de hidratação de sua preferência.

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar no cabelo úmido após lavado com shampoo, deixando agir por 20 minutinhos. Em seguida, é só enxaguar com a ajuda do condicionador. 

2 - Mel com banana

Uma banana madura + uma colher de sobremesa de mel.

Amasse bem a banana e misture com o mel. Passe nos cabelos (após lavar com shampoo) e deixe por 20 minutos, enxágue com a ajuda de condicionador. 

3 - Mel com azeite

Meio copo de iogurte natural sem sabor + uma colher (sopa) de mel + uma colher (sopa) de azeite.

Misture tudo até conseguir uma mistura homogênea. Aplique após lavar o cabelo com o shampoo que preferir, deixe agir por 20 minutos e enxágue em seguida.

4 - Babosa

Polpa de uma folha de babosa + duas colheres (sopa) de um creme hidratante de sua preferência

Misture todos os ingredientes até adquirir um creme homogêneo. Aplique no cabelo após lavar com shampoo, deixe agir por 30 minutinhos e retire em seguida com água.  

5 - Abacate

Um abacate sem caroço + 2 colheres (sopa) de azeite + uma colher (sopa) de mel

Amasse bem o abacate e misture com os outros ingredientes até conseguir uma mistura homogênea. Aplique nos cabelos após lavar com shampoo e deixe o produto agir por 20 minutos, enxágue em seguida usando condicionador.

Diminuindo o Frizz

Três colheres (sopa) de creme de leite integral + uma colher (sopa) de leite de coco + uma colher (sopa) de hidratante.

Deixe o creme de leite integral, e o leite de coco descansando na geladeira por 24h. 

Em seguida, misture todos os ingredientes até obter um creme homogêneo e aplique no cabelo limpo, deixe por 20 minutos. Enxágue em seguida. 

Quando fazer

As aplicações podem ser feitas quinzenalmente se o cabelo não estiver muito danificado, caso contrário, faça uma vez por semana. É interessante variar o tipo de hidratação a cada semana para que o cabelo receba vários nutrientes, para tanto, é interessante fazer um cronograma capilar, você pode ver como fazer um clicando aqui

___________________________________________________________________________

Para entender o quão danificado está o cabelo e qual o tratamento mais adequado para o seu caso, é fundamental procurar um cabeleireiro de confiança. 

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas: 

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade