Remédios

Entyvio: medicação para Doença de Crohn e Colite Ulcerativa

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 02/04/2020Última atualização: 02/09/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 02/04/2020Última atualização: 02/09/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

As doenças autoimunes afetam uma média de 15% a 20% de toda a população, um número bastante alto. Há uma grande diversidade de tipos e características de cada uma delas.

Nenhuma doença autoimune é curável, ou seja, os tratamentos são realizados para combater sintomas, controlar e prevenir complicações que podem ser originadas pela doença.

Pensando nisso, vamos ver a seguir mais informações sobre um medicamento utilizado no tratamento de duas dessas doenças. Confira mais informações sobre o remédio Entyvio:

O que é Entyvio?

Entyvio é um dos nomes comerciais do medicamento cujo princípio ativo é o Vedolizumabe. É classificado como um imunossupressor — ou seja, atua reduzindo a atividade ou eficiência do sistema imunológico. Por isso, é utilizado para tratar duas doenças autoimunes (Doença de Crohn e Colite Ulcerativa).

Atualmente, está disponível e regulamentado em uma versão injetável.

Publicidade
Publicidade

Para que serve o medicamento Entyvio?

O medicamento Entyvio serve para tratar pacientes adultos com a doença autoimune de Crohn ou Colite Ulcerativa. Vale destacar que essas doenças não têm cura, de forma que os tratamentos são realizados para tratar os sintomas e evitar outras complicações.

Sendo assim, vamos ver mais sobre as duas patologias que este remédio pode tratar e quais as características delas:

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal e, num primeiro momento, o tratamento é realizado com outras medicações. Entre os sintomas estão:

  • Diarreia intensa;
  • Dores abdominais;
  • Artrite;
  • Olhos inflamados;
  • Febre baixa;
  • Inchaço abdominal;
  • Náuseas e vômitos.

O tratamento com Entyvio é indicado para casos em que a doença é moderada ou grave e está em sua fase ativa. Além disso, dentre as especificações, a bula indica que pacientes devem ter apresentado resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância a tratamentos mais convencionais ou com um TNF-α*.

TNF-α significa antagonista de fator de necrose tumoral alfa. Trata-se de um grupo de citocinas (um tipo de proteína) capazes de provocar a morte de células tumorais e auxiliar no controle de inflamações.

Colite Ulcerativa

A Colite Ulcerativa se caracteriza por uma inflamação no intestino grosso e é inicialmente tratada com outras medicações. Alguns dos sintomas da doença incluem:

  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Redução do apetite e perda de peso;
  • Manifestações extraintestinais — tais como aftas, dor nas articulações, coceira ou aparecimento de nódulos na pele.

O tratamento com Entyvio é indicado para casos moderados e graves da doença. Os pacientes devem ter apresentado resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância a outros tratamentos convencionais ou tratamento com TNF-α (antagonista de fator de necrose tumoral alfa).

Publicidade
Publicidade

Qual o mecanismo de ação do princípio ativo Vedolizumabe?

O princípio ativo Vedolizumabe pertence a um grupo de medicamentos biológicos chamado de “anticorpos monoclonais”. 

Sua ação ocorre da seguinte forma: ele bloqueia a proteína presente na superfície dos glóbulos brancos do sangue (responsáveis por grande parte do controle imunológico do corpo).

Essa proteína causa inflamação na Colite Ulcerativa e na Doença de Crohn. O bloqueio ocorre sobretudo na mucosa gástrica, o que faz com que o efeito imunossupressor seja mais específico para essas doenças.

Sendo assim, ao bloquear sua ação, o Vedolizumbae reduz a inflamação e — consequentemente — os sintomas dessas patologias.

Como a bula indica usar Entyvio?

O medicamento Entyvio deve ser administrado por via intravenosa (infusão na veia) e deve ser preparado e aplicado por profissionais especializados(as), em ambiente hospitalar. 

A infusão do medicamento é feita através de um sistema de gotejamento em uma veia do braço (como se fosse um soro). Esse processo leva em média 30 minutos. 

Além disso, a bula destaca que os pacientes precisam ser monitorados durante e após (aproximadamente 1 hora) a administração do medicamento.

Quanto a dosagem, a bula indica que após a dose inicial, a próxima deve ocorrer depois de 2 semanas. Depois, após 4 semanas é indicada uma nova administração. Por fim, a manutenção do tratamento e administração de nova dose deve ocorrer a cada 8 semanas.

Entretanto, vale destacar que você deve seguir as orientações do(a) médico(a) responsável pelo seu caso.

Publicidade
Publicidade

Quais os efeitos colaterais?

Todas as medicações podem causar algum efeito colateral. Entretanto, visto que cada organismo reage de forma diferente ao medicamento, algumas pessoas podem não apresentar reações e outras podem ter até mais de uma.

A bula indica como reações adversas muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes) do Entyvio: resfriado, dor nas articulações e dor de cabeça.

Há, ainda, uma lista de efeitos colaterais comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes):

  • Dor nas extremidades;
  • Bronquite;
  • Inflamação gastrointestinal;
  • Infecção respiratória nas vias aéreas superiores (nariz e garganta), gripe, sinusite, dor de garganta;
  • Formigamento na pele;
  • Pressão alta;
  • Dor no fundo da boca, nariz entupido, tosse;
  • Infecção do ânus, úlcera no ânus;
  • Náusea, azia, prisão de ventre, inchaço abdominal, gases, hemorroidas;
  • Erupção e vermelhidão da pele, coceira e eczema na pele;
  • Acne (espinhas);
  • Suores noturnos; 
  • Contração muscular involuntária;
  • Dor nas costas, fraqueza muscular, cansaço, febre.

Para saber mais sobre reações adversas raras ou muito raras, você pode consultar o(a) médico(a) e ler a bula do medicamento.

Entyvio engorda?

A bula do medicamento não indica o aumento de peso como um possível efeito colateral. Sendo assim, não há comprovações de que seu uso engorde. 

Mas vale destacar que, como mencionado no tópico anterior, dentre as possíveis reações adversas, há complicações como azia e náuseas — fatores que podem alterar a alimentação. 

Caso você realize a administração do medicamento e note alterações em seu peso sem causa aparente, informe o(a) médico(a) responsável pelo seu caso. Dessa forma, será possível que ele(a) investigue e relacione, ou não, esse fator com a medicação.

Preço: qual o valor de Entyvio 300mg?

O preço* do Entyvio 300mg pode variar conforme a sua localidade e a disponibilidade da medicação. 

Mas, em geral, a caixa com 1 frasco-ampola (com pó para solução de uso intravenoso) pode custar quase R$18.000.

*Preços consultados em fevereiro de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Tem no SUS?

Não. O medicamento Entyvio não está presente na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) de 2020 e não é considerado um medicamento de dispensa excepcional.

Por isso, atualmente não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tem genérico ou similar?

Não. O Entyvio é um medicamento do tipo biológico do laboratório Takeda e não há uma outra versão. Considerando que é um remédio biológico, caso seja criada uma versão alternativa, também será biológica. 

Vale destacar que da mesma forma que os medicamentos de referência, os biológicos têm um tempo de patente. Isso significa que por esse período, o laboratório desenvolvedor terá o direito de comercialização exclusiva.

Esse tempo é fornecido devido aos investimentos necessários durante a criação de um medicamento novo. Então, após o tempo de patente, a fórmula pode ser disponibilizada.

A única diferença é que é mais fácil romper com o período estipulado. Isso ocorre porque os remédios biológicos geralmente são desenvolvimentos para o tratamento de problemas muito específicos. 

Por isso, é bom que sejam produzidas diferentes versões, de forma a viabilizar diferentes opções de tratamentos para a doença em questão.

https://minutosaudavel.com.br/diferenca-entre-medicamento-de-referencia-similares-e-genericos/

É aprovado pela ANVISA?

Sim. O medicamento Entyvio está registrado na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com o número 106390271. Com isso, é comercializado como um medicamento seguro e eficaz — certificado por testes de qualidade.

No registro, está vinculado à categoria regulatória de “Biológicos” e à classe terapêutica de “imunossupressores”.

Como orçar?

Mesmo quando não há disponibilidade do medicamento via SUS, pacientes com laudo médico podem fazer um requerimento judicial para receber o tratamento custeado pelo Sistema Único de Saúde ou Plano de Saúde — se for o caso.

Assim, é preciso abrir um processo e seguir as requisições estipuladas. Entre elas está a entrega de documentos que incluem: 

  • Laudo médico;
  • Exames;
  • Requerimento padrão;
  • Orçamento de 3 farmácias.

Para facilitar o último procedimento, é possível contar com o auxílio da assessoria em cotações judiciais para aquisição de medicamentos, que fornece um orçamento personalizado para o seu caso de forma gratuita.

Ao acessar o link, realize o seu cadastro informando alguns dados pessoais e o medicamento em questão. Depois, clique em “solicitar cotações” e aguarde o retorno.


A Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn são doenças que acometem mais de 150 mil pessoas todos os anos no Brasil. Sendo assim, cada vez mais são necessários medicamentos como o Entyvio para a realização de tratamentos, a fim de fornecer qualidade de vida às pessoas portadoras dessas patologias.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, bem-estar e muito mais!

Imagem do profissional Francielle Mathias
Este artigo foi escrito por:

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR: 24612CompletarLeia mais artigos de Dra. Francielle
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade