Além do método de tratamento convencional, comumente feito com remédios e terapia, é possível realizar pequenas tarefas diárias que podem ajudar a controlar a ansiedade e conviver de uma forma mais fácil com ela:
Aprenda sobre seu problema
Procure pesquisar e aprender o máximo que puder sobre sua condição, além de saber e quais são os tratamentos disponíveis para que você possa tomar decisões de qual caminho seguir.
Siga as orientações do seu terapeuta
Siga sempre os cuidados e orientações do seu psicólogo ou psiquiatra e tome a medicação regularmente. Isso ajudará a manter a ansiedade controlada.
Leia mais: Ansiedade: como tratar e calmantes naturais
Conheça a si mesmo
Descubra o que desencadeia sua ansiedade e pratique atividades de enfrentamento para que você possa lidar melhor com as crises quando elas acontecerem.
Anote seu sentimentos
Mantenha um diário com seus sentimentos e experiências. Isso pode ajudar você a se lembrar do que aconteceu durante a semana para que, assim, converse melhor com seu analista sobre o que pode desencadear as crises de ansiedade.
Seja social
Grande parte das pessoas com problemas psicológicos tem como tendência se isolar do convívio social. Faça ao contrário: saia com amigos, familiares, obtenha apoio das pessoas que você gosta. Fazendo isso, pode ser mais fácil lidar com os problemas.
Cuide do seu tempo
Gerir seu tempo de forma inteligente pode fazer com que você passe menos tempo ocioso, diminuindo as preocupações excessivas e, consequentemente, as crises de ansiedade.
Agite as coisas
Não deixe a ansiedade assumir o controle da sua vida. Se você se sentir oprimido, quebre a sua rotina fazendo uma caminhada ou conversando com alguém próximo, pois isso vai dirigir a sua mente para outro lugar e manter as preocupações distantes.
Pratique atividade física
A criação de uma rotina de exercícios para ser seguida, pelo menos três vezes na semana, pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse do dia a dia.
Evite o uso de álcool, cigarro e outras drogas
Esses produtos acabam aumentando a sensação de ansiedade, então opte por não consumi-los.
Consuma menos cafeína
A cafeína é responsável por deixar as pessoas em estado de alerta, ligadas, e isso pode acabar piorando os sintomas da ansiedade.
Durma o suficiente
A falta de uma noite bem dormida pode aumentar os sentimentos de inquietação e ansiedade, então procure dormir pelo menos 8 horas diárias.
Leia mais: Mude os hábitos e descubra como dormir bem
Tenha uma alimentação saudável
Coma frutas e verduras regularmente, mantenha-se hidratado e procure comer proteínas magras – presentes no frango e no peixe.
Leia mais: Alimentação Saudável: o que é, benefícios, como ter, cardápio, dicas
Procure técnicas de relaxamento e gestão de estresse
Procure aulas de yoga, meditação, tenha um mantra diário consigo mesmo. Pequenas coisas podem promover o relaxamento e reduzir o sentimento de ansiedade.
Invista em aplicativos
Os smartphones estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Muitas atividades que eram necessárias um deslocamento, hoje podem facilmente serem realizadas por aplicativos baixados no celular. Sabendo disso, por que não utilizá-los para ajudar no controle da ansiedade?
Pacífica
Este aplicativo te ajuda a entender o que te deixa mais ansioso e o que ajuda a melhorar. Também é possível criar metas diárias, escrever um diário de pensamentos e experimentar técnicas de relaxamento para a melhora da sua saúde no geral.
MindShift
Este aplicativo tem como ideia central o modo como se vê a ansiedade. Ele não ajuda a evitá-la, mas sim a lidar com as crises e mantê-las sob controle através de exercícios, até para a respiração, como uma forma de tranquilizar-se.
HeadSpace
O aplicativo se propõe a tornar a prática da meditação mais acessível, com 10 curtas meditações guiadas e uma página onde é possível você medir seu progresso. Além disso, oferece lembretes para ajudar você a se manter no caminho certo e calmo.
WorryWatch
Esse aplicativo permite que você anote suas preocupações do momento e revise-as mais tarde, para que seja possível analisar se o resultado foi tão ruim comparado a preocupação que gerou.
Da próxima vez que você sentir uma crise de ansiedade se aproximando, o aplicativo irá gerar um relatório, como um lembrete de que o resultado real raramente foi tão ruim quanto a preocupação.
Leia também:
- Ansiedade Generalizada (TAG): o que é, sintomas, tem cura?
- Ansiolítico: o que é, para que serve, nomes comerciais, naturais