Há muitas buscas sobre alimentos que engordam e esse pode ser um motivo de preocupação para algumas pessoas ou até mesmo solução para outras, entretanto, nenhum alimento por si só é capaz de engordar alguém. E é importante que, em todos os casos, a pessoa opte pelo acompanhamento médico e nutricional para melhor análise do caso e o planejamento alimentar adequado.
Mas, a seguir, para te ajudar a entender quais são esses ditos alimentos que engordam, como consumi-los da forma adequada e evitar o ganho de peso, o Minuto Saudável preparou para você este artigo!
É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre a alimentação do dia a dia, se engordam ou não, se são nutritivos ou não, etc.
Em síntese, o ganho de peso acontece quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta ao longo do dia e, em paralelo a isso, é preciso avaliar a qualidade nutricional desses alimentos para não desenvolver problemas de saúde.
Acontece que alimentos que comumente engordam, por terem alto índice calórico (sendo a maioria inclusive com baixo valor nutricional) e estão presentes no nosso cardápio, por exemplo:
Os alimentos ricos em açúcar e pobres em nutrientes, chamados de “calorias vazias”, podem tornar-se um problema no aumento de peso e na saúde em geral quando consumido em excesso. Entre eles, estão as bebidas doces (refrigerante, sucos artificiais), sorvetes, bolachas recheadas, entre outros.
Os alimentos processados contêm corantes, acidulantes, aromatizantes, conservantes, aditivos químicos e etc. Substâncias que colaboram com um sabor mais agradável e até viciante ao paladar, mas podem ser prejudiciais à saúde, além de conter alta quantia de sódio e gorduras, com poucos nutrientes., podem conter nitratos e nitritos, que atuam como anti-nutrientes, dificuldade ou bloqueando a absorção dos poucos nutrientes sintéticos que nele foram adicionados.
Além de favorecer o ganho de peso, esses alimentos facilitam a retenção de líquidos e causam inchaços.
Leia também: O que são alimentos energéticos? Veja os benefícios na dieta
A fritura está muito longe de fazer parte de uma alimentação saudável. No geral, além de aumentarem a pressão arterial, causam problemas gastrointestinais e são pouco nutritivos, possuindo alto índice glicêmico. Portanto, devem ser evitadas no dia a dia.
Com pouca oferta de vitaminas e minerais, esses alimentos fritos oferecem uma elevada quantia calórica e facilitam o ganho de peso. O volume calórico da gordura é de 9 calorias em um grama de gordura.
Veja também: Quais são os alimentos com gordura saturada?
Apesar de muita gente ainda achar que bebidas alcoólicas não engordam, a verdade é que o álcool é bastante calórico. O próprio álcool por si só já é bastante calórico, contendo 7 calorias em cada grama de álcool. Além disso, como muitos drinks são feitos à base da mistura de bebidas, xaropes e açúcar, um copo de bebida pode ter o valor energético ainda mais elevado.
Alguns temperos e molhos prontos são muito utilizados na cozinha por seu sabor e praticidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, em geral, eles possuem muito sódio e calorias. Nesse sentido, aquela salada saudável e colorida de baixas calorias, acaba ficando muito mais calórica se acrescida destes molhos e os temperos industrializados estiverem presentes. Ou seja, vale a pena investir em temperos naturais: alho, cebola, limão, ervas, etc.
Alimentos pobres em nutrientes, proteínas, gorduras boas e fibras tem sua digestão muito mais rápida, aumentando o índice glicêmico e facilitando muito o aparecimento da fome logo na sequência, pois não favorecem a saciedade.
Já que estamos falando de alimentos que engordam, podemos citar alguns que podem causar um ganho acelerado de peso. Em geral, o consumo em excesso de alimentos que possuem muitas calorias e não saciam a fome são os principais responsáveis pelos quilinhos extras. Por exemplo, as bebidas açucaradas, fast foods, salgadinhos, salsichas processadas, sorvetes e etc.
Algo que também influencia muito no valor calórico dos alimentos é o modo de preparo, por exemplo, o frango é uma ótima opção para quem deseja ter uma alimentação saudável, porém pode ser preparado com imersão em óleo, tornando-o bem mais calórico do que a versão grelhada.
E isso vale para alimentos em geral, inclusive aqueles pratos que parecem saudáveis (como os à base de legumes), mas contêm molhos industrializados ou açúcares.
Leia também: O que comer antes do treino para emagrecer e ganhar massa?
Em algum período da vida dos bebês, é possível que eles não atinjam o peso adequado. O mais recomendado nesse caso, é optar pela procura de um (a) pediatra e nutricionista materno-infantil para receber um acompanhamento específico para o quadro, investigando as possíveis causas.
Normalmente, a alimentação para o aumento de peso vai depender da idade da criança, lembrando sempre de optar por alimentos mais saudáveis e liberadas para cada faixa etária. Até 6 meses de vida, a alimentação deve ser unicamente pelo leite materno, salvo sob orientação médica. Depois dessa idade, o consumo de alimentos naturais pode ser gradualmente estimulado.
Assim, frutas, verduras e legumes podem ser amassados ou cozidos juntos para enriquecer a refeição pastosa, além de evitar o consumo de papinhas industrializadas, são boas alternativas para o bom desenvolvimento do bebê.
Oferecer os alimentos com cortes seguros (BLW) também é uma excelente maneira de introduzir alimentos e aumentar o interesse da criança.
Apesar de ser mais comum encontrar pessoas em busca da perda de peso, há quem busque dietas com o objetivo oposto: ganhar peso para conseguir o índice de massa corporal (IMC) no seu nível ideal.
Nesses casos, é fundamental fazer isso com saúde e auxílio profissional médico e nutricional. Alguns alimentos podem ser tranquilamente introduzidos no cardápio para ganhar peso, como:
Algumas dicas podem ser aderidas durante esse processo, entre elas:
A dúvida sobre quais alimentos podem ou não engordar é realmente muito comum. Ela pode ser encontrada no cotidiano tanto de quem deseja ou precisa perder peso, como também por quem quer ou precisa ganhar peso.
É comum que as pessoas possuam particularidades em seu corpo, fazendo com que a dieta seja válida para uns e não para outros. Por isso, o melhor é buscar um (a) nutricionista para desenvolver um plano alimentar adequado com as melhores opções dentro das suas necessidades.
Acesse o Minuto Saudável e saiba mais sobre opções alimentares saudáveis!
Esp. Angela Federau
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.