A Abóbora, também chamada de Jerimum, é um fruto muito utilizado em receitas doces e salgadas.
Seu consumo proporciona diversos benefícios para a saúde e há diversas maneiras de prepará-la, utilizando não somente sua polpa, mas também suas sementes.
Conheça mais sobre o alimento:
Existem diversas variedades de abóboras disponíveis para o consumo, cada uma com suas características marcantes.
Conheça as principais:
Conhecida por conta do prato “camarão na moranga”, a moranga possui cor alaranjada tanto na casca quanto na polpa e é, geralmente, utilizada em refogados e sopas.
Ela é rica em potássio e atua na fortificação dos ossos e dentes e na previne problemas como a artrite — inflamação das articulações.
Além disso, é fonte de fibras, o que ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo.
A abóbora de pescoço, também conhecida como abóbora seca, possui casca grossa e é utilizada para fazer pães e doces.
Por fora, possui coloração verde com listras alaranjadas e, por dentro, polpa laranja.
Sua textura é fibrosa e úmida, o que a torna a principal escolhida para a fabricação do doce de abóbora.
A abobrinha é conhecida por seu uso em pratos salgados como sopas ou até mesmo recheada com carne.
Uma de suas principais características é possuir bastante água na polpa.
Tem casca fina com coloração esverdeada, que pode ser consumida inclusive crua.
As fibras presentes auxiliam no controle do colesterol, diminuem a absorção da glicose pelo organismo e ajudam no bom funcionamento intestinal.
A abóbora japonesa, também chamada de Cabotiá, tem características secas.
Sua casca é verde escura e possui aspecto grosso e muito duro, sendo utilizada em pratos salgados e, quando cozida, sua polpa fica macia.
É a abóbora com maior quantidade de vitamina A, e isso faz com que seu consumo possa auxiliar na saúde da visão e da pele.
A abobrinha menina brasileira tem sabor suave e menos adocicado que as demais, e é muito utilizada em sua forma refogada.
Possui aspecto alaranjado por dentro e verde claro por fora.
A vitamina presente em maior quantidade nas abóboras é a C.
Esse nutriente auxilia no bom funcionamento do organismo, atuando em áreas como a manutenção dos tecidos do corpo e estímulo ao bom desempenho do sistema imunológico.
O vegetal também é rico em vitaminas B, o que melhora os níveis de colesterol e ajuda no equilíbrio do corpo.
Da mesma forma, a vitamina A está presente, auxiliando na saúde da pele, cabelos e unhas. Ela também contribui para a melhora da visão.
A abóbora apresenta diversos benefícios para quem faz seu consumo recorrente. Por conta de suas propriedades nutritivas, como vitaminas e minerais, ela atua em áreas do corpo como visão, coração e sistema imunológico, estimulando o bom funcionamento do organismo. Os principais benefícios da abóbora são:
Por ser rica em vitamina A e pela presença de betacaroteno — pigmento natural que, quando ingerido, transforma-se em vitamina A — a abóbora atua na boa qualidade da visão.
Ela também possui uma substância chamada zeaxantina — antioxidante — que ajuda a proteger a retina contra raios UV.
Estudos demonstram que incluir o fruto na alimentação auxilia a regredir algumas doenças degenerativas dos olhos, que podem causar a cegueira.
Por conta da presença de vitamina A e C em sua composição, a abóbora ajuda a fortalecer a imunidade.
Além disso, o fruto possui zinco e ferro, minerais que estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico e auxiliam no combate de doenças.
Além de ser um alimento com poucas calorias, a abóbora é rica em fibras, que ajudam a prolongar o processo de digestão. Isso resulta em um esvaziamento gástrico mais lento, dando uma sensação de saciedade prolongada.
Por isso, a pessoa tende a comer menos, o que pode auxiliar na redução de peso.
Os antioxidantes que compõem a abóbora atuam no estímulo ao processo de renovação celular e na prevenção do envelhecimento precoce.
A abóbora possui minerais como o potássio e o magnésio, que ajudam a reduzir riscos de problemas cardiovasculares como a pressão alta.
Ela também atua na prevenção do acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, evitando doenças como a aterosclerose — endurecimento das artérias.
A abóbora é um alimento que auxilia no combate da prisão de ventre por conta da grande quantidade de fibras em sua composição.
As fibras são carboidratos não digeríveis, presentes em frutas e vegetais. Elas ajudam a compor o bolo fecal, auxiliando no bom funcionamento do sistema digestivo.
Entre as diferentes variedades do fruto, a Abóbora Cabotiá é a mais recomendada para soltar o intestino, pois possui a maior quantidade da substância — cerca de 2,5g a cada 100g —, que pode ajudar no combate ao intestino preso.
A abobrinha é uma variação da abóbora e a sua principal diferença está no sabor e formato.
Enquanto a abóbora moranga, por exemplo, é grande e possui forma arredondada, as abobrinhas, em geral, têm tamanho pequeno e são compridas.
Além disso, a abóbora possui mais carboidratos e calorias do que a abobrinha.
Confira a diferença entre alguns nutrientes:
Nutriente | Abóbora Cabotiá (100g) | Abobrinha (100g) |
Calorias | 48kcal | 15kcal |
Carboidratos | 10,8g | 3g |
Proteínas | 1,4g | 1,1g |
Fibras | 2,5g | 1,6g |
Cálcio | 7,6mg | 16,7mg |
Vitamina C | 7,5mg | 2,1mg |
A abobrinha possui valores superiores em relação ao nível de cálcio encontrado no alimento. Por outro lado, a abóbora tem mais vitamina C.
Ambos os alimentos são benéficos para a saúde e podem ser utilizados de formas diferentes.
Enquanto a abóbora é boa para fazer tanto receitas doces quanto salgadas, a abobrinha é mais utilizada em pratos salgados. Por isso, podem ser incluídas na alimentação de forma alternada, ajudando a compor uma dieta balanceada.
Além do uso da polpa e casca, ingerir as sementes, também chamadas de caroço, da abóbora é uma opção.
Elas podem ser consumidas em saladas e sopas, ou cruas e temperadas com especiarias.
Quando trituradas, o pó pode ser adicionado a iogurtes e sucos.
Elas possuem grande quantidade de minerais como manganês e magnésio e aumentam ainda mais os benefícios de introduzir a fruta na dieta.
A semente de abóbora serve para:
Dessa forma, vale introduzir o consumo das sementes junto com o resto da fruta, para potencializar ainda mais os benefícios do alimento.
Não há comprovação de malefícios diretos do consumo da abóbora. Apesar disso, vale sempre o consumo com moderação, uma vez que algumas pessoas podem ter alergias ao fruto.
A abóbora é um alimento versátil, que pode ser introduzido na dieta diária de diversas maneiras.
Ela pode ser consumida in natura, em forma de suco e até mesmo em molhos.
Existem algumas opções para aproveitar todas as partes do alimento. Veja algumas:
A casca da abóbora é rica em fibras. Seu consumo auxilia no bom funcionamento do intestino. Também contém flavonoides — substâncias antioxidantes — que atuam prevenindo inflamações.
Uma opção de receita utilizando a casca da abóbora são os chips.
Para fazer, basta temperar a casca com especiarias, regar em óleo e levar ao forno. É indicado utilizar as variedades de coloração mais clara.
Além de servir como um petisco ou lanche da tarde, a casca atua na prevenção de problemas da visão e da pele.
A polpa é a parte mais variável da abóbora. Ela pode ser utilizada para preparar sucos, molhos, sopas, bolos e doces.
É rica em vitamina A e C e também em nutrientes como o fósforo e o potássio, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e problemas nos rins.
Uma possibilidade de a utilizar é fazer um purê de abóbora.
Para prepará-lo, é necessário cortar a abóbora em pedaços pequenos e cozinhar até que ela fique macia.
Depois, em uma panela com um pouco de óleo, dourar alho e cebola. Em seguida, é só adicionar a abóbora e temperar a gosto.
As sementes podem ser ingeridas cruas, como um snack, ou adicionadas em saladas.
Elas também podem ser consumidas em forma de farinha, quando trituradas.
Uma opção para incluí-las na alimentação de forma simples é regar as sementes com óleo e levar ao fogo em uma frigideira. Tempere com especiarias e espere dourar. Mexa até ficarem tostadas e sirva!
A abóbora é um fruto que, além de ter aplicações em receitas diversas, é saboroso e traz benefícios para a quem o consome.
No Minuto Saudável você encontra outras opções de alimentos que fazem bem para a saúde. Continue lendo!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.