O abacate é o fruto comestível do abacateiro, cultivado em regiões tropicais e subtropicais. É comumente utilizado no preparo de receitas doces e vitaminas, mas também é normal ver essa fruta em meio a receitas salgadas (como a guacamole).
Separamos um conteúdo rico em informações sobre esse fruto que pode ser muito benéfico à saúde. Confira:
Assim como todas as frutas e vegetais, o abacate pode contribuir muito para a saúde e até proporcionar benefícios estéticos — como dar brilho aos cabelos. Veja alguns exemplos:
O abacate é rico em vitamina C, ativo que ajuda na metabolização do colágeno (substância que garante firmeza à pele). Assim, pode ser um grande aliado no combate às estrias, rugas e celulites.
Pensando nisso, pode ser interessante escolher cremes e até máscaras faciais que tenham o abacate como um componente, visto que pode aumentar a elasticidade e dar uma melhor aparência à pele.
O abacate é rico em ácido fólico e, durante a gravidez, pode auxiliar na prevenção de doenças congênitas do bebê, como o mau fechamento da coluna vertebral do feto ou problemas no sistema nervoso.
Para que seja realmente eficaz, deve ser consumido antes de engravidar ou durante o primeiro trimestre da gestação, em conjunto com uma alimentação saudável e acompanhamento obstétrico.
Sabemos que ingerir frutas antes dos exercícios pode fazer bem, pois geralmente são leves e fornecem energia. A banana é uma das mais famosas, por prevenir cãibras.
Entretanto, consumir abacate antes de praticar exercícios físicos também pode ser uma boa opção.
Por exemplo, devido à vitamina C presente no abacate, ele auxilia no combate à fadiga muscular. Isso pois essa vitamina tem propriedades antioxidantes, de forma que combate os radicais livres — agentes que provocam o envelhecimento da célula e facilitam o aparecimento da dor.
Além disso, essa fruta também auxilia na hipertrofia muscular, já que fornece energia para o treino, e proteínas que ajudam na recuperação do músculo.
O abacate contém um nível alto de ômega 3, grande aliado para prevenir problemas de memória, pois estimula a circulação sanguínea e pode aumentar a capacidade de concentração.
Apesar de ser uma fruta calórica e com alto teor de gordura, o abacate também é rico em fibras. Elas ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade, o que evita a compulsão alimentar.
Além disso, as fibras também ajudam na regulação do funcionamento do intestino, o que pode ser benéfico para reduzir o inchaço.
O abacate possui muitos ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis, o que ajuda no controle do colesterol LDL (ruim) e aumenta o colesterol HDL (bom).
Ainda, por ser rico em ômega 3, 6 e 9, além de diminuir o colesterol também diminui a glicemia (excesso de açúcar no sangue). Com isso, auxilia no controle e prevenção de problemas cardíacos.
Esses são somente alguns dos benefícios diretos que o abacate pode proporcionar. Além disso, destacam-se estudos que buscam comprovar que o ácido oleico (maior parte da gordura do abacate) pode auxiliar na prevenção e combate ao câncer.
Apesar de ter muitos benefícios, o abacate também pode trazer malefícios. Como tudo na vida, se for consumido em excesso ele pode fazer mal. Nesse caso, isso se dá devido ao alto teor de gordura da fruta (77% das calorias do abacate são gordura).
Sendo assim, para incluir ele em sua dieta, basta fazer isso com moderação para garantir seus efeitos benéficos. Além disso, apesar da casca grossa do abacate ser uma defesa contra a penetração de agrotóxicos, prefira o consumo de orgânicos, visto que essas substâncias podem ser muito prejudiciais.
Em média, um abacate inteiro possui 270g. Considerando o consumo de uma porção de 135g (metade da fruta), tem-se aproximadamente 216kcal.
Dessas calorias, conforme mencionado, 77% são de gordura. Mas vale destacar que, em geral, as frutas possuem uma gordura boa — um dos benefícios do abacate é, inclusive, aumentar o colesterol bom (HDL).
Além disso, outro fator interessante é que, em uma porção de 135g de abacate, há apenas 11,5g de carboidratos. Considerando que estudos e especialistas indicam uma média de 100g a 150g de carboidratos por dia, o abacate apresenta um teor não muito alto.
Ainda, essa fruta é rica em fibras (9,0g por porção de 135g), além de proteínas (2,7g por porção de 135g).
Em casos de dietas de emagrecimento ou restrições alimentares, é sempre necessário o acompanhamento de um(a) nutricionista, a fim de manter a saúde e atingir os resultados desejados.
O abacate tem muitos nutrientes, mesmo em sua casca e principalmente no caroço (possui cerca de 50% a 70% mais nutrientes que a polpa). Sendo assim, é ideal para quem busca cuidar da saúde e melhorar a alimentação. Confira:
Nosso organismo não consegue produzir vitaminas por si só, por isso é necessário a ingestão delas através do consumo de alimentos.
Elas são essenciais para o desenvolvimento e metabolismo, apesar de não serem utilizadas como fonte direta de energia. Nosso corpo necessita de vitaminas em pequenas quantidades, mas a falta delas pode causar diversas doenças.
Pensando no quanto são importantes, vejamos agora as principais vitaminas do abacate e os seus benefícios:
Caso você possua alguma deficiência no nível de vitaminas (diagnosticada a partir de exames), é essencial manter o acompanhamento com um(a) nutricionista. Assim, será possível realizar o tratamento adequado e ter uma dieta específica.
Os minerais compõem aproximadamente 4% do corpo humano e são responsáveis por funções como a manutenção dos tecidos. Além disso, compõem sistemas enzimáticos que garantem o funcionamento de funções vitais como a digestão.
Dentre os minerais, temos o Cálcio (principal responsável pela manutenção dos ossos e dentes), o Ferro (sua ausência pode causar anemia) e o Potássio (essencial para o funcionamento do sistema nervoso e de músculos, inclusive o coração).
A seguir, veja a tabela referente aos minerais presentes em uma porção (135g) de abacate cru:
Mineral | Quantidade (135g) |
Cálcio | 16,2mg |
Cobre | 0,3mg |
Ferro | 0,7mg |
Magnésio | 39,2mg |
Manganês | 0,2mg |
Fósforo | 70,2mg |
Potássio | 654,8mg |
Zinco | 0,9mg |
Junto com as vitaminas, esses minerais ajudam a manter a boa saúde do organismo.
O abacate pode ser consumido in natura, basta descascar e retirar o caroço. Além disso, também é possível utilizar a fruta para fazer vitaminas, sozinha ou com outras frutas.
Também é utilizado em muitas receitas, tanto doces como salgadas. Sem dúvidas a mais famosa é a “guacamole”, originada no México, que consiste em amassar o abacate e misturar cebola, tomate e coentro. Por fim, basta temperar com suco de limão, sal, pimenta e azeite — formando quase um purê.
Além disso, também é comum ver o abacate sendo utilizado em saladas e até junto com torrada e ovos (avocado toast) como uma opção de café da manhã ou lanche. Ainda, é possível fazer mousses e sorvetes com a fruta.
O importante é sempre tentar consumir a fruta de maneira saudável, a fim de manter seus benefícios e propriedades naturais.
Conforme mencionado, o caroço do abacate pode ser até 70% mais rico em nutrientes do que a polpa da fruta. Sendo assim, ao invés de jogar fora e desperdiçá-lo, você pode buscar por receitas alternativas, a fim de receber todos os benefícios da fruta.
A semente (caroço) do abacate é composta principalmente por ácidos graxos, fibras, carboidratos e proteínas. Seus benefícios abrangem ação anti-inflamatória, redução do colesterol, controle da diabetes, redução da pressão arterial, etc.
Pensando no grande valor dessa parte da fruta, separamos uma receita para aproveitá-la: uma farinha do caroço do abacate. O passo a passo é simples:
A forma mais simples de utilizar é misturá-la em sucos, vitaminas ou chás. É ideal sempre incluir algum outro ingrediente doce (como banana) para misturar a farofa do caroço, visto que o sabor é amargo.
Também é possível encontrar essa farinha pronta em casas de produtos naturais.
Sim. Pode parecer um pouco estranho realizar essa mistura, mas quando o abacate é utilizado para fazer guacamole — por exemplo —, utiliza-se o suco de limão como parte do tempero.
Considerando o sabor azedo e cítrico do limão, na culinária se acredita que a mistura ressalta o sabor do abacate, principalmente junto com outros ingredientes (como cebola e pimenta).
Mas também é possível comer a fruta in natura e pingar algumas gotas de limão, igualmente para dar destaque ao sabor natural.
Além disso, não existe nenhum indício de que a mistura das duas frutas pode causar algum malefício. Sendo assim, caso seja do agrado do seu paladar, não há problema.
Sim. O abacate pode trazer muitos benefícios a partir de seu consumo, desde alívio da fadiga até controle dos níveis de colesterol.
Entretanto, conforme mencionado, é uma fruta com alto teor de gordura (mesmo que seja uma “gordura boa”). Sendo assim, o ideal é consumir uma quantidade pequena, principalmente se for diariamente.
Além disso, é muito importante realizar um acompanhamento com nutricionista. Com isso, será possível ter uma dieta balanceada, com quantidades e alimentos específicos para suas necessidades e objetivos.
Apesar de não ser muito consumido no Brasil, o abacate é uma fruta rica em benefícios e bastante versátil — visto que está presente em receitas salgadas, doces e em sua forma natural.
Você já conhecia as propriedades e as vantagens de consumir o abacate?! Há mais conteúdos sobre alimentação que você pode conferir.
Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, alimentação e bem-estar!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.