Com 29 semanas de gestação, faltam cerca de 10 semanas para o parto e é normal que a ansiedade e o frio na barriga acompanhem a mamãe a partir de agora.
A barriga já está grande, o que pode causar alguns incômodos como dores nas costas e dificuldades para deitar, subir ou descer escadas e agachar.
A gestante também precisa cuidar da sua alimentação, já que alguns nutrientes ajudarão na formação dos ossos e sangue do neném.
Por isso, consumir alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas e legumes verdes, como brócolis e couve) e cálcio (leite e sementes, como soja e grão-de-bico) é fundamental nessa fase da gestação.
Os pais ainda podem pesquisar sobre amamentação, vacinas e cuidados importantes para a reta final da gestação e primeiros meses após o nascimento.
Com 29 semanas de gestação, a mãe e o neném estão no 7º mês. Nessa fase, o bebê já está com todos os órgãos formados, embora alguns ainda precisem passar por um processo de maturação ou crescimento. Ele também já começa a se virar para encaixar na pélvis da mãe e esperar o parto.
Nessa fase, as células responsáveis pelo controle da temperatura corporal já estão desenvolvidas. Além disso, o sistema nervoso e bilhões de neurônios já estão presentes no cérebro e no corpo do pequeno.
A pele do bebê, que antes era enrugada, agora começa a ficar lisa e rosada. As unhas e alguns pelos (como sobrancelhas e cílios) podem começar a crescer nessa fase.
Leia mais: Terceiro trimestre de gravidez: conheça os sintomas e exames
Na 29ª semana, o neném pesa cerca de 800g e mede aproximadamente 36cm, devendo crescer e ganhar peso cada dia mais. É aproximadamente o tamanho de um repolho!
Nessa fase, a mamãe deve sentir o bebê mexer-se com frequência e em intervalos máximos de 12 horas. Mas o ritmo e a agitação podem variar para cada criança.
É muito comum que a movimentação do pequeno aconteça quando a grávida estiver deitada e relaxada.
Isso ocorre porque, quando a mulher está acordada e agitando-se, os movimentos embalam o bebê fazendo-o dormir. Já quando a mãe deita, esses movimentos cessam e o neném tende a acordar e se movimentar.
O 3º trimestre da gravidez é marcado por alguns desconfortos sentidos pela gestante. Dores nas costas, inchaço, cólicas, dificuldade para dormir e contrações são as principais queixas dessa fase.
Todos esses sintomas, inclusive as contrações, são naturais e já podem ser sentidos a partir da 25ª semana.
Em grande parte dos casos, as contrações que acontecem nessa época da gestação são as chamadas “contrações de treinamento”.
No início, elas são indolores e quase imperceptíveis e são como um treinamento para os músculos do útero se prepararem para o parto.
Elas também não devem durar mais de 1 minuto e os intervalos entre cada uma deve ser superior a 10 minutos.
Com 29 semanas, contrações são normais desde que não sejam acompanhadas de dores intensas, sangramento, febre ou dilatação do canal vaginal.
Caso tenha contrações acompanhadas de algum desses quadros, a gestante deve procurar um serviço médico com urgência.
Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?
A 29ª semana de gestação é um ótimo momento para acertar todos os detalhes para a chegada do neném. O pequeno já está completamente formado e começa a encaixar-se na pélvis da mamãe.
As contrações e outros sintomas já podem ser sentidos e não devem preocupar desde que sejam passageiras e leves.
O Minuto Saudável traz muitos outros conteúdos sobre gravidez. Acompanhe nossas postagens!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.