A 27ª semana de gestação marca o fim do 6º mês e o início do 3º trimestre. Faltam aproximadamente 13 semanas para o neném nascer. 

Nessa fase, as roupas devem prezar pelo conforto. Calças e saias que não apertem a barriga são boas opções para o vestuário. 

Outro detalhe que pode ser acertado nessa época é o hospital ou a maternidade. Depois de escolhida, deve-se buscar informações sobre o que ela oferece (como toalha de banho ou jogo de cama) e o que deverá ser preparado para a estadia da mamãe e do bebê.

O quarto do bebê, o berço, o enxoval e a cadeirinha para automóveis também já podem ser organizados e comprados.

Muitos dos sintomas característicos do fim da gestação ainda não estão presentes. Mas é muito comum que hemorroidas, varizes e cãibras nas pernas surjam daqui em diante.

Para prevenir ou amenizar essas complicações, o ideal é falar com o obstetra.

Os cabelos e a pele também podem sofrer alterações.

Em algumas mulheres, os hormônios os tornam mais brilhantes. Em outras, eles podem ficar mais secos ou oleosos dependendo de como cada organismo reage às transformações da gravidez.  


Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?

Qual é o tamanho do bebê com 27 semanas de gestação? 

Com 27 semanas, o neném mede entre 34cm e 36cm e pesa aproximadamente 1kg. Órgãos como o cérebro e o pulmão ainda estão sendo desenvolvidos.  

As papilas gustativas já se desenvolveram, ou seja, ele consegue perceber o gosto do líquido amniótico, que se altera conforme o que a mãe come. 

Pratos picantes com pimenta podem causar soluços no bebê. Já os sabores doces podem causar agitação no pequeno.  

Ele também já consegue chupar o próprio polegar, o que o acalma quando está agitado. Esse movimento serve como treino para aprender a sugar a mama e assim poder alimentar-se depois do parto.    

Nessa fase da gestação, o neném ainda está coberto com a camada de pelo que o reveste (lanugem). 

Além da lanugem, existe outra camada chamada vérnix, que também recobre todo o neném. Ela consiste em uma substância esbranquiçada (parecida com nata). 

Ambas protegem o bebê de infecções de pele que podem acontecer durante a gestação ou o parto.  

O bebê dorme muito? 

Sim, a atividade favorita do neném dentro da barriga é dormir, podendo chegar a 12 horas de sono.  

Ele tende a dormir a maior parte do tempo em que a mãe está acordada. Isso acontece porque os movimentos da gestante enquanto está acordada acabam embalando o pequeno. 

Por outro lado, quando a grávida se deita, esses movimentos diminuem e, assim, o bebê acorda. 

Por isso, é muito comum que as mamães se queixem da dificuldade de dormir, já que quando elas estão relaxadas e quietas, o bebê tende a estar acordado e cheio de energia.

Muitas mulheres se preocupam com o sono do bebê. Mas há coisas bem interessantes sobre o sono delas próprias nessa fase. 

É comum que ocorram sonhos mais vívidos e intensos por causa da grande quantidade de hormônios liberada na corrente sanguínea durante a gestação. 

Esses hormônios podem influenciar as emoções da gestante e a forma como ela percebe as situações e processa as informações.   

A Associação Americana de Gestação acredita que seja possível haver mais pesadelos ou facilidade de lembrar os sonhos ao longo do dia. 

Leia mais: Sétimo mês de gravidez: conheça as mudanças da mãe e do bebê

Como são os exames a partir de 27 semanas?   

A partir de agora, os exames de ultrassom podem ser solicitados com mais frequência, principalmente se a gravidez for de risco. 

O obstetra pode requerer alguns exames com imagens mais detalhadas que mostram o desenvolvimento interno do bebê, como a ecocardiografia fetal para ver o funcionamento do seu coração. 

Além desses, os outros exames que poderão ser feitos a 27ª semana de gestação são: 

Dopplerfluxometria 

Outro exame que pode ser feito nessa semana, é a Dopplerfluxometria, que analisa como está a placenta e a circulação sanguínea do neném. 

Ele também avalia se o pequeno está recebendo a quantidade correta de nutrientes e oxigênio.

Esse exame é igual uma ultrassom e não requer nenhuma preparação como jejum ou ingestão de água.  

Exame de diabetes gestacional 

O teste é bem simples, embora precise ser feito em um laboratório ou hospital.  

A grávida deverá ingerir um pouco de glicose e depois fará alguns exames de sangue que, em pouco tempo, dirão se a mulher desenvolveu diabetes durante a gestação.  

A diabetes gestacional requer alguns cuidados especiais (na alimentação, por exemplo) e se não for tratada pode induzir um parto prematuro


A 27ª semana marca o início do 3º trimestre. A maternidade, o quarto e o enxoval do bebê já podem ser definidos e preparados. 

Se do lado de fora, a ansiedade e a expectativa são grandes, do lado de dentro, o neném gosta de dormir. 

Para garantir a tranquilidade do sono do bebê e da mamãe, os exames como ultrassom devem ser feitos sempre que solicitados pelo médico obstetra. 

O Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre gestação. Confira nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *