Um dos momentos mais esperados na gestação é sentir o bebê se mexer. Muitas mulheres conseguem sentir os movimentos do bebê por volta da 16ª e 20ª semana de gestação (final do 4º e durante o 5º mês). Os gestos costumam ser leves, mas perceptíveis. Em uma segunda gestação isso pode acontecer mais cedo. 

Outro momento marcante acontece quando a mulher está com 18 semanas de gestação. A partir de agora, será mais fácil conseguir ver os órgãos genitais no exame de ultrassom.

Se for uma menina, seu útero e trompas já estarão formadas. Se for menino, será ainda mais fácil de enxergar o órgão genital na ultrassom.

18 semanas de gestação são quantos meses?

Quando a gestante está com 18 semanas de gestação, significa que ela está no final do 4º mês de gravidez. É um momento importante e muito esperado, em que a mãe começa a perceber suaves movimentos do bebê dentro da barriga. 

O desenvolvimento do bebê: tamanho e peso

Nessa fase, o bebê já cresceu bastante e está pesando cerca de 150g e mede em torno de 12 cm, o tamanho aproximado de uma batata-doce. É claro que isso pode variar dependendo da estatura dos pais. 

A mãe já consegue sentir os movimentos do bebê, pois os ossinhos dele estão se fortalecendo e começam a surgir os músculos. Por isso, costuma ser natural que ele comece a se movimentar.

Esse momento é importante, pois já começa a se formar no bebê suas impressões digitais. Característica que irá diferenciar ele de todos os outros e mostrar que ele é único.

O bebê começa a fazer movimentos respiratórios, bocejar e soluçar, já como um treino para quando for precisar mesmo respirar. A placenta ainda é responsável por dar a ele o oxigênio necessário.


Seu coraçãozinho começa a bater duas vezes mais rápido que o da mamãe. Ele também começa a ouvir sons internos, como os batimentos cardíacos da mãe e o ruído da passagem de sangue pelo cordão umbilical. 

Dentro de pouco tempo, o bebê já consegue ouvir os sons externos como a voz dos pais.

Nessa fase, o intestino do bebê está se desenvolvendo e começa a produzir as primeiras fezes (o mecônio), que são formadas pelo líquido amniótico que ele engole.

Sintomas da gestante com 18 semanas de gestação

Nesse momento o bebê está se desenvolvendo rapidamente, o que acaba exigindo bastante do organismo da mãe. Portanto, alguns sintomas podem ser percebidos:

Fraqueza

É comum nessa fase, com tantas mudanças acontecendo de forma rápida, que a mãe eventualmente sinta-se mais fraca. 

Além do seu coração estar trabalhando em torno de 40% a 50% mais do que antes, a barriga da mulher já começa a crescer e pesar. Além disso, o bebê se desenvolve a todo vapor. Isso tudo consome muita energia.

Por isso, é importante que a gestante procure repousar bastante nessa fase, além de se alimentar bem para repor suas energias. Também deve evitar fazer esforços e ter cuidado com a sua postura para evitar dores nas costas.

Tontura 

Na gestação, é comum a pressão sanguínea diminuir devido a ação dos hormônios e do aumento de sangue circulando no corpo (em média 1,5 litro a mais). Isso pode causar vertigens e mal-estar. 

Com o útero em crescimento, ele começa a exercer pressão nos vasos sanguíneos, podendo também causar desconforto.

Para aliviar esse sintoma, é importante que a gestante procure levantar lentamente para evitar possíveis acidentes, além de se alimentar em intervalos menores para controlar os níveis glicêmicos.

Mudanças na pele (manchas e espinhas)

Essa fase é marcada por um aumento nos níveis de hormônio. Isso pode causar o aparecimento de manchas e espinhas, principalmente no rosto. Não é uma regra, mas pode acontecer dependendo do organismo de cada mulher.

Aumento do apetite

Nessa fase, a azia costuma dar uma trégua. Apesar de isso ser bom, por outro lado, o apetite pode aumentar. Consequentemente, podem aparecer os desejos estranhos de comer determinados alimentos.

Além do aumento do apetite, a gestante pode ganhar peso de forma acelerada nesse período. A vontade de comer a todo momento e o bebê crescendo rapidamente acaba acelerando o ganho de peso.

Ainda que seja normal o ganho de peso, é importante consumir alimentos saudáveis.

Corrimento

O corrimento vaginal branco e sem cheiro durante a gravidez costuma ser normal. Ele pode estar relacionado com as mudanças fisiológicas que acontecem nesse período.

Porém, a gestante deve estar atenta em qualquer alteração no corrimento como a presença de mau cheiro, coceira ou dor abdominal. Nesses casos, deve-se procurar seu (sua) médico(a), pois pode ser um caso de infecção.

Qual o tamanho da barriga com 18 semanas de gestação?

Em geral, com 18 semanas já dá para perceber que a mulher está grávida, pois a barriga começa a ficar arredondada.

Ela ainda não é grande, mas já dá para perceber uma saliência, que irá crescer cada vez mais rápido agora.


Agora que provavelmente você já sabe o sexo do bebê, já pode começar a pensar no enxoval. Que fase maravilhosa!

Se ainda não conseguiu descobrir, fique tranquila e tente segurar mais um pouco a ansiedade pois logo você saberá. Aproveite esse momento tão especial para curtir em família cada movimento do bebê. 

Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre cada fase da gestação.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.