Remédio caseiro para tosse: como aliviar os sintomas?

0

Assim como a cura, o tratamento para a tosse depende do diagnóstico estabelecido e a causa determinada. Portanto, tratando-se a condição subjacente, é provável que a tosse desapareça.

Para pessoas saudáveis, existem algumas medidas a serem tomadas em casa que aliviam o desconforto e costumam resolver o problema em alguns dias. Contudo, vale ressaltar que certas receitas caseiras não são comprovadas cientificamente.

Portanto, caso os sintomas persistam por mais de cinco dias, consulte um médico.

Nos casos de tosse provocada por bactérias, é provável que o médico receite um antibiótico. Podem ser prescritos também xaropes ou supressores de tosse com codeína.

O tratamento caseiro inclui:

Manter-se hidratado

Beber ao menos 8 copos de água por dia facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios. É o melhor tratamento quando a tosse atinge crianças menores de 4 anos.

Outra dica para as crianças é água morna ou suco de maçã. Você também pode tomar outros líquidos para hidratar a garganta, mas evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá preto, chá mate e café.

Consumir mel

O mel acalma a garganta inflamada e as membranas mucosas. É rico em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, além de intensificar a lubrificação do trato respiratório superior (faringe, laringe e boca).

PUBLICIDADE

Apresenta também em sua composição vitamina C e flavonoides (função analgésica e antiviral). É indicado principalmente durante a noite, quando a tosse está atrapalhando o sono. Você pode usá-lo com chá e gengibre.

Tome cuidado para não ingerir em excesso, pelo seu alto teor calórico.

Atenção!

Não dê mel para crianças com menos de 1 ano, pois seu sistema imunológico ainda não as protege da bactéria Clostridium botulinum, que pode ser encontrada do mel.

Fazer inalação

O vapor de óleos essenciais ajuda aumentar seus benefícios. Use óleo de melaleuca, própolis e eucalipto, que acalmam as vias aéreas e abrem a passagem de ar, além de ajudarem a combater bactérias e vírus. É importante evitar essa prática se a tosse for causada por asma.

Modo de preparo:

Coloque água fervente em uma tigela e deixe esfriar por 1 minuto. Adicione 2 gotas de um dos óleos e misture. Aproxime a cabeça da tigela e se cubra com uma toalha para prender o vapor. Inspire profundamente de 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia.

Outra dica é inalar água quente, pois ajuda a soltar a congestão do nariz.

Umidificar o ar

Aumente o teor de umidade do ar com umidificadores, vaporizadores ou até mesmo colocando toalhas molhadas ou bacias com água nos cômodos. Banhos quentes com a porta aberta também ajudam a aumentar a umidade do ar, distribuindo o vapor.

Quando os umidificadores não são limpos corretamente, eles podem fazer mais mal do que bem, chegando a transferir fungos e bactérias para o ar.

Fazer gargarejo com água salgada

A prática alivia as dores da garganta, diminui o inchaço e desloca o muco.

Misture ½ colher (chá) de sal em 240mL de água quente, dissolva e gargareje por 15 segundos. Cuspa e repita até acabar a água.

Chás para tosse

Evite bebidas geladas e faça gargarejos, pois alimentos e bebidas muito gelados podem aumentar a irritação na garganta. Opte por chás como camomila, limão e mel, erva cidreira, erva doce e sucos.

Confira algumas receitas que podem ajudar a acalmar as vias aéreas, soltar o muco, relaxar os músculos da garganta e/ou reduzir a inflamação:

Chá de raiz de alcaçuz

Coloque 2 colheres de sopa de raiz de alcaçuz seca em uma caneca com 240mL de água fervente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e beba 2 vezes por dia.

Este remédio caseiro não é indicado se você estiver tomando esteroides ou tiver problema nos rins. Se a glicirriza (substância ativa presente na raiz) te causa algum efeito colateral, compre o alcaçuz desglicirrizado em lojas de produtos naturais.

Chá de eucalipto

Coloque 1 colher (chá) de folhas picadas de eucalipto ou 3 a 6 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma xícara de água fervente. Adicione 1 colher (sopa) de mel e deixe repousar de 10 a 15 minutos. Coe e beba de 3 a 4 vezes ao dia.

Chá de tomilho

Esmague 2 colheres de tomilho fresco ou seco e coloque em uma xícara com água fervente. Deixe descansar por 2 minutos. Coe antes de beber.

Se quiser, adicione mel e limão.

Chá de açafrão

Coloque meia colher (chá) de pó de açafrão em um copo de leite quente e misture. Outra dica é colocar uma colher (sopa) do pó em 4 xícaras de água fervente.

Deixe descansar e coe.

Chá de equinácea com gengibre e mel

Adicione 2 colheres (chá) da raiz ou folha de equinácea e 5cm de gengibre fresco em 1L de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos.

Coe e beba morno.

Chá de hortelã

Adicione 1 colher (chá) de folhas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba.

Chá de hortelã-pimenta e gengibre

Dissolva a hortelã-pimenta e o gengibre em pó em suco de limão. O gengibre ajuda a soltar o muco e, junto com a hortelã-pimenta, suprime a irritação da garganta.

Outra dica é adicionar 3 colheres (sopa) de gengibre picado e 1 colher (sopa) de hortelã-pimenta em 4 xícaras de água. Ferva a água e mantenha no fogo até reduzir um pouco a água. Coe, deixe esfriar e adicione um colher de mel. Tome uma colher de sopa sempre que possível.

O chá pode também ser feito apenas com o gengibre.

Outras receitas caseiras

Suco de guaco com cenoura

Broncodilatador, alivia a tosse com catarro.

Bata no liquidificador 5 folhas de guaco, 1 cenoura e 2 ramos de hortelã-pimenta. Coe e adoce com mel. Beba várias vezes ao dia.

Suco de laranja e limão

Misture 1 laranja espremida, 1 limão espremido, 1 colher de mel e 3 gotas de extrato de própolis. Beba a solução.

Mel com limão e própolis

Misture 8 colheres (sopa) de mel e 8 (gotas) de extrato de própolis ao suco de 1 limão médio. Beba de 3 a 4 vezes ao dia.

Cenoura e mel

Centrifugue 4 cenouras médias e junte o suco a 1 xícara mel. Guarde em um recipiente tampado e tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.

Orégano e mel

Misture 1 colher (sopa) mel com 1 colher (café) orégano e aqueça por alguns segundos no micro-ondas. Tome o xarope morno de 3 a 4 vezes ao dia.

Xaropes de alho e sabugueiro também são conhecidos pela sua eficácia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.