A Melaleuca Alternifolia, ou tea tree, é uma árvore da família das mirtáceas. Visto que é de origem australiana, existem registros de povos aborígenes da Austrália que faziam seu uso há milhares de anos.

Mas muito mudou em seu cultivo e uso com o passar dos anos. Antigamente, a colheita era feita diretamente nos pântanos onde caíam suas folhas. Atualmente, existem também plantações de pequenas mudas.

O cultivo também continua sendo realizado em regiões pantanosas da Europa, Ásia e América do Sul. Além da Austrália (Oceania), claro.

Além disso, na antiguidade era basicamente utilizada como um remédio, ajudando na cura de doenças — o que motivou diversas lendas sobre sua origem. Mas hoje suas propriedades são bastante exploradas, proporcionando um amplo uso.

Neste texto nós vamos explicar para que serve a Melaleuca, seus benefícios e como utilizá-la. Confira:

O que é melaleuca e para que serve?

A Melaleuca é uma planta que tem seu óleo essencial extraído para uso. É muito utilizada em produtos da indústria farmacêutica e em cosméticos, visto que suas propriedades são abrangentes. Ela pode ser usada com finalidades bactericidas, fungicidas, expectorantes, etc.

Alguns exemplos de produtos que podem, eventualmente, ter a Melaleuca na composição são:

  • Shampoos anticaspa;
  • Sabonetes faciais para pele oleosa;
  • Fortalecedor de unhas;
  • Creme dental;
  • Óleo secativo de espinhas.

A seguir veremos alguns de seus benefícios e, em seguida, como utilizá-la de diversas formas.


Quais os benefícios do óleo de Melaleuca?

A lista de benefícios é longa, pois o óleo essencial de Melaleuca é antisséptico, fungicida, germicida, anti-inflamatório, entre outras propriedades. Como exemplo, podemos citar:

  • Combate à acne;
  • Trata fungos nas unhas;
  • É anti-caspa;
  • Auxilia a flora bucal;
  • É anti-frieiras;
  • Tem ação antisséptica;
  • Auxilia em casos de gripes e sinusite.

Como usar Melaleuca?

Já vimos que a Melaleuca tem uma ampla gama de aplicabilidades. Entretanto, vale destacar que seu uso sempre é feito a partir do óleo essencial obtido através de suas folhas, não é possível utilizar — por exemplo — o chá da planta.

Assim, em primeiro lugar, é importante ter em mente que os óleos essenciais são super concentrados. O que isso quer dizer? Significa que não é necessário uma grande quantidade na hora de usar.

Pelo contrário, deve-se sempre fazer uso de pequenas gotas. Além disso, no geral você deve sempre diluir o óleo essencial em água ou em algum óleo vegetal (rosa mosqueta, amêndoas, coco). Com exceção de aplicações muito específicas, como em uma pequena espinha.

Vale destacar que o uso de óleos essenciais se caracteriza como um tratamento complementar. Ou seja, nunca dispense a assistência médica.

Para entender melhor a sua aplicação, separamos alguns de seus usos mais comuns e vamos ensinar pra você como manipular corretamente o óleo de Melaleuca. Confira:

Unhas

Por conta de suas propriedades fungicidas e anti-inflamatórias, a Melaleuca é altamente recomendada em caso de micose ou inflamação nas unhas. Entretanto, é sempre necessário consultar o(a) médico(a) previamente. 

Isso pois pode ser que, em seu caso, não seja recomendado o uso do tea tree. Ou, ainda, há casos em que a orientação médica é que você procure uma farmácia de manipulação. Dessa forma, é possível fabricar um óleo com as concentrações ideais para seu problema.

Além disso, muitas vezes o óleo é utilizado em conjunto com o tratamento medicamentoso.

Para aplicar o óleo nas unhas é bem simples. Molhe um cotonete e pingue nele uma gota de Melaleuca. Então, aplique diretamente na área afetada uma ou duas vezes ao dia até que melhore.

Micose

Apesar de ser muito comum o desenvolvimento de micose nas unhas, ela também pode surgir em outras regiões. Isso pois se trata de uma infecção causada por fungos, que podem atingir também os cabelos e a pele.

Nesses casos, o óleo essencial de Melaleuca também funciona como um fungicida. Entretanto, a aplicação difere da que vimos anteriormente, nas unhas. 

Para utilizar o tea tree nos cabelos, por exemplo, você pode pingar 3 gotas no shampoo (apenas na quantidade que vai utilizar na lavagem). Lave normalmente o cabelo, massageie bem para auxiliar na penetração e enxágue.

Realize o procedimento durante as lavagens até que melhore.

Já em casos de micose na pele, dilua 2 ou 3 gotas de Melaleuca em uma colher de óleo vegetal. Espalhe na área afetada até que a pele absorva. Você pode fazer isso uma vez ao dia, todo dia, até que a micose desapareça.

Também é comum que seja necessário um tratamento medicamentoso. Por isso, procure um(a) médico(a).

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele que não tem cura. Trata-se de uma patologia crônica e caracteriza-se por vermelhidão que causa descamação e feridas na pele. Em geral, as lesões aparecem no couro cabeludo, cotovelo e joelho.

Caso você apresente sintomas da doença, é imprescindível procurar um(a) profissional da saúde a fim de obter o diagnóstico correto.

Em caso de autorização médica, você pode utilizar o tea tree como tratamento complementar. A aplicação deve ser feita na área afetada, sempre diluindo-o (2 ou 3 gotas) em uma colher de óleo vegetal.

A Melaleuca pode auxiliar no alívio dos sintomas da Psoríase, visto que possui poderosas propriedades cicatrizantes e que auxiliam no sistema imunológico (possível causador da doença).

Melasma

O melasma acomete muitas mulheres (apenas 10% dos casos são em homens). Ocorre frequentemente devido mudanças hormonais e é caracterizado por hiperpigmentação (manchas) na pele — principalmente no rosto.

Esse distúrbio ainda não tem cura. Portanto, os tratamentos são realizados apenas para amenizar ou clarear as manchas.

Vale destacar que é fundamental procurar um(a) dermatologista antes de realizar qualquer tratamento. Assim você pode receber um diagnóstico correto e não fazer tratamentos de forma independente — o que pode piorar o problema.

Há casos de pessoas que utilizam o óleo essencial de Melaleuca para clarear o melasma na pele. Isso é possível devido ao peróxido de benzoíla, ácido presente na Melaleuca, que pode remover manchas e clarear a pele após um curto período de uso.

A aplicação normalmente é feita com um algodão. É necessário diluir, em um potinho com água, 2 ou 3 gotas de tea tree. Em seguida, basta molhar bem o algodão e aplicar na área afetada.

Mancha na pele

O surgimento de manchas na pele pode ocorrer por diversos fatores: hormonais, genéticos, fungos, lesões, idade, etc. Por isso, antes de realizar qualquer tratamento para eliminá-las, procure sempre um(a) dermatologista.

Em alguns casos, a Melaleuca pode ser útil. Isso porque, conforme explicamos anteriormente, ela possui peróxido de benzoíla. 

Assim, em casos de manchas na derme, é possível utilizar o óleo essencial diluído em água (aplicar com algodão) ou em algum óleo vegetal (espalhar direto na mancha).

Caspa

Devido às propriedades fungicidas e bactericidas da Melaleuca, ela também pode ser bastante eficaz no combate à caspa ou até mesmo seborreia.

O tea tree pode provocar intensa limpeza e combate aos microorganismos que dão origem à caspa. A aplicação é feita através da diluição do óleo essencial (3 gotas) na quantidade de shampoo usada diariamente.

Entretanto, já existem alguns shampoos anticaspa no mercado que contêm em sua fórmula a Melaleuca. Tais como:

*Preços consultados em janeiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Higiene bucal

O óleo essencial de Melaleuca age como um desinfetante natural quando se trata da higiene bucal. Isso pois é um antisséptico bastante eficaz e possui ativos contra bactérias, vírus e fungos.

Alguns dos possíveis benefícios do tea tree para a saúde bucal são:

  • Prevenção de placa;
  • Prevenção do mau hálito;
  • Auxílio no tratamento e prevenção da Gengivite;
  • Alívio da dor de dente;
  • Elimina as aftas;
  • Auxílio no tratamento da Herpes labial.

Apesar de ter seus benefícios reconhecidos por muitos(as) profissionais de odontologia, o ideal é sempre consultar seu(sua) dentista para garantir um tratamento adequado em caso de problemas.

Além disso, já existem também cremes dentais que contêm a Melaleuca em sua formulação. Um exemplo é o Creme Dental Menta e Melaleuca (Boni Brasil), comercializado por um preço médio de R$14*. Ele promete combater 99,9% das bactérias e fungos bucais.

*Preços consultados em janeiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Acne

Um dos usos mais frequentes do tea tree é para combater a acne. Devido às suas propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, ele é um poderoso aliado contra esse problema — sempre com orientação do(a) dermatologista.

Ele pode ser usado de diferentes formas, por exemplo:

  • Limpeza da pele: utiliza-se o óleo essencial (3 gotas) diluído em água, podendo aplicar com algodão ou borrifador, como um tipo de tônico;
  • Ação secativa: basta molhar um cotonete e pingar uma gota de Melaleuca, em seguida é só aplicar diretamente na espinha;
  • Cicatrizante: em caso de cicatriz ou manchas causadas por acne, você pode diluir 3 gotas do tea tree em água e aplicar com um algodão na área desejada;
  • Máscara facial: é possível misturar 2 gotas do óleo em uma máscara de argila, aplicando em todo o rosto (útil em casos de acne generalizada).

Para quem prefere a praticidade de comprar um produto que já conta com a Melaleuca em sua fórmula, separamos algumas opções:

*Preços consultados em janeiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

A acne pode ser desencadeada por diversos fatores – hormônios, estresse, etc. –, então é muito importante buscar um(a) especialista para ter um diagnóstico correto. Isso pois é comum que em alguns casos seja necessário o uso de medicamentos por via oral, não somente tópica.

Infecções vaginais (corrimento)

Estudos apontam que mais de 50% das mulheres terão, ao menos uma vez, alguma infecção vaginal por fungos (como a candidíase). Essas, dentre outros sintomas, podem causar corrimento e ardência.

Como vimos, o óleo essencial de Melaleuca possui propriedades fungicidas. Assim, pode ser um aliado na prevenção e combate às infecções. Entretanto, isso não dispensa a necessidade de procurar um(a) ginecologista em casos de problemas relacionado à saúde íntima.

Normalmente, a recomendação é utilizar medicamentos por via oral ou cremes vaginais. Mas, em caso de liberação médica, é possível realizar banhos de assento a fim de eliminar os fungos.

Não há contraindicações com relação a quantas vezes o procedimento pode ser realizado. Então, o ideal é repetir diariamente até que os sintomas desapareçam.

É seguro usar óleo essencial de Melaleuca?

Desde que com orientação profissional, sim. Tratamentos independentes nunca são recomendados, então para sua segurança é preciso acompanhamento.

Além disso, esteja atento às composições do óleo essencial de Melaleuca quando for comprar. Isso pois é preciso que ele tenha as concentrações ideais para não causar alergias, coceiras e até queimaduras na pele.

Um dos componentes mais importantes, e que podem alterar as propriedades do óleo em caso de altas concentrações, é o Cineol (um terpeno potencialmente tóxico). 

De acordo com a ATTIA (Australian Tea Tree Association), órgão que certifica mundialmente a qualidade de óleos essenciais de Melaleuca, a concentração ideal de Cineol é de 1,8% a 2,6%. Passando disso, ele já pode tornar-se prejudicial.

Assim, fique atento(a) ao adquirir o produto, sempre confira se ele possui a certificação da ATTIA ou verifique a concentração de Cineol.

Quanto custa o óleo essencial de Melaleuca?

O valor do óleo essencial de Melaleuca varia entre R$16 e R$60*. Sendo que a maioria das opções tem um valor médio de R$25*.

*Preços consultados em janeiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.


Os óleos essenciais são muito utilizados em Terapias Alternativas ou Complementares. Esse é o caso da Melaleuca. Vimos que ela possui inúmeros benefícios, entretanto não age de forma independente.

Assim, é fundamental sempre buscar orientação médica para ter acesso ao tratamento ideal e, em alguns casos, fazer uso de terapias complementares como o uso do tea tree.

Continue acompanhando o Minuto Saudável para receber mais informações sobre saúde, bem-estar e muito mais!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.