Os xaropes para tosse ajudam a acalmar a garganta e dissolver as secreções. Com ação descongestionante e expectorante, reduzem a congestão nasal, expandem as vias aéreas e afinam o muco dos pulmões, ficando mais fácil expeli-los.

No entanto, eles só devem ser tomados após a indicação de um médico, pois deve ser considerada a real causa da tosse, pois quando um medicamento é usado de maneira indevida, além de não resolver, pode piorar o quadro do paciente.

Leia mais: O que é automedicação, causas e quais são as consequências?

O uso em excesso pode resultar na tosse seca, além de causar dependência.

Tosse seca

Para bebês e crianças, pode-se receitar o Vibral pediátrico (a partir dos 3 anos) e Atossion pediátrico (a partir dos 2 anos).

Tosse alérgica

Tosse com catarro

Para bebês e crianças, pode-se receitar Bisolvon pediátrico (a partir dos 2 anos), Mucosolvan pediátrico (a partir dos 2 anos) e Vick pediátrico (a partir dos 6 anos).

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas neste site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

6 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Minha filha tem 3 anos ela está tossindo muito ñ consegui dormi e fica uma roncadeira no nariz dela levei no médico ele disse que pode ser sinusite já tomou os remédios receitados pelo o médico melhorou um pouco mas não ficou boa não sei mas o que faço mi ajudem?

    1. Olá, Jaciara!

      Recomendamos que leve sua filha novamente ao médico pediatra ou procure uma segunda opinião de um especialista da área de otorrinolaringologia. Esse profissional saberá avaliar o quadro e os sintomas apresentados por ela, ajudando para que ela melhore o quanto antes. Obrigada!

  2. Boa tarde meu fillo tem 6 ano está com muita tosse já tei vários xarope não adiantou qual seria xarope. Bom

    1. Olá, Jéssica.
      Somente após uma avaliação médica o seu filho pode ser medicado. É importante não utilizar remédios ou xaropes sem saber a causa do problema, pois isso pode interferir no correto diagnóstico.
      Após uma consulta, o medicamento correto será prescrito, evitando riscos à saúde dele.

  3. Minha filha tem 3 anos ela tosse e vomita ao mesmo tempo ,e vomita com catarro o que posso fazer ,estou dando mucofan a ela

    1. Olá, Priscila.
      É necessário que sua filha passe por uma avaliação pediátrica para que o correto diagnóstico seja feito. Somente assim é possível iniciar um tratamento efetivo e seguro, reduzindo riscos.
      Vale lembrar que a medicação sem orientação médica pode trazer riscos à saúde dela, além de poder mascarar os sintomas e atrasar o correto diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *