Pode ser bastante assustador encontrar sangue nas fezes ao olhar para o vaso sanitário ou no papel higiênico após evacuar.  O primeiro pensamento que surge é que esse sangramento é um sinal de câncer no intestino. 

Mas, apesar de sinalizar que algo está errado com o organismo, nem sempre esse sinal significa algo grave.

A seguir, veja detalhes sobre os possíveis motivos que levam ao sangue nas fezes, qual a especialidade médica é mais indicada para lidar com esse problema e o que pode ser feito para acabar com o desconforto, que atinge até mesmo os bebês.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. É normal sair sangue nas fezes?
  2. Sangue nas fezes no bebê
  3. Qual a causa de sangue nas fezes?
  4. Qual médico procurar quando surgir sangue nas fezes?

É normal sair sangue nas fezes?

Não. Qualquer alteração nas fezes deve ser observada, principalmente se a pessoa perceber que há grande quantidade de sangue após a limpeza com o papel higiênico ou no vaso sanitário. Geralmente, as fezes com pouco sangue são bastantes comuns e costumam ser um problema benigno, ou seja, não causa grandes riscos.  

O quadro pode ser conhecido cientificamente como melena, quando as fezes saem com um sangue de cor mais escura; ou hematoquezia, quando o sangue nas fezes tem uma cor mais vermelha e viva ou brilhante. Ambas condições precisam de orientação médica para avaliar qual é o problema e a forma de tratamento mais adequada.

As fezes com sangue de coloração mais escura, quase negras, indicam sangramentos ou lesões no trato gastrointestinal, ou seja, no esôfago ou no estômago. 

Pode ocorrer devido à uma úlcera gástrica, por exemplo, que é como se fosse um ferida na parede estomacal que, ao ficar muito irritada, acarreta sangramentos. Nesses casos, é comum que as fezes também apresentem um cheiro forte e/ou desagradável.


Já quando o sangue tem a cor vermelha mais brilhante, significa que o sangramento é no cólon, que fica mais próximo ao ânus. E isso pode acontecer por diversas razões, como inflamações intestinais (colite, por exemplo) ou doenças autoimunes que atacam o intestino como a doença de Crohn.

Vale destacar que alguns alimentos também alteram a cor das fezes por curtos períodos. É o caso da beterraba, frutas vermelhas como mirtilos, tomate e alguns corantes vermelhos. Nesses casos, a coloração das fezes pode parecer sangue, mas muda a cor apenas temporariamente e depois volta ao normal.

Sangue nas fezes no bebê

Os bebês também podem apresentar sangue nas fezes e, quando isso ocorrer, o melhor a fazer é buscar ajuda de pediatras para diagnosticar o problema. Mas, se encontrar sangue na fralda, não há necessidade de pânico. Veja, a seguir, detalhes do que pode causar sangue nas fezes em bebês.

  • Constipação: conhecida também como dificuldade para evacuar ou prisão de ventre. A criança pode precisar fazer muita força para evacuar e isso ocasiona pequenas manchas de sangue nas fezes, uma vez que ocorrem fissuras anais, ou seja, um pequeno machucado na região anal. Esse problema costuma melhorar sozinho, mas o médico ou a médica pode indicar medicamentos e mudanças na dieta para facilitar o trânsito intestinal e a eliminação das fezes;
  • Infecções bacterianas: algumas bactérias também podem causar diarreias com sangue nas crianças;
  • Enterocolite necrosante: é uma condição de saúde que ocorre em recém-nascidos prematuros. Nesses casos, há uma inflamação intestinal que leva à morte das células do intestino. É uma situação bastante perigosa e deve ser avaliada rapidamente por pelos profissionais de saúde para evitar complicações;
  • Malformação congênita no aparelho digestivo: algumas crianças já nascem com o problema de saúde. Nesses casos, a criança pode ter sangramentos nas fezes;
  • Alergia alimentar da proteína do leite da vaca: além de causar sangue nas fezes, essa alergia provoca outros sintomas como refluxos, cólicas, diarreia, dermatite e prisão de ventre.

Além disso, outra causa possível é quando os mamilos das mães que amamentam apresentam rachaduras que não são vistas facilmente. Dessa forma, o bebê acaba engolindo o sangue juntamente com o leite materno e pode aparecer em pequenas quantidades nas fezes da criança.

Qual a causa de sangue nas fezes?

O sangue nas fezes pode ter diferentes causas, e às vezes, vir acompanhado de outros sintomas. Uma motivo comum do sangramento de cor mais vermelha são as hemorroidas, ou seja, veias inchadas internas que são localizadas no ânus ou reto. 

Ao defecar, quem sofre com o problema, pode ter um pequeno sangramento retal, que dá a impressão de que está nas fezes. Apesar do incômodo, essa condição é facilmente tratada e não oferece riscos à saúde.

Veja, a seguir, alguns outros sintomas que acompanham o sangramento nas fezes que merecem atenção:

Sangramento nas fezes com dor abdominal

Se você sente dor abdominal e reparou que também está com sangue nas fezes, é provável que esteja ocorrendo um sangramento no cólon. A principal suspeita inicial é o câncer colorretal, ou seja, um tumor que atinge o intestino e o reto.

Além do sangue nas fezes, a pessoa pode sentir mudanças nos hábitos intestinais, anemia, perda de peso e alterações no formato das fezes, além de uma massa na região do abdômen. 

O diagnóstico é realizado após uma biópsia, que é um exame que extrai uma parte do tecido para ser avaliado. É importante dar atenção aos sinais e buscar ajuda especializada para ter um diagnóstico precoce, o que  aumentam as chances de tratamento.

Problemas de saúde como a colite ulcerativa ou a doença de Crohn também podem levar ao sangramento nas fezes e dor abdominal.  Vale reforçar que esses sinais e sintomas podem estar presentes em outras condições como úlceras gástricas.

Sangramento nas fezes com muco

Se o sangramento nas fezes vir acompanhado de um muco, ou seja, uma substância espessa e gelatinosa, pode ser uma infecção bacteriana que resulta em inflamação no cólon e no estômago. 

Uma condição conhecida como gastroenterite, inflamação do revestimento do estômago e dos intestinos grosso e delgado, também pode ser a causa do quadro.

Além disso, pode ser um sinal de fissuras anais, obstrução intestinal ou doença de Crohn. 

É importante averiguar quando perceber uma grande quantidade de muco, sobretudo se houver outros sintomas como pus, dor abdominal, inchaços e alterações nos hábitos intestinais como prisão de ventre ou diarreia.

Sangramento nas fezes com coágulo

Quem apresenta coágulos sanguíneos nas fezes, provavelmente está com um sangramento no intestino grosso, conhecido também como cólon. Há várias causas possíveis e, por isso, é importante buscar ajuda médica o quanto antes.

Eliminar coágulos com sangue vermelho-vivo pelo reto pode ser um sangramento diverticular, ou seja, uma hemorragia gastrointestinal menor. 

Inflamações no intestino grosso como colite, câncer de cólon, pólipos, úlceras, gastrites ou proctite (inflamação na mucosa do reto) podem também gerar o problema. 

É importante ficar de olho se o sintoma vem acompanhado de diarreia intensa, cólicas, febres, perda de peso e cansaço.

Qual médico procurar quando surgir sangue nas fezes?

Quem apresentar sangue nas fezes, deve se consultar com um(a) coloproctologista, especialista em doenças do intestino grosso, do reto e ânus. É necessário buscar ajuda imediata se tiver uma hemorragia intensa, além de sintomas como tontura e fraqueza.

Na consulta, o médico ou médica vai avaliar os sintomas, podendo fazer um exame de toque retal e também solicitar exames específicos para checar o que está por trás do sangramento. 

É comum que a pessoa passe por procedimentos  como uma endoscopia para averiguar se há sangramento no estômago ou esôfago, e colonoscopia para verificar se há anormalidades ou doenças no intestino.

O exame de sangue oculto também pode ser solicitado para identificar a presença de sangramentos no intestino grosso que não aparecem a olho nu. E também exames de sangue (hemograma) para ver a pessoa não está com anemia devido à perda de sangue frequente.

Os tratamentos para sangramentos nas fezes variam de acordo com a causa e a gravidade. 

Geralmente, são indicados medicamentos para diminuir o problema e realizar mudanças na rotina,  como evitar fazer força durante a evacuação, beber mais água e alterar a dieta para aumentar o consumo de fibras. 

No caso do câncer colorretal, são indicados tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.


A presença de sangue nas fezes indica um sinal de alerta. Algumas causas são comuns e de fácil tratamento, como as hemorroidas. Porém, se o quadro persistir, é indispensável buscar auxílio médico.

Veja mais informações e esclareça suas dúvidas sobre saúde no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.