Remédios

Garra do diabo: veja quais são os benefícios e como ingerir

Publicado em: 02/08/2020Última atualização: 22/09/2020
Publicado em: 02/08/2020Última atualização: 22/09/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

A garra do diabo, nome popular e comercial da Harpagophytum procumbens, é uma planta que apresenta raízes com propriedades medicinais, encontrada geralmente em áreas desérticas. 

É utilizada como tratamento coadjuvante no combate a algumas inflamações e problemas das articulações, como a osteoartrite. 

Sua parte utilizada é a raiz e a planta recebe tal nome popular por conta de sua estrutura espinhosa, semelhante a uma garra.

Em sua forma natural é geralmente empregue no preparo de infusões, mas também pode ser encontrada na versão de comprimidos e cápsulas.

Quer saber mais sobre a planta? Continue lendo!

Para que serve a Garra do diabo?

A Garra do diabo é uma planta que apresenta potencial para atuar em problemas relacionados ao corpo, como dores e inflamações. Estudos apontam que ela pode servir como coadjuvante em casos de osteoartrite e até mesmo dor lombar. 

Atualmente, a planta é registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como um fitoterápico com ação anti-inflamatória (combate inflamações) e antireumática (combate problemas relacionados a doenças reumáticas).

De maneira mais específica, a Garra do diabo pode servir para:

Combater inflamações

A inflamação é uma resposta do organismo a lesões que podem ser provocadas por diversas causas, como traumas ou infecções. Quando ocorre um processo inflamatório, pode haver manifestações como febre, dor, inchaço, entre outros sintomas. 

Para combater esse tipo de manifestação existem os anti-inflamatórios, medicamentos que atuam amenizando a inflamação. Há diferentes produtos naturais que também apresentam esse potencial e, entre eles, a Garra do diabo. 

Em estudos realizados, foi apontada a eficácia da planta como produto anti-inflamatório natural. Além disso, ela tem aprovação da Anvisa para ser utilizada como fitoterápico anti-inflamatório coadjuvante, ou seja, como produto auxiliar aos tratamentos tradicionais. 

Doenças articulares degenerativas 

Acredita-se que a Garra do diabo seja eficaz no alívio de dores relacionadas a doenças articulares degenerativas, como a osteoartrose. 

Esse tipo de doença afeta principalmente as articulações, provocando o desgaste da cartilagem, dores e dificuldade para locomoção.

Alguns estudos clínicos revelaram que a planta apresenta potencial semelhante aos anti-inflamatórios não esteroides (sem componentes hormonais na composição), medicações utilizadas para tratar esse tipo de doença.

Além disso, seu uso como fitoterápico antirreumático (combate a inflamação causada por doenças reumáticas) é permitido pela Anvisa, ou seja, a planta pode ser empregue como tratamento coadjuvante para o alívio de dores relacionadas a problemas de desgaste articular. 

Dor lombar

A Garra do diabo pode ser uma boa aliada no combate às dores na região lombar, também chamada de lombalgia.

Isso, pois alguns estudos realizados com a planta apontaram resultados promissores em relação a esse potencial analgésico, especificamente para a dor lombar baixa aguda.

Esse problema ocorre na região próxima ao final da coluna, e pode durar de 4 a 6 semanas. 

Estimular o apetite

Um dos usos populares da Garra do Diabo é como estimulante de apetite, para pessoas que tenham problemas de alimentação. 

Apesar de ser empregue com essa finalidade, não há estudos científicos suficientes que comprovem tal propriedade relacionada à planta. 

Dessa maneira, o uso é feito com base em crenças populares, sem comprovação científica.

Atuar como tônico digestivo

Tônicos digestivos são substâncias que facilitam o processo digestivo, benéficos para uso em casos de refeições pesadas ou problemas estomacais como a gastrite, por exemplo. 

Popularmente, a Garra do diabo é utilizada como tônico, com a finalidade de melhorar a digestão e prevenir sintomas de constipação, vômitos e diarreias. 

Apesar do uso popular, vale ressaltar que também não há estudos científicos suficientes que comprovem a eficácia da planta para essa finalidade. Assim, a aplicação é estritamente baseada em crenças popularmente difundidas.

Publicidade
Publicidade

Quais os benefícios da Garra do diabo? 

A Garra do diabo apresenta diferentes benefícios conhecidos popularmente, alguns comprovados cientificamente, outros não. De maneira geral, ela pode proporcionar efeitos benéficos para pessoas que sofram com dores constantes, como no caso das doenças articulares degenerativas. Entre os benefícios, estão:

  • Alivia dores nas articulações;
  • Atua como analgésico no caso de dor lombar;
  • Reduz processos inflamatórios;
  • Pode auxiliar na eliminação dos sintomas da falta de apetite.
Publicidade
Publicidade

Garra do diabo emagrece?

As propriedades até então conhecidas da Garra do diabo indicam que o produto atua como anti-inflamatório e antireumático. Não há, atualmente, estudos científicos específicos suficientes que apresentem um potencial de emagrecimento com o uso da planta.

Dessa maneira, a substância não deve ser utilizada com a finalidade de perda de peso, sendo importante sua administração apenas de acordo com recomendações médicas, bula ou embalagem do produto.

Como fazer o chá de Garra do diabo? 

Para fazer o chá de garra do diabo os passos são relativamente simples, basta realizar a infusão com água e a raiz da planta. De maneira geral, as etapas necessárias para o preparo são:

  1. Coloque ½ litro de água para ferver;
  2. Quando alcançar fervura, adicione 1 colher de sopa de raiz triturada de Garra do diabo;
  3. Desligue o fogo e abafe;
  4. Deixe descansar por 15 minutos, coe e sirva.

A recomendação é que o chá seja consumido de 2 a 3 xícaras por dia, seguindo sempre orientação médica. 

Publicidade
Publicidade

Como tomar Garra do diabo em cápsulas?

A versão em cápsulas da Garra do diabo é uma das mais populares e pode ser encontrada em casas de produtos naturais ou farmácias.

De maneira geral, a indicação de uso é de 2 cápsulas ao dia.

Entretanto, vale sempre seguir as orientações contidas na bula ou embalagem do produto, já que a recomendação pode variar de acordo com o fabricante.

Quais os efeitos colaterais da Harpagophytum procumbens?

Mesmo as plantas podem provocar efeitos colaterais em algumas pessoas. Sintomas como dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais podem ocorrer em quem faz uso da Garra do diabo. 

De maneira específica, entre as reações adversas, estão:

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Indigestão;
  • Dor abdominal;
  • Perda do apetite;
  • Perda do paladar;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Efeito laxante.

Alergias também podem ocorrer, sobretudo se a substância for utilizada em quantidades exacerbadas. Por isso, vale sempre ingerir com moderação e seguir orientações médicas de uso.

É importante ressaltar que cada organismo reage de uma forma diferente com o uso da planta e, dessa maneira, não necessariamente todas as pessoas sofrerão com os efeitos colaterais.

Preço e onde comprar

O preço da Garra do diabo pode variar de acordo com a região geográfica, apresentação e marca fabricante. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias físicas e online.

Em geral, o valor* da garra do diabo para a versão em cápsulas é de:

Já entre as opções de apresentação em comprimidos e seus valores* estão:

A versão natural do produto, ou seja, a raiz seca, pode ser adquirida a granel por cerca de de R$15 a R$25 a cada 100g.

Caso haja a necessidade de comparação de preços e realização da compra, é possível utilizar o site do Consulta Remédios, que indica os melhores preços de remédios nas farmácias de cada região.

*Preços consultados em julho de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Garra do diabo e Unha de gato: qual a diferença?

A Garra do diabo e a Unha do gato, apesar de muitas vezes confundidas, são duas plantas diferentes, ambas conhecidas por seus potenciais usos medicinais, como a ação anti-inflamatória e analgésica.

Cientificamente chamada de Uncaria tomentosa, a unha de gato, assim como a Garra do diabo, é registrada pela Anvisa como fitoterápico anti-inflamatório e antirreumático.

Dessa forma, pode ser empregue como tratamento coadjuvante em inflamações e problemas relacionados a doenças reumáticas (que afetam as articulações, cartilagem, ossos, músculos e tendões), especificamente a osteoartrite.


Não há muitas informações científicas acerca dos efeitos da Garra do Diabo no organismo humano, além da ação anti-inflamatória e analgésica. 

Apesar disso, a planta apresenta bons resultados em seu uso para as propriedades já conhecidas.

Quer saber mais sobre terapias alternativas e fitoterápicos? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado(a)!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade