Na maioria dos casos, o sangramento de escape dura menos dias que o ciclo menstrual. Na verdade, muitas mulheres têm esse fluxo por apenas algumas horas. Outras podem ter o mesmo problema por um ou dois dias. Esse tipo de sangramento apresenta coloração diferente podendo ser mais claro ou escuro que o sangue menstrual.

Leia mais: É normal menstruar duas vezes no mês? O que pode ser?

Como é o sangramento de escape?

A grande diferença entre o sangramento de escape e o menstrual é a quantidade de sangue e a duração. No fluxo não esperado, o volume e o tempo de duração são menores. Por isso, geralmente, durante o escape, não é necessário o uso de absorventes, mas alguns casos também podem ter fluxo grande.

Outras diferenças entre o sangramento menstrual e o de escape são a coloração e o aspecto.

Na menstruação normal o sangue é encorpado e em tons de vermelho vivo. No escape, ele pode ser mais claro (em tons rosa) ou escuro (em tons marrons) e costuma ser menos denso.

O sangramento de escape acontece em épocas do ciclo nas quais a menstruação não é esperada (é possível que aconteça durante o período fértil, por exemplo).

Alguns fatores podem provocar ou facilitar o acontecimento desse tipo de sangramento.


O uso de fármacos anticoncepcionais (pílulas e injeções) e o uso do dispositivo intrauterino (DIU) também podem contribuir. O uso ou colocação incorretos desses métodos favorecem os escapes.

Mulheres que fazem o uso de cigarros, entorpecentes e drogas, ou ainda com problemas, como endometriose e síndrome dos ovários policísticos, também podem sofrer com sangramentos de escape.

Se esse tipo de sangramento acontecer em mais de dois ciclos menstruais seguidos, um ginecologista deve ser procurado.

É possível engravidar durante o sangramento de escape?

Sim, é possível. O sangramento de escape pode ter acontecido por vários fatores, que nem sempre estão relacionados com o ciclo menstrual da mulher. Doenças e síndromes relacionadas ao sistema reprodutor, uso de métodos contraceptivos e condições emocionais estão entre as causas.

Por exemplo, se o sangramento de escape aconteceu por causa da pílula anticoncepcional, as chances de engravidar são menores, já que há uso de um método de prevenção.

Caso seja recorrente o escape com uso de anticoncepcional, pode ser necessário mudar de método contraceptivo.

O escape torna mais possível a gravidez para as mulheres que fazem tabelinha ou não usam métodos contraceptivos. Isso porque o sangramento é, muitas vezes, confundido com menstruação.

Isso pode afetar a marcação correta do período fértil.

Leia mais: Calendário Menstrual (tabelinha): como calcular período fértil, apps

Quanto tempo dura o sangramento no início da gravidez?

O sangramento que ocorre nas primeiras semanas de gravidez é chamado de nidação. O tempo de duração da nidação varia para cada mulher podendo durar entre algumas horas e dois dias. Esse sangramento tem aspectos diferentes se comparado ao sangue menstrual, podendo ser mais claro e menos encorpado.

A nidação acontece quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide (zigoto) se aloja no útero, onde poderá desenvolver-se até o momento do parto.

Esse sangramento ainda pode vir acompanhado de outros sintomas como enjoo, sensação de pressão no ventre e cansaço. Oscilações no humor também são comuns devido aos hormônios liberados durante a nidação.

É importante ressaltar que nem todas as gestantes têm nidação. Por isso, se houver a suspeita de gravidez, faça um teste mesmo sem sangramentos.

Se a mulher já souber que está grávida e tiver sangramentos com mais de 3 dias de duração ou acompanhados de dores intensas e febre, deve-se procurar um médico com urgência.


Os sangramentos de escape são comuns e não podem trazer malefícios, em grande parte dos casos. Mas se houver dúvidas, procure um ginecologista.

O Minuto Saudável ainda traz muitas informações sobre saúde da mulher, gravidez e bem-estar. Confira nossas postagens!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

24 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Minha menstruação veio dois dias antes do dia previsto, veio pouco só borra e meio rosa durante 4 dias. Sinto enjôo, ânsia, desejos, tive uma dor de cabeça do lado direito enorme , nada passava, sinto dores nas costas. Mal tomava os anticoncepcional, na semana e no dia do período fértil não tomei ele. Iae , posso está grávida?

    1. Olá, Érica.
      Se você não fez o uso correto do anticoncepcional e teve relações sexuais, há riscos de gravidez.
      Os sintomas relatados são abrangentes e, por isso, podem indicar uma série de condições, como uma gravidez ou apenas uma alteração emocional (estresse).
      A única forma de confirmar uma gestação é por meio de um teste de sangue ou farmácia.

      1. Ola dotora
        Comecei a tomar pílula nos dia 4 de junho tive relação no dia 19 e a menstruação veio 21 ,esqueci de tomar no 7 /8 e tive escape no dia 9 de julho e mais algumas vezes esqueci tive relaçao desprotegida e tive escape outra vez no dia 25 e nao tou tomando a pílula mais
        O escape ainda nao parou

        1. Olá, Vera.
          Os escapes são, provavelmente, decorrentes do uso irregular da pílula. Para que eles parem e para que você esteja devidamente protegida contra uma gravidez, é necessário fazer o uso adequado, sem esquecer.
          Caso sinta dificuldades em lembrar de tomar o anticoncepcional, converse com seu(sua) ginecologista. Há outros métodos que podem ser mais adequados para você.

  2. Olá,eu tive um sangramento que durou cinco dias ,mais veio em pouca quantidade,aconteceu depois de onze dias que a minha menstruação tinha ido embora.mim responde Aki o que pode ser

    1. Olá, Eloísa.
      É preciso investigar o quadro, pois sangramentos assim podem ser decorrentes de escapes menstruais ou uma irregularidade do ciclo (ou seja, você ovulou bem mais cedo do que normalmente). Também pode ser decorrente do uso de medicamentos ou alterações hormonais. Por isso, é necessário buscar orientação ginecológica.

  3. Olá teve sangramento 12 antes do dia da minha menstruação senti coliga e sangrei rosa e sumiu coliga e sangue e no dia seguinte desceu sangue que durou 3 dias sem coliga ou dor pode se gravidez?

  4. Faço a injeção trimestral a um ano nunca tive problemas mas hoje tive um sangramento isso é normal o que pode ter acontecido

    1. Olá, Graciele.
      Podem ocorrer sangramentos no uso da injeção trimestral, sobretudo nas primeiras semanas após a aplicação.
      Caso o sangramento persista ou ocorra mais vezes, a orientação é buscar uma avaliação ginecológica.

  5. Oi doutora! A uma semana minha menstruação foi embora, estou tomando a pílula nos dias certos, e tive um sangramento de escape, é normal?

  6. Eu tive relação no meu último dia fértil. Tomei a pílula do dia seguinte 5 dias depois. Durante dois dias veio rosado. Depois desceu e to tomando anticoncepcional e continuo mestruando à mais de 10 dias…isso é normal ?

  7. Olá! Tomo anticoncepcional qlaira há um ano e vez sim vez não tenho escape no meio da cartela… mas tomo certinho…numa dessas vezes acabei tendo relação desprotegida nos dias que estava tendo escape… durante a relação saiu um pouco de sangue inclusive e depois tbm.. como não sei se escape reduz a eficácia do anticoncepcional tomei após uma hora da relação pílula do dia seguinte…continuei tendo um pouco de escape…mais ou menos 7 dias depois já estava nos dias que costumo ficar menstruada e veio um pouco de sangue.. (não muito até pq qndo costuma ter escape minha menstruação costuma vir mto pouco)…uma semana depois senti um pouco de dor na região do baixo ventre… passado um mês minha menstruação veio mas por dois dias… já se passaram umas duas semanas e ainda sinto dores as vezes na parte de baixo da barriga e as vezes tenho uma sensação de bolo na garganta, que me faz ter uns arrotos e depois de um tempo passa…tbm tenho tido corrimento branco… isso é normal? Ou pode ser gravidez?

    1. Olá, Gabriela.
      Escapes podem ocorrer e não prejudicam o efeito da pílula. Porém, usar a pílula do dia seguinte junto com o anticoncepcional de uso regular pode trazer riscos à saúde. Ela só deve ser usada em casos emergenciais.
      Como a dosagem hormonal que seu corpo recebeu foi bastante alta, podem ocorrer diversas reações adversas e mudanças no ciclo menstrual.
      O ideal é aguardar os efeitos cessarem, mas caso os sintomas persistam ou piorem, deve-se buscar auxílio médico.

  8. Olá Dr. Eu faço o uso do anticoncepcional regularmente. Tive um “escape” e minha menstruação veio 10 dias antes do previsto. Fiquei de 4 a 5 dias menstruando e continuei tomando o remédio. Passado esse tempo, a monstra parou. Depois de 2 dias, voltei a ter escape. É normal, mesmo tomando o remédio corretamente?

    1. Olá, Pamela.
      O uso contínuo de anticoncepcionais pode provocar desregularidades na menstruação (como sangramentos de espace ou outros tipos de corrimento). Mesmo assim, o mais recomendado é conversar sobre isso com o ginecologista que te acompanha e que receitou esse medicamento. Se essa situação for frequente ou apresentar outros sintomas, pode-se ver com o médico a possibilidade de trocar de anticoncepcional.

  9. Tomo anticoncepcional a 4 meses ,e minha menstruação dura 7 dias,só que ela está ,durando mais tempo,e está vindo escura e em bastante quantidade a 4 dias, isso seria o escape menstrual ?

    1. Olá, Estefani.
      O uso de anticoncepcional pode alterar os ciclos menstruais e a menstruação (fluxo, volume, frequência, etc). O mais recomendado é conversar sobre isso com o profissional que te receitou esse medicamento. Se desejar, poderá ver com esse médico a possibilidade de trocar de fármaco. Um ginecologista também poderá te orientar sobre outras formas de tratamento contraceptivo.

  10. Meu ciclo dura em média 32 dias, no dia programado para a menstruação ela veio porém em pouca quantidade e o sangue marrom bem escuro, durou 3 dias quando em média dura 5, sou tentante, será que posso estar grávida?

    1. Olá, Barbará.
      A presença de menstruação geralmente é um dos fatores que indicam uma não gravidez. Mas esse sangramento pode ser confundido com uma nidação ou com um corrimento causado por outros fatores. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é por meio de um teste de sangue ou de urina. Um médico ginecologista poderá te orientar corretamente, se for necessário.

  11. oii boa noite.
    Eu transei com camisinha dia 5 de julho, e faço uso de diane 35 tomei todos os dias no horario. e na pausa menstruei na data certa. em agosto voltei a tomar a pilula normal depois da pausa no msmo horario de sempre e na segunda semana tive escape com sangue vivo e colica e durou 3 dias, e depois passou.. fiz exama hcg deu <1,2 mui e no ultimo dia da pilula de agosto voltei a ter escape, o que pode ser?
    nao atrasei, não tomei nenhum medicamento (ibuprofeno mas nao interfere) sabe me dizer o que acontceu

    1. Olá.
      O uso contínuo de anticoncepcionais pode provocar pequenas alterações no ciclos e na menstruação (cor, fluxo, frequência, etc). Esses sintomas descritos acima podem ser causados por vários fatores e devem ser avaliados por um ginecologista que poderá te diagnosticar corretamente e já prescrever um tratamento, se achar necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *