Ficar com um mal-estar muito grande e, às vezes, ter que correr para o banheiro por causa de dor de barriga. Esses episódios são familiares para quase todo mundo ao menos uma vez na vida.

As pessoas podem ter dor de barriga por diversos fatores, sendo  uma condição relacionada a muitos problemas de saúde ou alimentação.

Para amenizar o problema de forma imediata, muitas pessoas recorrem a medicamentos e receitas caseiras, mas é importante procurar um médico para entender a causa e nunca se automedicar. 

Continue para saber qual remédio para dor de barriga pode ajudar!

O que causa dor de barriga e diarreia?

A dor de barriga pode estar relacionada a infecções bacterianas e virais, a irritações no intestino, intolerância ou intoxicação alimentar, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, medicamentos e outros vários fatores.

Por isso é importante ficar atento à dor de barriga, percebendo com que frequência e intensidade acontece, pois pode ser uma condição mais grave. Fazer exames periódicos também deve fazer parte da prevenção dessas doenças.

Dentro das causas listadas, a pessoa com dor de barriga pode ter também diarreia, pois alguns fatores estimulam o trânsito intestinal. Além da dor de barriga e diarreia, a pessoa pode manifestar sintomas como náuseas, vômitos, febre e dor de cabeça, ficando também bastante desidratada.

Qual o melhor remédio para dor de barriga?

O melhor remédio para dor de barriga, com diarreia ou não, depende da causa. Por isso, é fundamental consultar um médico(a), mesmo sabendo que muitos dos remédios são de venda livre.


Após diagnóstico da causa da dor de barriga, o(a) profissional poderá receitar remédios que se encaixam nos grupos de antidiarreicos, antiespasmódicos, antimicrobianos, anti-inflamatórios e remédios com simeticona.

A leitura da bula desses medicamentos também é importante, pois alguns são de uso adulto, portanto, não devem ser utilizados em crianças e bebês.

Antidiarreicos

Os medicamentos antidiarreicos são receitados para pacientes que estão com dor de barriga e diarreia. Existem vários medicamentos como estes disponíveis, conhecidos por nomes comerciais como Diasec, Imosec, Tiorfan e Avide.

Por serem medicamentos tarjados, só devem ser utilizados se houver prescrição médica. Em casos de infecções bacterianas intestinais, a diarreia é uma reação de defesa do corpo, que serve para expulsar o microrganismo invasor.

Por isso, nesses casos, o uso de medicamentos nos primeiros dias pode agravar a condição. Quem deve verificar a necessidade do uso é sempre o médico.

Antiespasmódicos

Os antiespasmódicos são remédios indicados para pessoas que estão com dor de barriga e diarreia, pois possuem uma ação que reduz as cólicas intestinais e a dor causada por elas.

Alguns medicamentos desse gênero são conhecidos pelos nomes comerciais Buscopan Composto (que também possui ação analgésica) e Duspatalin.

Simeticona

O simeticona é um princípio ativo de medicamentos para dor de barriga causada por excesso de gases. Alguns exemplos de remédios como este são o Luftal, Aliftal, Dulcogas, Dimetigass etc.

Probióticos

Os probióticos são microrganismos benéficos que ajudam a regular o intestino, contribuindo para a reposição da flora intestinal. 

A dor de barriga, muitas vezes, é provocada por infecções intestinais bacterianas.

Nesses casos, o médico ou médica pode receitar probióticos que ajudam a combater a infecção e ajudam a melhorar a flora intestinal. Alguns exemplos são o Biovicerin, Bidrilac, Flomicin e Floralon.

Anti-inflamatórios intestinais

Os anti-inflamatórios também podem ser indicados para o tratamento de dor de barriga, quando se trata de uma inflamação nas paredes do intestino.

São usados especificamente em casos mais graves, como na doença de Crohn e colite ulcerosa, por isso só devem ser utilizados se o médico, após o diagnóstico, julgar necessário.

Esses medicamentos possuem princípios ativos como a Mesalazina e Budesonida (em apresentação de comprimido) e podem ser conhecidos pelos nomes comerciais Entocort, Mesaneo, Asalit, Pentasa (comprimido, supositório e enema) e Mesacol (comprimido e supositório).

Remédio caseiro para dor de barriga e diarreia

A diarreia é um problema digestivo que pode nos afetar muito, impedindo até mesmo que seja possível fazer as atividades do dia a dia normalmente. 

É provável que quase todas as pessoas passem por essa situação ao longo da vida, na infância ou já adultos.

Para ajudar a tratar esse problema, muitas pessoas recorrem ao uso de receitas caseiras como alternativa ou complemento aos remédios para dor de barriga comprados na farmácia. 

Muitos deles ajudam a aliviar a dor e desconforto, também são bons para repor a perda de líquido comum em um quadro de diarreia. 

No entanto, dependendo da causa, o uso exclusivo de remédios caseiros pode ser perigoso. O ideal é sempre conversar com um médico ou médica e evitar excessos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a amenizar a dor, mas que não substituem um diagnóstico com um médico ou o uso de um medicamento.

Chás

Os chás que possuem propriedades calmantes, anestésicas e digestivas são bons remédios caseiros para quem está com dor de barriga e diarreia. 

Ajudam a trazer uma sensação de bem-estar e alívio, além de ajudar a repor a hidratação que o corpo perde em casos de diarreia. Podem ser indicados para adultos ou para as crianças.

As opções mais usadas são o chá de boldo, de camomila e erva-cidreira. 

Soro caseiro 

O soro caseiro é recomendado para ajudar a tratar a desidratação causada por quadros de diarreia e vômito. É uma mistura de água, sal e açúcar, sem contraindicação para crianças ou adultos. Confira o passo a passo de como fazer o soro caseiro.

Há também os soros prontos, que podem ser encontrados em farmácias, como o Pedialyte, Sindrat Mix e Hidraplex.

Água de coco

Assim com o soro caseiro, a água de coco é importante para repor os líquidos e evitar a desidratação. 

Muitas vezes, a pessoa que está com dor de barriga e diarreia não consegue alimentar-se direito, por isso, é importante que ela, no mínimo, tente repor os nutrientes através de líquidos como a água de coco.

Fibras solúveis

Para tentar parar a diarreia, uma alternativa é consumir mais alimentos ricos em fibras solúveis, como farelo de trigo, aveia, pão integral, frutas com casca, vegetais e hortaliças. Isso porque eles podem ajudar a segurar o intestino. Isso porque ajudam a tornar o bolo fecal mais denso e compacto. 


Existem várias opções de remédio para dor de barriga, pois também existem muitos fatores que causam o problema.

Nem sempre a dor de barriga vem acompanhada de diarreia, mas é comum esses sintomas estarem associados — o que provoca ainda mais desconforto.

A pessoa nessa condição pode ficar debilitada, sem conseguir exercer as atividades do dia a dia normalmente. 

Por isso, é bom conhecer as opções caseiras e medicamentosas que existem para amenizar a dor e a diarreia. Contudo, a avaliação médica para o tratamento certo é indispensável!

Para mais conteúdos sobre medicamentos, saúde e bem-estar, continue acompanhando o Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *