Pet

Qual a melhor ração para gato? Veja como alimentar bem o pet

Publicado em: 23/08/2019Última atualização: 03/01/2023
Publicado em: 23/08/2019Última atualização: 03/01/2023
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Escolher a ração correta, ajuda a manter o seu pet bonito e saudável. Quem tem um gato, no entanto, sabe que nem sempre é fácil acertar na escolha da ração, sobretudo quando o felino é exigente.

Existem, basicamente, dois tipos de ração para gatos: a seca e a úmida. Como o próprio nome indica, a principal diferença entre eles é a consistência.

A ração seca costuma ser apresentada em pequenas bolinhas ou grãos, enquanto a ração úmida é apresentada em sachê ou latas, em forma mais pastosa. Apesar dos sabores diversos, a maioria das rações é feita com milho e trigo, podendo conter pedaços de carne seca, peixe ou legumes desidratados.

Em relação ao valor nutritivo, também são semelhantes, mas algumas características ajudam na hora de escolher a mais adequada ao bichinho. Para saber mais sobre os tipos de ração e qual é a ideal para o seu pet, continue lendo o nosso artigo.

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. Benefícios e desvantagens de cada ração;
  2. Como escolher a ração?
  3. Qual a melhor ração para gatos castrados?

Benefícios e desvantagens de cada ração

As vantagens da ração seca e úmida são:

Rações secas

  • Mais práticas de servir;
  • Costumam ser mais baratas;
  • Podem ser deixadas por longos períodos no potinho.

Rações úmidas

  • Facilitam a mastigação e a digestão;
  • Contêm grande quantidade de água, ajudando o gato a se manter hidratado;
  • São menos calóricas.

Por outro lado, as desvantagens são:

Rações secas

  • São difíceis de serem mastigadas e digeridas por filhotes e gatos idosos;
  • Contêm pouca quantidade de água;
  • Pode favorecer o aparecimento de complicações renais e urinárias.

Rações úmidas

  • Geralmente, são mais caras;
  • Devem ser consumidas em poucas horas depois de abertas;
  • Podem ter altas concentrações de corantes e sódio.

Apesar de cada tipo ter pontos positivos e negativos, a escolha depende também da aceitação do gato. Por isso, se o bicho não demonstra interesse em comer, tente outro tipo ou sabor.

Se o gato não estiver se adaptando com nenhum tipo de ração, deve-se levá-lo ao médico veterinário, que poderá analisar o que está acontecendo. 

Leia também: Ansiedade em gatos: quais são os sintomas e como tratar?

Publicidade
Publicidade

Como escolher a ração?

Com tantas opções, é difícil escolher a ração correta, principalmente se o pet é filhote, idoso, está acima do peso ou tem alguma restrição alimentar. Em casos mais delicados, um veterinário poderá recomendar uma ração especial para a raça ou condição do gato.

Estas são algumas dicas e sugestões para escolher a ração ideal para cada fase da vida do bichano: 

Gatos filhotes 

Até os primeiros 30 dias, o filhote felino deve amamentar-se do leite da mãe. Na ausência dessa possibilidade, o gatinho recém-nascido poderá ser nutrido com leite em pó de uso veterinário, criado especialmente para substituir o leite materno.

Depois desse tempo, ele pode começar a ingerir rações pastosas, que são mais fáceis de mastigar.

Existem também opções de rações secas com textura e tamanho adequados ao tamanho do gatinho filhote. Nesses casos, também é possível molhar a ração com um pouco de água para deixá-la um pouco menos dura, o que também pode ajudar na hidratação do bichano.

Com 4 meses, o filhote deve fazer cerca de 6 pequenas refeições ao longo do dia. Depois desse tempo, é recomendado que se diminua o número de refeições até que, ao completar 6 meses, o gatinho esteja fazendo no máximo 3 refeições completas por dia.

Desenhos animados e outras mídias nos ensinaram que gatos adoram leite, mas é preciso ficar atento. A partir do segundo semestre de vida, o intestino do gatinho começa a reduzir a produção de lactase, enzima responsável por digerir a lactose do leite e, por isso, rações e alimentos com essa substância devem ser evitados. 

A ração dos filhotes é diferenciada da ração para os adultos, isso porque, no início da vida, os pequenos precisam de mais nutrientes para crescerem fortes e saudáveis.

Estas são as substâncias que não podem faltar na ração dos filhotes: 

  • Arginina: esse aminoácido é responsável pela proteção do corpo do gato, auxiliando no sistema imunológico e urinário; 
  • Taurina: outro aminoácido importante para o bom desenvolvimento cardiovascular do filhote;  
  • Vitamina A: ajuda a desenvolver a visão. Se o filhote consumir uma quantidade insuficiente, pode ficar cego no decorrer da vida.  

Ainda que a maioria das rações seja de origem animal, existem opções veganas que podem ser consideradas na hora de decidir o que seu gatinho irá comer.

Embora elas não tenham o mesmo desempenho em termos de digestibilidade de proteína e pH urinário se comparadas às rações premium, as rações veganas geralmente têm qualidade nutricional superior às opções da linha econômica.

Assim como acontece com bebês humanos, o gatinho também precisa passar por uma fase de desmame, fazendo a substituição gradual do leite pela ração seca. Nesse período, como o sistema digestivo do filhote ainda não se acostumou com alimentos muito sólidos ou secos, opte pelas rações úmidas. 

Gatos idosos 

A ração para gatos velhinhos costuma ser mais macia e aerada, para facilitar a mastigação e a digestão, que podem ficar mais limitadas com a idade do pet. 

Essa pode ser a escolha quando o animal já passa dos 8 anos, já que a expectativa de vida dos bichanos varia entre 10 e 15 anos. 

Algumas substâncias, como a glucosamina e a condroitina, que compõem essas rações, são ideais para amenizar as complicações nos ossos e articulações.

Nessa época da vida, os bichanos não costumam ser muito agitados e, por isso, as rações sênior não contêm grandes fontes de energia.

Leia também: Gato idoso: como cuidar, alimentar e mais

Gatos obesos

O excesso de peso pode diminuir a expectativa de vida do gato, diminuir a qualidade de vida e ainda causar problemas de saúde quando ele estiver velhinho.

Por isso, as rações que contêm menos calorias são, em geral, as mais recomendadas para gatos obesos.

O mercado dos pets já comercializa rações light, que contêm menos gorduras e mais fibras e proteínas.

Um médico veterinário é o mais indicado para recomendar o tipo e a quantidade ideal de ração que o seu felino deve ingerir por dia. 

Leia também: Gato obeso: como tratar, alimentar e cuidados diários

Publicidade
Publicidade

Qual a melhor ração para gatos castrados? 

Se o seu pet é castrado, dê preferência para as rações que contêm menos calorias e gorduras. Algumas marcas conseguem reduzir até 20% do valor calórico em comparação à normal.

Nesses casos, os fabricantes aumentam a quantidade de fibras, enquanto as gorduras são reduzidas ou substituídas por proteínas. 

A castração dos gatos tem alguns benefícios como evitar doenças e gravidez indesejada. Por outro lado, essa prática pode facilitar o ganho de peso do animalzinho, já que ele faz menos exercícios e desenvolve um maior apetite.

Isso acontece porque, com a retirada dos órgãos produtores de gametas (testículos ou ovários), a quantidade de hormônios diminui e o ocorre uma desaceleração metabólica. 

Para ajudar o pet e evitar a obesidade, você pode estimular a atividade física com bolinhas e prateleiras, além de diminuir a quantidade de ração colocada no potinho.


A ração ideal para o seu gato pode torná-lo mais ativo, bonito e saudável. Em caso de dúvidas, leve o animalzinho ao veterinário. 

Para mais informações sobre saúde pet, acompanhe o portal do Minuto Saudável e nos siga nas redes sociais!


Referências

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade