Os efeitos dos raios ultravioleta (UV), ou seja, UVA, UVB e UVC sobre a pele têm se intensificado nos últimos anos. Isso porque o aquecimento global é uma realidade e a temperatura está aumentando cada vez mais, causando assim danos à nossa saúde, especialmente à pele.
Para te ajudar a entender como se proteger dessas mudanças climáticas e preservar ao máximo sua saúde, preparamos esse artigo cheio de dicas e de informações sobre os danos causados pelos raios solares e como preveni-los. Confira!
Os raios emitidos pelo sol são ondas eletromagnéticas que podem ser divididas em três tipos: radiação infravermelha (IV), ultravioleta (UV) e luz visível. Enquanto alguns desses não chegam nem a ultrapassar a camada de ozônio, ou seja, não representam risco algum à saúde humana, outros são extremamente nocivos à nossa saúde.
Enquanto a radiação infravermelha (IV) é responsável por emitir calor, a ultravioleta (UV) é a que, tanto em dias nublados quanto nos ensolarados, é presente. A luz visível, por sua vez, é a luz emanada pelo sol que conseguimos enxergar a olho nu.
Contudo, os raios UV (ultravioleta) são os que mais nos preocupam quando o assunto é pele. A seguir, você confere um pouquinho mais sobre o que são e as diferenças entre cada tipo:
Os raios UVA penetram a derme, ou seja, a camada mais profunda da nossa pele. Ele é responsável pelo bronzeado que pegamos na praia, na piscina ou naquela caminhada, por exemplo, mas também pelo aparecimento de manchas, rugas e câncer de pele.
Não é totalmente inibido pelos protetores solares e seu grau de intensidade é considerado médio. Representa 95% da radiação que chega até nós.
Por alcançar a epiderme, ou seja, uma camada mais superficial da pele, os raios do tipo UVB ajudam, por um lado, na produção de Vitamina D, mas por outro, são os principais causadores da vermelhidão e das queimaduras após a exposição solar.
Classificado com alto grau de intensidade, os raios UVB são comuns entre 10h e 16h e é justamente nesse período que precisamos evitar a exposição solar. Representa 5% da radiação que entra em contato conosco, o que já é suficiente para causar os danos que vimos acima.
Leia também: Câncer de pele: tipos, sintomas, causas, fotos, tem cura?
Os raios UVC não representam perigo à saúde humana, isso porque não conseguem penetrar a camada de ozônio, diferente dos tipos mencionados anteriormente.
O fototipo é uma escala que a partir de algumas características, como tom de pele, cor de cabelo e dos olhos, consegue determinar que sinais um tipo de pele irá manifestar após a exposição solar.
Cada um desses fototipos, portanto, reage de forma diferente aos raios emitidos pelo sol. São, ao todo, 6 fototipos e cada um possui e manifesta as seguintes características:
Pessoas com fototipo I são as brancas com olhos (azuis e verdes) e cabelos claros (ruivos e loiros). Não se bronzeiam e ficam vermelhos após se expor ao sol, portanto, demandam um protetor solar com FPS alto de 70 para cima.
Pele branca, cabelos loiros ou castanhos claros e olhos claros, também têm mais propensão à se queimar e levam mais tempo para se bronzear. A proteção solar alta nesse caso também é necessária.
Olhos e cabelos castanhos e pele levemente morena são as principais características de pessoas com fototipo III. A sensibilidade ao sol é pouca e tende a se bronzear com mais facilidade dos citados anteriormente. Na ausência de proteção solar, desenvolvem queimaduras também.
Pele morena, olhos e cabelos escuros, a pele do fototipo 4 se bronzeia rapidamente e é mais resistente ao sol, mas ainda fica sensibilizada quando a pele é exposta sem proteção com FPS de, no mínimo, 50.
As peles de tipo 5 são as morenas que possuem olhos e cabelos escuros. Se bronzeiam rapidamente e as queimaduras solares tendem a se desenvolver em ritmo mais lento do que os casos anteriores. Um protetor solar com FPS 30 para esse fototipo é suficiente.
Por fim, o fototipo 6 é o de pessoas com pele negra e retinta. Apesar de não se queimarem com facilidade, o uso de protetor solar, com FPS de pelo menos 30, é indispensável para prevenir doenças de pele, inclusive, câncer.
Para saber seu fototipo, portanto, basta observar como sua pele reage depois de um dia na praia ou na piscina. A partir disso, fica mais fácil entender que tipos de cuidados você precisa ter diariamente para preservar sua saúde e prevenir doenças.
Os sintomas e as doenças que podem surgir com a exposição excessiva e sem proteção são várias. Contudo, as mais recorrentes, sobretudo em estações quentes como o verão, são:
Caso apresente alguns dos sintomas relatados acima, como desidratação, insolação, queimadura na pele ou sensibilidade nos olhos, procure um pronto-atendimento imediatamente!
A melhor forma de se proteger contra a ação dos raios UVA e UVB sobre a pele é utilizando protetor solar corporal e facial com FPS adequado ao seu tipo de pele e rotina, de preferência com FPS acima de 50.
Além disso, para quem pratica atividade física ao ar livre, além do protetor solar, é indispensável o uso de roupas com proteção contra ambos os tipos de raios. Já para quem irá aproveitar as férias ou a folga na praia e na piscina, a dica é investir em protetor solar, bonés, chapéus, óculos de sol e evitar exposição solar entre 10h e 16h.
Essas medidas simples fazem toda a diferença e diminuem muito o risco de doenças de pele.
E lembre-se: além dos itens citados acima, a hidratação é fundamental para evitar desidratação. Portanto, além de ingerir 2 litros de água por dia, invista no uso de hidratantes corporais e faciais. Uma pele descuidada e um sistema imunológico fraco são portas de entrada para diversas complicações comuns em qualquer época do ano, sobretudo no verão.
Leia também: O que significa o FPS do protetor solar? Como escolher?
O protetor solar Sundown Praia e Piscina com FPS 70 é indicado para ambos os ambientes, pois possui fator de proteção alta. Além disso, sua fórmula protege a pele da ação dos raios UV, do sal e do cloro.
O Nivea Sun Protect e Hidrata com FPS 50 proporciona resistência à água, rápida absorção e hidratação profunda. Além disso, protege tanto contra os raios UV.
Indicado para todos os tipos de pele, Sundown Pele Molhada com FPS 50 é um protetor solar em spray que pode ser usado por todos os tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis. Ele protege contra queimaduras solares e resiste à água e ao suor por até 2h.
O protetor solar facial NeoStrata Oil Control com FPS 60 pode ser encontrado tanto na versão universal quanto com cor. Oferece alta proteção contra os raios UV e controle da oleosidade por até 12 horas, o que o torna ideal para peles mistas, oleosas e acneicas.
Além de prevenir a hiperpigmentação causada pelos raios solares UVA e UVB, o Ultra Spot Prevent Fusion Fluid FPS 99 pode ser usado por todos os tipos de pele e, até mesmo, antes da maquiagem.
Muitas vezes negligenciados, os lábios também sofrem com a ação dos raios solares e desenvolvem queimaduras e alergias. O protetor labial de coco de Anasol possui FPS 60, ou seja, confere alta proteção ao longo do dia. Lembre-se de reaplicar o produtinho várias vezes ao dia para garantir sua eficácia.
Todos os produtinhos citados acima podem ser encontrados na plataforma Consulta Remédios. Além de conseguir comprar online no site, é possível comparar os melhores preços perto de você.
Gostou do artigo? O Minuto Saudável está cheio de conteúdos com dicas de como aproveitar da melhor maneira possível o verão. Portanto, para mais dicas de como cuidar da pele e da sua saúde, acesse nossas categorias de Beleza e Saúde do Minuto Saudável. Até o próximo conteúdo!
Dr. Lucas Fustinoni
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.