Se você deseja ter uma barba grande já deve ter visto várias técnicas, métodos e superstições para fazer a barba crescer mais rápido.

Contudo, a saída mais segura para você definitivamente fazer a barba crescer é adquirindo alguns cuidados simples e básicos com sua pele e seus fios no dia a dia.

Nada tão complexo.

Alguns hábitos simples adotados na sua rotina já são capazes de auxiliar no crescimento dos pelos de forma mais saudável e confiável.

Dicas de como fazer a barba crescer

Para que você de fato consiga ver os resultados, nós separamos algumas dicas de como fazer a barba crescer. Confira a seguir:

Limpe diariamente seu rosto

Para fazer a barba crescer é preciso combinar uma série de fatores. A principal delas é ter um pele limpa. 

Durante o dia a dia, estamos sempre em contato com fatores que aumentam a quantidade de resíduos na nossa pele, como excesso de maquiagem, poluição etc.

Isso faz com que seja necessário uma limpeza diária do rosto, para remover as impurezas quase microscópicas que estão presentes na pele e que podem prejudicar o crescimento da barba.


Escolha o sabonete específico para o seu tipo de pele (normal, mista, seca ou oleosa) e use ele todos os dias.

Faça esfoliações semanais

Outra dica importante para encaixar na rotina de higiene do rosto é a esfoliação uma vez por semana, pois esse passo também pode ajudar no crescimento da sua barba.

Dessa forma, seu rosto ficará livre das impurezas e também terá as células mortas removidas, evitando que os folículos capilares fiquem inflamados ou obstruídos durante o crescimento da barba.

Tenha uma alimentação equilibrada

Na sequência, temos outra dica importante para você — a alimentação saudável. A essa altura você já deve estar se perguntando “mas o que a alimentação tem a ver com a barba?”.

Na verdade, tudo. Nosso organismo precisa diariamente de várias vitaminas para realizar algumas funções, como para o crescimento de unhas e cabelos, por exemplo.

Então, se a pessoa manter uma alimentação pobre em nutrientes, esse processo de crescimento pode ser afetado.

Para que isso não ocorra, é preciso ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Dessa forma é possível suprir a falta de vitaminas e auxiliar no processo do crescimento dos pelos de forma saudável.

Para isso, procure consumir alimentos que possuam uma grande quantidade de zinco, vitamina D e magnésio. Esses nutrientes auxiliam diretamente no crescimento da barba, cabelo e unhas, deixando-os com mais força e resistência.

Pratique exercícios 

O principal hormônio responsável pelo crescimento dos pelos (faciais e do corpo) é a testosterona. Dessa forma, quanto mais testosterona maior a tendência que você tenha uma barba grossa e cheia.

É aí que entram os exercícios físicos. Manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de aumentar a produção desse hormônio.

Mas para isso a prática deve ser feita regularmente, pelo menos 5 vezes por semana.

Além disso, os exercícios melhoram a circulação sanguínea. Quanto melhor for essa circulação significa que mais nutrientes e vitaminas estão sendo entregues pelo organismo, sendo eles importantes para que o crescimento do pelo aconteça de forma mais intensa.

Após as atividades físicas é comum que você esteja bem suado. Por isso não deixe de lavar bem o rosto para limpar sua pele das impurezas. Deixando os folículos livres para respirarem, a barba tende a crescer mais rapidamente .

Invista na suplementação

Aqui nós já começamos a entrar em soluções não muito naturais, mas que também podem ser saudáveis para garantir que sua barba cresça. 

Trata-se do uso de alguns suplementos vitamínicos que podem ser indicados para suprir a falta de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo que não estão sendo adquiridos na alimentação.

Contudo, antes de começar a tomar, a recomendação é que você consulte um médico. Através de um acompanhamento com o profissional é possível detectar algum tipo de carência nutricional no seu organismo e a necessidade de suplementação.

Caso seja necessário, alguns suplementos à base de biotina (vitamina B8, responsável por melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas) podem ser recomendados. Em média, 2,5 mg por dia desses suplementos é o suficiente para estimular o crescimento da barba.

Mas essa dosagem pode variar de pessoa para pessoa e somente um profissional da saúde pode indicar a quantidade específica para cada caso.

Remédios para acelerar o crescimento da barba

Além das dicas, existem também alguns remédios que ajudam a estimular o crescimento da barba e também do cabelo. Por exemplo o Minoxidil, fármaco comumente usado para tratar a calvície. 

Esse produto atua como um vasodilatador periférico, que basicamente é o relaxamento dos folículos capilares, facilitando o crescimento dos pelos.

Vale ressaltar que o uso desses produtos deve sempre ser feito após orientação de um profissional de saúde, neste caso, um dermatologista.


Para fazer a barba crescer, não existe milagre. A melhor solução é adotar hábitos saudáveis para acelerar o processo de crescimento dos pelos. 

Aliás, algumas dicas incluem um acompanhamento profissional, que é pra te deixar mais seguro.

Acompanhe mais informações sobre beleza no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *