Embora seja raro, é possível que uma mulher engravide durante o período menstrual.

De forma geral, o período fértil da mulher acontece na metade do ciclo menstrual, entre o 11º e o 17º. Um novo ciclo começa a ser contado a partir do 1º dia de menstruação.

Por exemplo, se a mulher menstruou dia 1º e, considerando que o seu ciclo seja de 28 dias,  o período fértil será entre o dia 11 e 17 daquele mês.

Mas isso pode variar entre as mulheres, já que a duração pode ser maior ou menor. Nesse caso, os dias férteis também são alterados.

Durante a menstruação, a mulher tem menos chances de engravidar, porque o óvulo já foi eliminado pelo organismo.

Mas em ciclos muito curtos, a concepção ainda pode acontecer se um novo óvulo estiver sendo liberado nesse mesmo tempo.

Mas quando a mulher engravida durante o sangramento, é mais comum que ele não seja a menstruação, mas apenas um escape, que pode ocorrer por infecções, endometriose ou mudanças naturais do organismo.

Leia mais: É normal menstruar duas vezes no mês? O que pode ser?


Em quais casos a mulher pode engravidar durante a menstruação?

Há maiores chances de engravidar durante a menstruação mulheres que:

  • Têm ciclos curtos, com menos de 21 dias;
  • Têm a menstruação longa (mais de 8 dias);
  • Costumam ter escapes ou sangramentos.

A possibilidade de engravidar durante a menstruação é maior para mulheres que possuem ciclos desregulados, uma vez que se torna mais difícil calcular quando o óvulo será liberado e  pronto para ser fecundado.

Nos casos em que há sangramento de escape, os riscos de confundi-los com a menstruação também é maior.

Leia mais: Quando fazer o teste de gravidez de farmácia e de sangue?

É possível engravidar menstruada tomando anticoncepcional (pílula e injetável)?

Sim, mas é raro. Se o ciclo for muito curto ou o sangramento for longo, há riscos de gravidez durante a menstruação. Se tomados corretamente, os anticoncepcionais (pílula e injeção) têm uma eficácia de 99% e reduzem essas chances. É preciso usar o método certinho e ainda assim, há riscos (mesmo que raros).

Vários fatores podem interferir na ação da pílula oral, como a regularidade, a absorção do organismo e o uso de outros medicamentos.

Mas é importante ressaltar que é um caso incomum.

É possível engravidar menstruada fazendo coito interrompido?

Sim. O coito interrompido não é uma prática indicada como método contraceptivo. Isso porque essa prática tem até 20% de chance de falhar, já que pode haver espermatozoide no líquido pré-ejaculatório (lubrificante naturalmente expelido durante a excitação masculina).

Além disso, o coito interrompido pode falhar quando o homem não tem controle o suficiente ou não sabe exatamente o momento da ejaculação. O que aumenta as chances de uma gestação.

A menstruação é a época menos favorável para uma gravidez, mas não a evita. Isso porque mesmo que esteja ovulando, o organismo da mulher pode já ter liberado o óvulo para o ciclo seguinte.

Se esse novo óvulo for fecundado, ele vai gerar um embrião.

Qual é a probabilidade de engravidar no primeiro dia da menstruação?

A gravidez no primeiro dia da menstruação é incomum, mas não é impossível. Mulheres com ciclos menores (de 21 dias) têm a ovulação por volta do 5º dia, o que possibilita a concepção durante a menstruação.

Para mulheres com ciclos normais (28 dias) ou maiores, as chances de engravidar durante a menstruação são pequenas, mas existem.

Tem chance de engravidar no último dia da menstruação?

Sim, mas as chances são pequenas A probabilidade é maior se os ciclos menstruais forem muito curtos ou se a menstruação durar dias que o normal (entre 2 e 7 dias).

No primeiro caso, a gestação é possível porque ciclos menores que a média, ou seja, com menos de 28 dias, possibilitam que o período fértil seja antecipado.

Assim, os dias propícios para a gravidez podem coincidir com os dias finais da menstruação.

No segundo caso, de sangramento prolongado, a possibilidade de concepção é possível porque, em geral, o período fértil começa no 11º do ciclo menstrual.

Se a menstruação não tiver cessado e o período fértil começar, o óvulo vai ser liberado normalmente e poderá ser fecundado.

As chances de gravidez aumentam conforme os dias passam. Assim, a possibilidade de fecundação é maior no último dia de menstruação do que no 1º.

Mas vale lembrar que a maioria das mulheres não tem ciclos curtos ou sangramentos longos.


Apesar de ser bastante incomum, há chances de algumas mulheres engravidarem durante a menstruação.

Por isso, para evitar uma gestação se deve usar métodos contraceptivos em conjunto (pílula e camisinha, por exemplo).

O Minuto Saudável tem tudo sobre saúde da mulher. Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

14 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Tê relação nu último dia da menstruação pode engravida

    1. Olá, Antoneide.
      Pode, embora as chances sejam pequenas. Como dito no texto, as mulheres que possuem ciclos menstruais muito curtos ou tem menstruações que duram mais de 10 dias, tem maiores chances de engravidarem no último dia. Por isso, se desejar evitar uma gestação, use métodos contraceptivos mesmo durante a menstruação.

  2. Oi boa tarde eu estava tomando pílula e mesmo assim mestruei pouco durante 6 dias e tive relação posso engravidar.

    1. Olá, Elisangela.
      De forma geral, a pílula anticoncepcional tem uma eficácia de até 99% se for tomada corretamente.
      Embora sejam pequenos, há riscos de gravidez. Por isso, o recomendado é usar dois métodos contraceptivos (como o anticoncepcional e o preservativo, por exemplo).
      Um profissional ginecologista também poderá te orientar melhor sobre esse assunto.

  3. Tive relação com meu namorado no ultimo dia da menstruação, porém em questão de menos de 1 minuto, ficamos sem camisinha,corre risco de engravidar?

    1. Olá, Gabriela.
      Toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez. A rapidez e a presença da menstruação são fatores que diminuem as chances de gravidez, embora não as elimine.
      Se suspeitar de gestação, faça um teste de sangue ou urina.

  4. Oi tomei injeção trimestral primeira dose ok uma menstruação Segunda dose Duas Menstruação Terceira dose veio foi embora depois voltou por mais de dez dias mesmo assim tive relação sexual nisso já fazia 82 dias que tinha tomado o trimestral posso engravidar mesmo estando mesntruada e tomando injeção trimestral ?

    1. Olá.
      A menstruação e o uso fármaco anticoncepcional dificultam a gestação em índices acima de 95%. Mas toda relação sexual desprotegida pode resultar em gestação, mesmo que as chances sejam pequenas.
      Em caso de dúvidas, procure um médico ginecologista.

  5. Olá!
    Eu tomo anticoncepcional há uns 8 anos e tomo ele de 3 em 3 meses, então sempre tenho escapes. Mas dessa vez faz 1 mês que estou tendo escapes consecutivos e tomei o anticoncepcional corretamente. Meu namorado ejaculou dentro, E depois de 2 dias da relação ainda continuou tendo escapes e continuei com o anticoncepcional.
    Posso engravidar?

    1. Olá, Carolina.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  6. meu ciclo foi só de 18 dias, antes tomei Duphaston e tive relações no 5º, 6º e 8º dia do ciclo. Posso engravidar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *