Embora seja raro, é possível que uma mulher engravide durante o período menstrual.

De forma geral, o período fértil da mulher acontece na metade do ciclo menstrual, entre o 11º e o 17º. Um novo ciclo começa a ser contado a partir do 1º dia de menstruação.

Por exemplo, se a mulher menstruou dia 1º e, considerando que o seu ciclo seja de 28 dias,  o período fértil será entre o dia 11 e 17 daquele mês.

Mas isso pode variar entre as mulheres, já que a duração pode ser maior ou menor. Nesse caso, os dias férteis também são alterados.

Durante a menstruação, a mulher tem menos chances de engravidar, porque o óvulo já foi eliminado pelo organismo.

Mas em ciclos muito curtos, a concepção ainda pode acontecer se um novo óvulo estiver sendo liberado nesse mesmo tempo.

Mas quando a mulher engravida durante o sangramento, é mais comum que ele não seja a menstruação, mas apenas um escape, que pode ocorrer por infecções, endometriose ou mudanças naturais do organismo.

Leia mais: É normal menstruar duas vezes no mês? O que pode ser?

Em quais casos a mulher pode engravidar durante a menstruação?

Há maiores chances de engravidar durante a menstruação mulheres que:

  • Têm ciclos curtos, com menos de 21 dias;
  • Têm a menstruação longa (mais de 8 dias);
  • Costumam ter escapes ou sangramentos.

A possibilidade de engravidar durante a menstruação é maior para mulheres que possuem ciclos desregulados, uma vez que se torna mais difícil calcular quando o óvulo será liberado e  pronto para ser fecundado.

Nos casos em que há sangramento de escape, os riscos de confundi-los com a menstruação também é maior.

Leia mais: Quando fazer o teste de gravidez de farmácia e de sangue?

É possível engravidar menstruada tomando anticoncepcional (pílula e injetável)?

Sim, mas é raro. Se o ciclo for muito curto ou o sangramento for longo, há riscos de gravidez durante a menstruação. Se tomados corretamente, os anticoncepcionais (pílula e injeção) têm uma eficácia de 99% e reduzem essas chances. É preciso usar o método certinho e ainda assim, há riscos (mesmo que raros).

Vários fatores podem interferir na ação da pílula oral, como a regularidade, a absorção do organismo e o uso de outros medicamentos.

Mas é importante ressaltar que é um caso incomum.

É possível engravidar menstruada fazendo coito interrompido?

Sim. O coito interrompido não é uma prática indicada como método contraceptivo. Isso porque essa prática tem até 20% de chance de falhar, já que pode haver espermatozoide no líquido pré-ejaculatório (lubrificante naturalmente expelido durante a excitação masculina).

Além disso, o coito interrompido pode falhar quando o homem não tem controle o suficiente ou não sabe exatamente o momento da ejaculação. O que aumenta as chances de uma gestação.

A menstruação é a época menos favorável para uma gravidez, mas não a evita. Isso porque mesmo que esteja ovulando, o organismo da mulher pode já ter liberado o óvulo para o ciclo seguinte.

Se esse novo óvulo for fecundado, ele vai gerar um embrião.

Qual é a probabilidade de engravidar no primeiro dia da menstruação?

A gravidez no primeiro dia da menstruação é incomum, mas não é impossível. Mulheres com ciclos menores (de 21 dias) têm a ovulação por volta do 5º dia, o que possibilita a concepção durante a menstruação.

Para mulheres com ciclos normais (28 dias) ou maiores, as chances de engravidar durante a menstruação são pequenas, mas existem.

Tem chance de engravidar no último dia da menstruação?

Sim, mas as chances são pequenas A probabilidade é maior se os ciclos menstruais forem muito curtos ou se a menstruação durar dias que o normal (entre 2 e 7 dias).

No primeiro caso, a gestação é possível porque ciclos menores que a média, ou seja, com menos de 28 dias, possibilitam que o período fértil seja antecipado.

Assim, os dias propícios para a gravidez podem coincidir com os dias finais da menstruação.

No segundo caso, de sangramento prolongado, a possibilidade de concepção é possível porque, em geral, o período fértil começa no 11º do ciclo menstrual.

Se a menstruação não tiver cessado e o período fértil começar, o óvulo vai ser liberado normalmente e poderá ser fecundado.

As chances de gravidez aumentam conforme os dias passam. Assim, a possibilidade de fecundação é maior no último dia de menstruação do que no 1º.

Mas vale lembrar que a maioria das mulheres não tem ciclos curtos ou sangramentos longos.


Apesar de ser bastante incomum, há chances de algumas mulheres engravidarem durante a menstruação.

Por isso, para evitar uma gestação se deve usar métodos contraceptivos em conjunto (pílula e camisinha, por exemplo).

O Minuto Saudável tem tudo sobre saúde da mulher. Confira!

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *