O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo. Sua função é manter as células unidas e, assim, contribuir com a mobilidade, resistência e flexibilidade dos tecidos.
A partir dos 30 anos, a produção natural dessa substância começa a ser reduzida cerca de 1% por ano.
Depois dos 50 anos, a produção diminui ainda mais. Ou seja, quanto mais idosa for a pessoa, menor a quantidade de colágeno que ela produz.
Quando isso acontece, o planejamento alimentar é fundamental, além disso, a suplementação dessa proteína pode ser necessária.
Além da idade, fatores como a prática exercícios físicos com regularidade, uso de tabaco ou exposição frequente ao sol são hábitos que também diminuem a produção natural dessa proteína.
Depende. A absorção do colágeno está diretamente ligada a alguns fatores de estilo de vida (como alimentação, uso de tabaco e qualidade de sono).
Além disso, o uso vai depender da necessidade do organismo. Ou seja, se a alimentação estiver suprindo a quantia ideal, ingerir mais colágeno não vai trazer benefícios.
Embora possa ser encontrado e comprado sem a receita médica, o recomendado é que o colágeno em pó seja receitado por um(a) nutricionista que poderá orientar sobre a quantidade e a forma correta de consumo.
Nesse caso, a alimentação ainda é fundamental para que o organismo consiga absorver a suplementação.
Para isso, prefira alimentos que contenham vitaminas dos complexos A, B e C ou estimulem a produção e a absorção de colágeno.
Sementes (linhaça), castanhas, aveia, peixes, alho, frutas cítricas (laranja, abacaxi, uva) e folhas verdes (alface, rúcula) são exemplos de componentes que podem ajudar.
Quando a pessoa está relaxada o organismo tende a absorver melhor as partículas de colágeno.
Assim, a qualidade e a quantidade de horas dedicadas ao sono também são importantes para extrair todos os benefícios dessa substância.
Se a sua produção natural de colágeno for suficiente para manter as funções do organismo, então a suplementação de colágeno não fará efeito.
Mesmo assim, é importante manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes para evitar que a produção de colágeno seja afetada no futuro.
O colágeno em pó possui os mesmos benefícios do colágeno em cápsulas, desde que haja necessidade de seu uso. Além da beleza, essa substância também contribui para a saúde. Ela atua no organismo na parte de sustentação e manutenção dos tecidos e células do corpo.
Entre os principais benefícios, está:
Primeiro, o mais importante é consumir o colágeno diariamente, evitando interromper o uso.
Essa proteína pode ser tomada em qualquer horário, dando preferência para o período da manhã (durante o desjejum) ou à noite (depois do jantar).
O recomendado é que o colágeno não seja consumido juntamente com refeições pesadas (como o almoço, que pode ter uma ingestão calórica maior).
Isso porque, as partículas do colágeno tendem a competir com as outras moléculas presentes nas comidas mais calóricas (massas e carnes vermelhas).
A quantidade de vezes que a proteína deve ser consumida por dia varia conforme alguns fatores como idade e uso de tabaco.
Para saber com exatidão e esclarecer outras dúvidas sobre a ingestão de colágeno, é aconselhado visitar um médico nutricionista.
A recomendação de muitos médicos(as) é consumir 10g de colágeno todos os dias, sem interrupção, para beneficiar-se das propriedades dessa substância. Quando o colágeno é apresentado em pó, pode-se medir essa quantidade com a ajuda de uma colher (de sopa) que contém aproximadamente 10g.
Já se a proteína for apresentada em cápsulas, o número que deve ser ingerido vai variar conforme cada fabricante.
Por exemplo, se a cápsula contém 2g de colágeno, pode ser necessária a ingestão de 5 cápsulas ao longo do dia, ou conforme orientação especializada.
A versão em pó pode ser consumida facilmente misturada com água, sucos, iogurtes e vitaminas ou colocada sobre a comida (frutas, sopas, saladas e pães).
A proteína também pode ser apresentada em sachês como é o caso do Motilex, do Colflex e do Tenflax Plus.
Vale lembrar que essas informações podem ser alteradas de acordo com o laboratório que produziu o suplemento. Por isso, é importante ler o rótulo do produto antes de consumi-lo.
O colágeno em pó traz muitos benefícios para a saúde e a beleza do corpo. Essa substância deve ser, preferencialmente, indicada por um(a) profissional de medicina ou nutrição.
O Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre saúde e beleza. Não deixe de conferir!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.