Remédios

Cimegripe: antigripal tem efeitos colaterais? Saiba quando tomar

Publicado em: 22/08/2020Última atualização: 24/09/2021
Publicado em: 22/08/2020Última atualização: 24/09/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Espirros constantes, nariz escorrendo, dores pelo corpo, febre e até mesmo tosse. Esses são alguns dos sintomas provocados por quadros de gripes e resfriados.

Ambos os problemas são condições provocadas por vírus e causam desconfortos nas pessoas. Para tratar os sintomas, existem alguns medicamentos específicos e, entre eles, o Cimegripe.

Quer saber mais sobre o fármaco? Continue lendo o texto!

O que é Cimegripe? 

Cimegripe é um medicamento utilizado no combate dos sintomas da gripe e resfriados, como coriza, congestão nasal, febre e dores musculares.

Ele apresenta substâncias de ação analgésica e antitérmica em sua formulação — como o Paracetamol, Maleato de clorfeniramina e Cloridrato de fenilefrina — e está disponível em diferentes apresentações: cápsula, comprimidos, solução oral (gotas), xarope, pó e pomada.

As indicações de uso do fármaco são predominantemente adultas, entretanto, existem algumas versões, como em xarope e solução oral, que podem ser empregues para crianças.

Vale ressaltar que esse tipo de medicação não cura a gripe e resfriado em si, mas sim, ajuda a aliviar os sintomas, para que o próprio sistema imunológico da pessoa combata os vírus.

É anti-inflamatório?

Não. O Cimegripe não apresenta substâncias anti-inflamatórias em sua formulação.

A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a uma lesão, provocada por traumas ou infecções. Quando formada, pode causar sintomas como febre, vermelhidão, dor e inchaço. 

Para seu combate, existem os anti-inflamatórios, fármacos que atuam na diminuição desses sintomas e eliminação do processo inflamatório.

O Cimegripe não apresenta tal ação. O que pode ocorrer é que, por conta de suas propriedades analgésicas, ele diminui os desconfortos provocados pelos sintomas da inflamação. 

https://minutosaudavel.com.br/anti-inflamatorio/

É antibiótico?

Não. Medicamentos antibióticos são aqueles empregues no combate a infecções provocadas por bactérias. O Cimegripe não apresenta esse tipo de ação.

Publicidade
Publicidade

Qual a fórmula?

O Cimegripe convencional, em cápsulas gelatinosas, tem como princípio ativo as substâncias: Paracetamol + Maleato de clorfeniramina + Cloridrato de fenilefrina.

O Paracetamol é um medicamento que apresenta ação analgésica (alivia dores) e antipirética (combate a febre).

Já o Maleato de Clorfeniramina é uma substância anti-histamínica, ou seja, atua combatendo os efeitos da histamina — substância que provoca a resposta imunológica exagerada no corpo.

Dessa maneira, atua aliviando sintomas de rinite alérgica provocados por quadros gripais, como coriza e coceira no nariz. 

O Cloridrato de Fenilefrina é uma substância que atua como descongestionante nasal. Ele atua reduzindo o edema da mucosa nasal, ou seja, o inchaço da mucosa, o que alivia o sintoma conhecido como nariz entupido, facilitando a passagem de ar. 

Já outras versões do medicamento podem ter alterações na composição, como o Cimegripe Bebê e Criança que apresenta apenas Paracetamol na formulação.

Publicidade
Publicidade

Para que é indicado Cimegripe?

O Cimegripe é um medicamento indicado para o tratamento dos sintomas provocados por gripes e resfriados. 

De maneira geral, o fármaco atua no alívio de:

  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares presentes no estado gripal.

Vale ressaltar que a medicação não provoca a cura da gripe, apenas atua na redução dos sintomas provocados pelo problema.

https://minutosaudavel.com.br/diferenca-gripe-resfriado/

Serve para garganta inflamada?

O medicamento apresenta Paracetamol — analgésico — em sua formulação e, por isso, pode aliviar as dores provocadas pela garganta inflamada. 

Porém, ele não tem ação anti-inflamatória e, dessa forma, não atua no combate direto da inflamação, apenas no alívio de desconfortos provocados por ela.

https://minutosaudavel.com.br/remedio-para-dor-de-garganta/

Cimegripe é de uso infantil?

Depende. O Cimegripe convencional em cápsulas, em geral, apresenta indicação de uso adulto. Por isso, há sua versão em solução oral, que é indicada para uso pediátrico.

Há também o Cimegripe bebê e criança, apresentação em xarope com menor concentração dos princípios ativos.

Além disso, o Cimegripe Febre e Dor, versão em gotas que apresenta apenas Paracetamol em sua composição, pode ser empregue em crianças, já que apresenta uso adulto e pediátrico.

Publicidade
Publicidade

Quando tomar Cimegripe?

O Cimegripe é indicado para pessoas que estejam com sintomas gripais, como nariz escorrendo (coriza), espirros constantes, dores pelo corpo e até mesmo febre.

Apesar de serem medicamentos de venda isenta de prescrição médica, é sempre importante conversar com profissionais da saúde antes de se automedicar. Sobretudo se os sintomas forem persistentes, duradouros ou muito intensos, prefira sempre fazer uma consulta médica antes de tomar Cimegripe ou outras medicações.

Em quanto tempo tem efeito?

Em geral, o fármaco apresenta ação rápida, que começa a ter efeito cerca de 15 minutos após a administração.

Posologia: quantos cimegripes posso tomar por dia?

Depende. A posologia do Cimegripe varia de acordo com sua apresentação: em cápsulas, comprimidos, solução oral, em pó ou pomada.

Em geral, existem diferentes versões do medicamento. As opções e posologias são:

Cimegripe

A versão mais conhecida do fármaco é aquela que recebe o nome isolado de Cimegripe e apresenta Paracetamol + Maleato de clorfeniramina + Cloridrato de fenilefrina em sua composição.

Essa versão tem 2 apresentações: em cápsulas e solução oral (gotas) e é indicada para o alívio de sintomas de gripes e resfriados.

A concentração dos princípios ativos em cada uma das versões é:


CápsulasGotas
Paracetamol400mg100mg
Maleato de Clorfeniramina4mg2mg
Cloridrato de Fenilefrina4mg 2mg

A posologia de cada variação é:

Cápsulas

De acordo com a bula, a versão em cápsulas tem como indicação para pessoas adultas (18 a 60 anos) a ingestão de 1 cápsula a cada 4 horas.

O limite máximo é de 5 cápsulas diárias e não é indicado fazer uso da medicação por mais de 3 dias seguidos.

Solução oral

A solução oral apresenta menor concentração dos princípios ativos na formulação e é recomendado para uso pediátrico acima de 2 anos.

Segundo a bula, a posologia é:

  • 2 a 4 anos: 20 a 30 gotas, 3 a 4 vezes por dia;
  • 4 a 6 anos: 30 a 40 gotas, 3 a 4 vezes por dia.

Cimegripe Bebê e Criança

Tanto o Cimegripe Bebê quando o Cimegripe Criança são versões pediátricas da medicação, com algumas diferenças em relação à composição do Cimegripe convencional.

De maneira geral, apresentam apenas o Paracetamol como princípio ativo e são indicados para a redução de febre e dores provocadas por quadros gripais, como dor de garganta e de cabeça, por exemplo.

A apresentação é em suspensão oral (xarope) e as concentrações entre as duas opções variam entre si, elas são:

  • Cimegripe Bebê: 100mg/mL;
  • Cimegripe Criança: 32mg/mL.

De acordo com a bula, a posologia indicada varia de acordo com o peso do(a) paciente. Para o Cimegripe Bebê:

Peso (kg)Dose (mL)
30,4
40,5
50,6
60,8
70,9
81
91,1
101,3
111,4
121,5
131,6
141,8
151,9
162
172,1
182,3
192,4
202,5

Para o Cimegripe Criança:

Peso (kg)Dose (mL)
11-155
16-217,5
22-2610
27-3112,5
32-4315

É recomendado não ultrapassar a dose diária de 75mg/kg/dia. Apesar dos valores listados, para administração em crianças menores de 11kg ou 2 anos busque orientação médica.

Cimegripe Dor e Febre

A versão Dor e Febre do Cimegripe é em solução oral, ou seja, em gotas, para uso adulto e pediátrico. É indicado para a redução de febres e o alívio de dores relacionados ao quadro gripal. 

Em geral, a posologia indicada pela bula é de:

  • Crianças abaixo de 12 anos: 1 gota/kg a cada 4 a 6 horas (dosagem máxima de 35 gotas por dose);
  • Adultos e crianças acima de 12 anos: 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia.

Essa apresentação tem em sua formulação apenas o fármaco Paracetamol.

Cimegripe 77C

O Cimegripe 77C é a versão em pó para dissolução. Cada envelope contém 100mg de Paracetamol e representa 1 dose da medicação. É indicado para tratar dores de cabeça, febre e dores no corpo relacionadas à gripe.

De acordo com a bula, a posologia é:

  • 12 a 18 anos: 1 envelope a cada 6 horas (não exceder 6 doses/dia);
  • Maiores de 18 anos: 1 envelope a cada 4 horas (não exceder 4 doses/dia).

É indicado dissolver todo o conteúdo de um envelope em água quente ou chá e beber enquanto ainda estiver quente. 

Não é recomendado administrar o medicamento em crianças menores de 12 anos sem orientação médica.

Cimegripe Dia

O Cimegripe Dia é a combinação de Paracetamol + Cloridrato de Fenilefrina — substância que age como descongestionante nasal. 

É indicado para sintomas como dor, febre e congestão nasal, e a embalagem é composta por 2 tipos de comprimidos para administração via oral: 1 branco e 1 amarelo. 

O branco contém 400mg de Paracetamol e o amarelo contém 400mg de Paracetamol + 20mg de Cloridrato de Fenilefrina. 

De acordo com a bula, a posologia do fármaco é: ingerir 2 comprimidos (1 amarelo + 1 branco) juntamente com água a cada 8 horas.

O fármaco não deve ser usado por mais de 10 dias para casos de dor e por mais de 3 dias para febre ou outros sintomas de gripe.

Cimegripe Rub

Cimegripe Rub é a versão em pomada do medicamento, com Mentol + Cânfora + Óleo de eucalipto em sua composição. É indicado para o alívio de tosses, congestão nasal e dores musculares provocadas por gripes e resfriados.

A bula indica passar uma camada fina do produto de 3 vezes por dia no local escolhido:

  • Peito: para acalmar a tosse;
  • Pescoço: aliviar a congestão nasal;
  • Costas: aliviar dores musculares.

Ao aplicar o medicamento no peito ou pescoço, as substâncias presentes na pomada liberam um vapor que é inalado pelo(a) paciente e, ao entrar nas vias respiratórias, ajuda a aliviar os sintomas.

Já ao realizar a administração nas costas, o calor proporcionado pelo fármaco auxilia na redução dos desconfortos musculares.

O medicamento não deve ser utilizado por crianças menores de 2 anos de idade.

Valor: quanto custa e onde comprar?

O preço do Cimegripe pode variar de acordo com a região geográfica e estabelecimento de compra. Em geral seus preços* são de aproximadamente:

O fármaco pode ser encontrado em farmácias físicas e online. Caso haja a necessidade de comparação de preços, é possível utilizar o site do Consulta Remédios, que indica os melhores preços de medicamentos nas farmácias de cada região. 

*Preços consultados em agosto de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Contraindicações

Da mesma maneira que outros medicamentos, o Cimegripe tem algumas contraindicações, como por exemplo, para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Além disso, a administração sem controle médico não deve ser feita por pessoas que sofram com:

  • Hipertensão — pressão alta;
  • Doença cardíaca;
  • Diabetes;
  • Glaucoma — lesões no nervo ótico que causam a perda gradual da visão ;
  • Hipertrofia da próstata — aumento do volume da próstata;
  • Doença renal crônica — diminuição progressiva do funcionamento dos rins;
  • Insuficiência hepática grave — deterioração da função do fígado;
  • Disfunção tireoidiana — alteração no funcionamento da glândula da tireoide.

De acordo com a bula, o uso do medicamento por gestantes, lactantes e idosos também não deve ser feito sem indicação médica.

Além disso, vale ficar atento às recomendações de cada apresentação, uma vez que as versões do fármaco tem suas próprias restrições, algumas não sendo indicadas para crianças, por exemplo.

Quais os efeitos colaterais? 

Assim como outros medicamentos, o Cimegripe pode provocar efeitos colaterais em algumas pessoas. 

Entre as reações muito comuns estão:

  • Sonolência;
  • Náuseas.

Já os efeitos comuns são:

  • Dor ocular;
  • Tontura;
  • Palpitações;
  • Boca seca;
  • Desconforto gástrico;
  • Diarreia;
  • Tremor;
  • Sede.

Entre as reações raras, mas que podem acontecer estão:

  • Agitação;
  • Ardência ocular;
  • Flatulência;
  • Sudorese;
  • Turvação visual.

As reações muito raras são:

  • Irritação no estômago;
  • Insônia;
  • Cansaço.

Vale ressaltar que cada organismo reage de forma diferente ao uso da medicação e, dessa forma, não necessariamente todas as pessoas sofrerão com efeitos colaterais.

Dá sono?

Pode dar. Entre os efeitos colaterais muito comuns do fármaco está a sonolência. Assim, há a possibilidade de que o uso da medicação cause sono em algumas pessoas.


Gripes e resfriados são comuns na vida das pessoas, principalmente durante o inverno. Para combater seus sintomas existem alguns medicamentos e, entre eles o Cimegripe.

Quer saber mais sobre medicações e saúde? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado(a)!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade