Qual a diferença entre uma gripe e um resfriado?

0

É muito comum a confusão entre essas duas doenças, apesar de se tratarem de diferentes patologias. A principal diferença está no fato de serem provocadas por diferentes tipos de vírus.

A gripe é causada por um único vírus, o vírus influenza, enquanto o resfriado é provocado por muitos outros, tais como o rinovírus, o parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR).

Por essa variedade maior de vírus causadores, é muito mais comum ficarmos resfriados do que gripados.

Os sintomas nas duas doenças são bem semelhantes, mas normalmente, no resfriado, são mais brandos. O que mais as diferencia, em relação aos sinais físicos, é a presença de febre, sendo pouco frequente ou mais branda no resfriado.

Quando a febre é um sintoma presente no resfriado, é bem menos grave do que na gripe. As duas condições podem provocar dor de garganta, coriza e mal-estar. No entanto, apesar do desconforto, o resfriado normalmente não impede que a pessoa realize suas tarefas do dia a dia.

Esse ponto é considerado importante na diferenciação das duas doenças. A gripe é capaz de deixar o paciente muito mais debilitado, pois provoca febre alta, inflamações musculares e uma grande indisposição.

Assim, se o que paciente está sentindo o deixa incapaz de ir ao trabalho, estudar ou fazer qualquer atividade, é mais provável que seja uma gripe e não um resfriado.

Além de ser confundida com o resfriado, é comum que as pessoas confundam a gripe com a rinite alérgica, doença que também provoca irritação na garganta, congestão nasal, espirro e coriza.

Contudo, apesar de “se passar” por gripe, a rinite alérgica não é transmissível, mas sim uma doença crônica.

Leia mais: O que é a Gripe H1N1, sintomas, prevenção e transmissão

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.