Muito utilizado na culinária por conta de seu sabor característico, o louro é uma planta que tem usos medicinais, trazendo benefícios para o organismo. Apesar de ser considerado tempero complementar em receitas, é um elemento considerável quando falamos sobre saúde.  

Para que serve o Chá de louro?

Fonte de potássio, magnésio e vitaminas B, em geral, o chá de louro serve para o tratamento de infecções, complicações digestivas e até mesmo a melhora dos sintomas da ansiedade. Atua também no tratamento da retenção de líquidos e perda de peso. Confira agora as principais vantagens do consumo desse chá:

Para diabetes

O consumo da folha de louro contribui para a redução e equilíbrio dos níveis de glicose do organismo. Auxilia, dessa forma, no controle do diabetes tipo 2 — em que há resistência à insulina.   

Para digestão

O louro impulsiona a produção de enzimas digestivas pelo organismo. Dessa forma, facilita a digestão e absorção de nutrientes pelo corpo, evitando a sensação de estufamento e sintomas de azia

Emagrecimento e redução do inchaço

Quando falamos sobre perder peso, os chás são grandes companheiros. A folha de louro possui propriedades diuréticas que auxiliam na eliminação de resíduos retidos, atuando, dessa forma, como forte aliado no combate à retenção de líquidos.

Além de reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos, o chá pode ser um aliado no emagrecimento, desde que combinado com dieta e exercícios físicos.

Para o alívio da ansiedade

O chá de louro é também um aliado quando pensamos em ansiedade. Por conta da presença de linalol — óleo essencial — em sua composição, o chá proporciona uma sensação relaxante que reduz os sintomas da ansiedade e estresse ao ser consumido.

Como usar as folhas de louro?

Existem diversas formas de consumir as folhas de louro. Elas podem ser adicionadas a receitas, como massas, carnes e sopas, ou ser ingeridas em forma de chá. Mas lembre sempre: a folha do louro não é comestível e deve ser retirada ao saborear uma refeição!


Confira duas combinações para turbinar as vantagens que o chá da folha de louro proporciona:

Com Canela

Fonte de nutrientes como o manganês e o cálcio, a canela possui propriedades que auxiliam no processo de digestão e combate a infecções.

Juntamente com o louro, a combinação dos chás é conhecida por favorecer o emagrecimento soma das características diuréticas do louro com os antioxidantes da canela proporciona uma ação anti-inflamatória, diminuindo o inchaço corporal.

Com Boldo 

Com propriedades desintoxicantes e diuréticas, o boldo é popular por combater os gases intestinais e regular o funcionamento do fígado. Associado à folha de louro, o chá atua no bom funcionamento do intestino e opera como agente calmante para os dias de estresse.

Contraindicações: Chá de louro faz mal?

Depende. Quando consumido em excesso, a folha de louro pode proporcionar alguns efeitos colaterais como sonolência, dores abdominais e diarreia. Por conta de sua ação redutora de glicemia, o uso exagerado do louro pode provocar uma diminuição não saudável nos níveis de açúcar do corpo (hipoglicemia). 

A associação com canela e boldo são também contraindicados em casos de gravidez, pois podem provocar o aumento das contrações uterinas, gerando riscos de aborto. 


O consumo do chá de louro pode trazer diversos benefícios para a saúde, contudo, é necessário estar alerta a suas contraindicações. O Minuto Saudável traz outras dicas sobre saúde e alimentação para você continuar sempre informado.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *