Remédios

Alprazolam: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Publicado em: 03/09/2022Última atualização: 03/09/2022
Publicado em: 03/09/2022Última atualização: 03/09/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Alprazolam é um medicamento psicofármaco da classe dos benzodiazepínicos que age diretamente no sistema nervoso central e tem ação ansiolítica (reduz estado de alerta), hipnótica (induz ao sono) e relaxante muscular.

No artigo a seguir, você descobre mais informações sobre o fármaco como para que serve, contraindicações, com qual receita pode ser adquirido e quais são seus efeitos colaterais.

Para que serve o Alprazolam?

O Alprazolam é um medicamento de tarja preta, ou seja, de uso e venda controlada e que pode causar dependência se for utilizado indiscriminadamente.

É recomendado para o tratamento do transtorno de ansiedade, ansiedade associada a abstinência ao álcool e síndrome do pânico com ou sem agorafobia.

Publicidade
Publicidade

Contraindicações

O uso do psicofármaco é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao alprazolam, a outros benzodiazepínicos ou a quaisquer dos componentes da fórmula.

Além disso, o uso também não é indicado para pacientes com miastenia gravis (doença autoimune neuromuscular na qual há a fadiga muscular), glaucoma (doença óptica que envolve a pressão intraocular) de ângulo estreito agudo ou para menores de 18 anos de idade.

Publicidade
Publicidade

Receita do Alprazolam

O medicamento é prescrito por meio de receita médica de cor azul, do tipo B1, utilizada para medicamentos com substâncias psicotrópicas. A validade desse tipo de receita é de 30 dias a partir de sua data de emissão.

Ademais, a receita do Alprazolam só é válida no estado em que foi prescrita, deve conter a prescrição máxima para 60 dias de tratamento e precisa ser retida na farmácia.

O psicofármaco é prescrito por meio de uma receita azul B1.

Leia também: Receita digital: o que é, benefícios e validade 

Como tomar o Alprazolam?

A dose indicada de Alprazolam varia de acordo com o (a) paciente, suas características de saúde, como ele (a) responde ao tratamento, a condição para qual está sendo prescrita e a gravidade dos sintomas.

É recomendado que a dose utilizada seja a menor dose eficaz, especialmente para os (as) pacientes idosos (as) e debilitados (as) e as normalmente utilizadas são:

  • Transtornos de ansiedade: entre 0,25mg e 0,5mg, 3 vezes ao dia;
  • Síndrome do pânico: entre 0,5mg e 1mg, 3 vezes ao dia;
  • Idosos (as) e pacientes debilitados (as): 0,25mg de 2 a 3 vezes ao dia.

Além disso, o tratamento deve durar no máximo 6 meses no caso dos transtornos de ansiedade e 8 meses no caso da síndrome do pânico. Isso porque a utilização prolongada do medicamento pode causar dependência física e psíquica.

Publicidade
Publicidade

Dúvidas frequentes

Listamos a seguir dúvidas frequentes que os (as) pacientes têm a respeito do medicamento. Confira: 

Alprazolam emagrece?

Entre os possíveis efeitos colaterais comuns do uso do medicamento está a diminuição do apetite. Efeitos na diminuição do peso e o aumento do peso são listados na bula como em investigação

Portanto, é possível afirmar que a diminuição do apetite pode resultar em perda de peso, no entanto, não é possível afirmar que o medicamento emagrece.

Ademais, é importante ressaltar que o Alprazolam não deve ser utilizado com o objetivo de emagrecer, pois ele não foi desenvolvido para essa finalidade.

Alprazolam e gestação

O fármaco não deve ser utilizado por gestantes sem orientação e acompanhamento médico, visto que recebe classificação de categoria D de risco a gravidez. Ou seja, é um medicamento que pode causar riscos ao feto mas a sua utilização por grávidas possui benefícios admissíveis. 

Pode dar Alprazolam para o cachorro?

Sim. O medicamento pode ser administrado, em doses mais baixas, para o tratamento de fobias e da ansiedade em cachorros desde que com a prescrição de médicos (as) veterinários (as). 

Alprazolam vicia?

Sim. O uso descontrolado e por longos períodos de tempo pode causar o vício do medicamento. 

Alprazolam e álcool

Não é recomendado consumir bebidas alcóolicas enquanto faz o uso do Alprazolam ou de quaisquer outros medicamentos da classe dos benzodiazepínicos. 

A combinação dessas substâncias causa o aumento da ação do medicamento e de seus potenciais depressores do sistema nervoso central, resultando em um aumento da sonolência e, em casos mais graves, em coma e óbito. 

Efeitos colaterais do Alprazolam

Assim como acontece com todo medicamento, o uso de Alprazolam pode causar efeitos colaterais em alguns (as) pacientes. Entre os mais comuns estão:

Para demais efeitos colaterais, consulte a bula do medicamento.

Preços e onde comprar

Alprazolam é encontrado em farmácias e por ter venda controlada, o medicamento só pode ser vendido pela internet para a retirada em loja física, mediante a apresentação e retenção da receita médica. 

No marketplace Consulta Remédios, é possível comparar preços e verificar se o medicamento está disponível nas farmácias de sua região.

O preço varia de acordo com a dose e a fabricante e pode ser encontrado a partir de: 

O medicamento também pode ser encontrado com os nomes Apraz, Frontal e Tranquinal.

Leia também: Tipos de receita médica: o que significa cada cor?  

____________________

A automedicação pode ser perigosa à saúde, portanto, não utilize esse ou qualquer outro medicamento sem prescrição e orientação médica. Em caso de dúvida, entre em contato com um (a) médico (a) ou farmacêutico (a). 

Continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais conteúdos completos sobre remédios, tratamentos, saúde, bem-estar e muito mais!


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade