Com 17 semanas de gestação, o bebê está se desenvolvendo cada dia mais.
As mamães que já passaram por outras gestações podem começar a sentir seus movimentos, como “bolhas de ar” ou “asas de borboletas” dentro da barriga.
Já as gestantes de primeira viagem tendem a ter mais dificuldades para sentir os movimentos do pequeno.
Seja experiente ou não, a grávida deve saber que o descanso (cerca de 8 horas seguidas) e a alimentação (rica em vegetais, grãos e carnes magras) são de extrema importância para o bebê manter esse pique todo.
Cada fase da gestação tem seus sintomas próprios. Em casos de dúvidas, consulte o médico que te acompanha.
Mas, em geral, na 17ª semana, os sinais e sintomas mais comuns são:
Agora, com o neném crescendo cada vez mais, o corpo aumenta o fluxo e a pressão do sangue que circula, facilitando que ocorram sangramentos nas gengivas e narinas.
Ao se cortar ou machucar, a gestante também pode ter sangramentos com fluxo maiores que o normal.
Mas se forem controlados em poucos minutos, eles são comuns e não precisam criar pânico.
Caso ocorram com muita frequência ou o fluxo não seja contido em alguns minutos, o ideal é conversar com o(a) obstetra sobre isso.
A coceira pode manifestar-se na barriga ou nas mamas e podem acontecer porque a pele tende a esticar, já que é natural que a mãe engorde com a presença do bebê e com a produção de leite.
É importante lembrar que a coceira é um dos primeiros sintomas de futuras estrias. Para evitá-las, pode-se usar cremes e hidratantes para nutrir a pele.
O corpo produz muitos hormônios durante a gestação. Um deles é a progesterona que pode causar uma sensação intensa de calor no organismo.
A quantidade hormonal também é aumentada durante a menopausa, por isso, é normal que grávidas e mulheres acima de 45 anos sintam o famoso “calorão”.
Nessa fase da gravidez, a mulher pode ter um aumento de peso que varia entre 2,5kg e 4,5kg.
Esse peso aumenta não somente pela presença do neném, mas também porque o corpo está estocando energia (em forma de gordura) para produzir o leite materno depois do parto.
Devido à grande quantidade de hormônios presentes no organismo da mulher durante a gestação, é comum que elas tenham sonhos estranhos ou mais vívidos.
As gestantes também possuem mais chances de ter pesadelos e sonhos intensos com ansiedade e angústia.
Além disso, também é possível notar que elas têm mais facilidade para lembrar do que sonharam com mais frequência.
Estando há 17 semanas dentro da barriga, o neném mede aproximadamente 11cm e pesa, em média 100g. Se nascesse com esse peso e tamanho, o pequeno caberia na palma da mão.
Nessa fase, ele está começando a ganhar gordura que será importante para manter o calor corporal depois do nascimento.
A pele é fina e coberta por uma camada de pelos que têm como principal função a proteção do bebê (lanugo).
Mesmo com a presença do lanugo, as veias e artérias ainda são visíveis nos bracinhos e perninhas, que já estão com o contorno delimitados.
Alguns órgãos, estruturas e sistemas estão começando a formar-se (como os pulmões e os ossos). O coraçãozinho do pequeno é comandado pelo cérebro e bate incansavelmente bombeando sangue para todas as partes de seu corpo.
Nessa fase da gestação, o neném está formando suas digitais nas mãos e nos pés. Ele também já boceja e gosta de dormir na maior parte do tempo.
A 17ª semana de gestação corresponde ao 4º mês de gestação. Considerando uma gravidez de 40 semanas completas, faltam 23 semanas (ou aproximadamente 5 meses) para o bebê nascer. A barriga da mãe já é visível e as roupas de antes podem estar ficando apertadas.
Converse com o obstetra que acompanha a gestação sobre a possibilidade de fazer exercícios físicos e a intensidade deles.
Yoga, hidroginástica, pilates, ginástica e caminhada são bons exemplos de atividades para se fazer durante a gravidez.
O sexo do neném já pode ser descoberto pela ultrassom. Caso não deseje saber, informe ao médico antes que estrague a surpresa sem querer. Mas se desejar saber, depois de descobrir se será menino ou menina, pode-se pensar no nome do neném.
Nesse exame, o médico também vai querer ouvir o coração do pequeno e verificar como estão os batimentos cardíacos e o crescimento fetal.
A gravidez é um momento mágico para a mãe e fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Com 17 semanas ele ainda é pequenininho, mas pode trazer alegrias, ansiedade, ondas de calor e fazer as mamães terem sonhos mais vívidos.
O Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre gestação. Confira nossas postagens!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.