Com a pandemia de Covid-19 e o avanço da vacinação contra a doença, algumas dúvidas com relação à doação de sangue surgiram. Entre elas está o tempo necessário de intervalo após cada dose e quanto tempo depois da infecção a doação pode ser feita.
Em janeiro de 2022, o Ministério da Saúde alterou os critérios e o intervalo para doação de sangue para ambos os casos. Então, para entender mais sobre a necessidade e importância desse intervalo após a vacinação e/ou após contrair o Coronavírus, continue acompanhando o artigo!
O sangue doado nos hospitais e hemocentros é essencial para salvar vidas e ajudar no tratamento de diversas complicações. Doenças crônicas de sangue (como anemia falciforme e talassemia), acidentes, hemorragias e transplante de órgãos são algumas condições que necessitam da doação para garantir que o (a) paciente sobreviva.
A transfusão ajuda a manter o pleno funcionamento do organismo, oxigena os órgãos e fortalece a imunidade, portanto, é totalmente vital para quem precisa.
Com a doação de apenas 1 pessoa, é possível salvar 4 vidas.
Segundo as novas diretrizes do Ministério da Saúde, divulgadas em janeiro de 2022, o (a) paciente deve apresentar as seguintes condições antes de doar sangue:
Esse período é extremamente importante pois ainda não se sabe se o Sars Cov-2, vírus causador da Covid-19, é transmitido por meio de transfusão. Os indícios apontam que não, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar.
Além disso, esse tempo leva em consideração o isolamento recomendado para cada caso e grau de gravidade da doença, portanto, precisa ser respeitado a fim de preservar a saúde do (a) paciente e dos a sua volta.
Leia mais: Doação de sangue: requisitos, como e quem pode doar sangue
As recomendações para doação de sangue após a vacinação contra a Covid-19 seguem sendo as mesmas estipuladas em 2021. A seguir, você confere qual o período recomendado para cada vacina já aprovada no Brasil:
No caso de vacinas experimentais, que ainda estão em teste, o recomendado é se informar com o laboratório responsável pelo estudo para obter essa informação. Caso haja liberação, é necessário informar ao (à) recepcionista do hemocentro ou hospital que você é voluntário (a) de um estudo.
Além disso, vacinas aplicadas em outros países e que não são disponibilizadas no Brasil também possuem um tempo de intervalo necessário, portanto, consulte a farmacêutica responsável ou seu (a) médico (a) antes de realizar a doação.
A doação de sangue é contraindicada, portanto, caso o (a) paciente esteja com diagnóstico positivo e ainda manifeste sintomas característicos da infecção por Covid-19, como febre, dor, falta de ar, etc.
Além disso, é preciso levar em consideração as contraindicações definitivas já existentes para a doação, que são:
Além disso, há alguns impeditivos temporários, como ter feito tatuagem ou piercing recentemente, pesar menos de 50kg, entre outras condições. Portanto, ao agendar sua doação, tire suas dúvidas e veja se pode doar naquele momento.
Caso tenha alguma dúvida sobre se você pode realizar a doação de sangue, consulte seu (a) médico (a) e sempre informe, caso tenha, suas doenças prévias à equipe de triagem do hemocentro ou hospital.
____________________
A doação de sangue é imprescindível para salvar vidas, mas é necessário respeitar o prazo estipulado pelos órgãos de saúde para evitar qualquer problema e complicação, tanto para quem doa, quanto para quem recebe.
Para mais informações sobre saúde, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.