O autoteste de Covid-19 é um dos exames disponíveis para a detecção da infecção pelo vírus SARS-COV-2. Desenvolvido para que a população efetue todos os passos, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, o teste pode ser feito em casa sem o apoio de um profissional da saúde.
Este artigo serve como um guia para sanar as principais dúvidas a respeito da utilização do autoteste, quando é recomendado, como usar e como interpretar os resultados.
O autoteste de Covid-19 é recomendado para a triagem de casos suspeitos, facilitando o isolamento no caso de teste positivo e, consequentemente, impedindo a transmissão. Também é utilizado para o controle de assintomáticos, evitando o contato destes com pessoas mais vulneráveis.
Em contrapartida, o teste não é recomendado para diagnóstico da infecção e nem para ser apresentado como comprovação de resultado negativo em viagens internacionais ou para o fim de licenças médicas.
Além disso, não deve ser feito em pessoas que apresentam sintomas graves como falta de ar, confusão mental e baixa saturação.
Ademais, os prazos recomendados para a coleta são:
Parecido com o teste rápido realizado em farmácias, o autoteste é um teste de antígeno que detecta a presença das proteínas produzidas pelo SARS-COV-2, vírus causador da Covid-19.
A embalagem do produto contém um dispositivo de teste, um swab nasal estéril (tipo alongado de haste flexível), um tubo com uma solução reagente e um guia com instruções ao usuário.
Leia também: Autoteste de Covid-19: como funciona, vantagens e desvantagens
Para realizar o autoteste de Covid-19 é necessário se manter atento às instruções de cada fabricante, e seguir os seguintes passos:
O dispositivo do autoteste de Covid-19 apresenta duas linhas representadas pelas letras C e T, sendo que:
Além disso, pelo menos uma das duas linhas precisa aparecer para que o resultado seja considerado válido, visto que a ausência da linha C é considerada resultado inválido.
Ademais, é importante ressaltar que os testes têm função de triagem e que o diagnóstico só pode ser confirmado por um serviço de saúde. Confira a seguir, como interpretar o resultado positivo ou negativo:
É considerado resultado positivo quando ambas a linha de controle C e a linha de teste T ficarem coloridas, ou seja, quando há 2 linhas no dispositivo do autoteste. Além disso, é positivo qual seja a intensidade da cor na linha T.
Já o resultado negativo se dá quando apenas a linha de controle C fica colorida, ou seja, quando há apenas uma linha no dispositivo.
Após o resultado positivo do autoteste de Covid-19, mesmo sem sintomas, a recomendação é se isolar imediatamente e evitar entrar em contato com idosos, imunossuprimidos e não vacinados. Além disso, o (a) paciente deve informar as pessoas com quem teve contato recentemente.
Já após o resultado negativo, as pessoas que persistirem sintomáticas devem procurar um serviço de saúde público ou privado para confirmar o diagnóstico por meio de um teste RT-PCR, considerado o padrão ouro e o mais seguro.
Ademais, com ou sem sintomas, os indivíduos que testaram negativo devem manter as medidas de prevenção, visto que, a possibilidade de infecção não está completamente descartada.
Leia também: Paxlovid: o que é, como age e contraindicações
____________________
É importante ressaltar que os autotestes mais confiáveis são aqueles que receberam a aprovação da Anvisa e você pode consultá-los na lista divulgada pela agência.
Caso persistam os sintomas, procure assistência médica o mais rápido o possível.
Gostou desse conteúdo? Então continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, prevenção e a Covid-19.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.