Redação Minuto Saudável
30/06/2017 16:58

O que diz a cor dos alimentos

Importantes no dia a dia, os alimentos possuem diversos nutrientes. Levar em conta a sua cor na hora da escolha também pode ser importante, dependendo do que se procura.

Muito importantes na rotina para manter o bom funcionamento do organismo, os alimentos são ricos em substâncias como vitaminas, fósforo, betacaroteno, licopeno, clorofila. Componentes esses imprescindíveis para dar força, nutrição e saúde ao corpo. É sempre recomendável que a refeição seja colorida, pois quando mais cores ela tiver, maior será a variedade de nutrientes.

Cores

Os alimentos podem ser classificados de acordo com a sua cor:

Vermelho: framboesa, caqui, morango, cereja e até melancia, são algumas das frutas vermelhas que possuem licopeno, substância antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres. Além dessa substância, esses alimentos também têm antocianina, responsável por estimular a corrente sanguínea.

Laranja: com vitaminas B3 e C, além de betacaroteno, alimentos como laranja, mamão, abóbora, cenoura, entre outras, auxiliam no funcionamento do sistema imunológico e também na qualidade da visão.

Roxo: ricos em vitamina B1 e ácido elágico, alimentos como uva e beterraba, ajudam a combater o envelhecimento, são importantes combatentes de células cancerígenas antes de chegarem ao DNA e também são muito benéficas a pele.

Bege e marrom: combatem a ansiedade, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas, graças a vitaminas do complexo B e fibras. São eles nozes, castanhas e aveia.

Verde: alface, pepino, alfafa, salsa, espinafre, pimentão são alguns dos alimentos verdes que contém clorofila, cálcio e vitamina A. Sua ingestão auxilia na proteção da pele e coração, além de agir como desintoxicante nas células.

Brancos e amarelos: importantes para a formação dos ossos, manutenção dos músculos e sistema nervoso. Exemplo: arroz, leite e derivados, banana, couve-flor e batata. São ótimas fontes de potássio, minerais e cálcio.

28/01/2019 18:22

Redação Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Ver comentários

  • muito legal esse artigo sobre a cor dos alimentos, sei lá, acho que tá na hora de me alimentar melhor haha

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*