O que diz a cor dos alimentos

1

Importantes no dia a dia, os alimentos possuem diversos nutrientes. Levar em conta a sua cor na hora da escolha também pode ser importante, dependendo do que se procura.

Muito importantes na rotina para manter o bom funcionamento do organismo, os alimentos são ricos em substâncias como vitaminas, fósforo, betacaroteno, licopeno, clorofila. Componentes esses imprescindíveis para dar força, nutrição e saúde ao corpo. É sempre recomendável que a refeição seja colorida, pois quando mais cores ela tiver, maior será a variedade de nutrientes.

Cores

Os alimentos podem ser classificados de acordo com a sua cor:

Vermelho: framboesa, caqui, morango, cereja e até melancia, são algumas das frutas vermelhas que possuem licopeno, substância antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres. Além dessa substância, esses alimentos também têm antocianina, responsável por estimular a corrente sanguínea.

Laranja: com vitaminas B3 e C, além de betacaroteno, alimentos como laranja, mamão, abóbora, cenoura, entre outras, auxiliam no funcionamento do sistema imunológico e também na qualidade da visão.

Roxo: ricos em vitamina B1 e ácido elágico, alimentos como uva e beterraba, ajudam a combater o envelhecimento, são importantes combatentes de células cancerígenas antes de chegarem ao DNA e também são muito benéficas a pele.

Bege e marrom: combatem a ansiedade, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas, graças a vitaminas do complexo B e fibras. São eles nozes, castanhas e aveia.

Verde: alface, pepino, alfafa, salsa, espinafre, pimentão são alguns dos alimentos verdes que contém clorofila, cálcio e vitamina A. Sua ingestão auxilia na proteção da pele e coração, além de agir como desintoxicante nas células.

Brancos e amarelos: importantes para a formação dos ossos, manutenção dos músculos e sistema nervoso. Exemplo: arroz, leite e derivados, banana, couve-flor e batata. São ótimas fontes de potássio, minerais e cálcio.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário

Deixe suas opiniões e comentários, nos preocupamos com ela:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.